ÍNDICES SUSTENTÁVEIS – FATOR DE VANTAGEM COMPETITIVA ENTRE AS ORGANIZAÇÕES: GLOBAL REPORTING INITIATIVE (GRI), INSTITUTO ETHOS E ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL (ISE)

Autores

  • Alexandre Manduca
  • Vinicius Oliveira Ramiro

Palavras-chave:

Organizações, Sustentabilidade, Indicadores de Sustentabilidade e Vantagem Competitiva, Sustainability, Organization, Sustainability Indicators and Competitive Advantage

Resumo

Com as constantes mudanças no modo de consumir produtos e serviços, ao longo da última década, as empresas começaram a atribuir valor às causas de preservação do meio ambiente e inserir ações sustentáveis na estruturação das estratégias organizacionais. Os indicadores de sustentabilidade auxiliam a mensurar o resultado alcançado com essa mudança de cultura, para assim, obterem vantagem competitiva frente aos concorrentes, e também a possibilidade de fortalecimento da marca. Por fim, constatou-se que essas ações ajudam a fidelizar os clientes e a conquistar novos, além de aumentar a produtividade e os lucros.

Biografia do Autor

Alexandre Manduca

Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP, professor universitário na Fatec Sebrae e Fatec Ipiranga.

Vinicius Oliveira Ramiro

Graduado em Gestão Comercial pela Fatec Ipiranga e pós-graduado no MBA em Gestão de Projetos e Processos Organizacionais do CEETPS.

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Publicado

2019-06-02