A PERCEPÇÃO DOS CANDIDATOS SOBRE A INFLUÊNCIA DO ESTEREÓTIPO NO PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

Autores

  • Bianca Victória de Morais
  • Thais Helena de Morais
  • Thábata Danielle de Aguiar Salaroli Rugai

Palavras-chave:

Seleção de Pessoas, Estereótipos, Percepção

Resumo

Na atualidade a gestão de recursos humanos vem trabalhando de forma estratégica para a inclusão de diferentes grupos no processo corporativo. Nesta perspectiva o propósito deste artigo foi pesquisar se o mercado de trabalho está preparado para a aceitação dos estereótipos. A pesquisa teve como foco o Movimento Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT); obesos e pessoas que possuem tatuagens à mostra. Como metodologia para o trabalho, foi aplicado um questionário, com questões que buscaram fornecer fonte de embasamento para a coleta de dados em caráter exploratório qualitativo, aplicada entre os meses de setembro e outubro de 2018, o qual auxiliou a ter uma visão mais clara a respeito do assunto, a pesquisa abrangeu mais do que o esperado, uma vez que a meta estabelecida foi de cinquenta respondentes. Nesse sentido, identificou-se que há ainda a necessidade do exercício de práticas de inclusão e renovação de metodologias durante os processos de seleção nas organizações.

Biografia do Autor

Bianca Victória de Morais

Graduanda em Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade de Tecnologia em Mogi das Cruzes

Thais Helena de Morais

Graduanda em Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade de Tecnologia em Mogi das Cruzes

Thábata Danielle de Aguiar Salaroli Rugai

Mestranda em Políticas Públicas;

Especialista em Gestão e Auditoria Ambiental pela Universidade Paulista;

Graduada em Gestão de Qualidade e Produtividade pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC); Graduada em Teologia pela College Religion Graduation; Graduada em Comunicação Social pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC);

 Docente na Faculdade de Tecnologia Mogi das Cruzes (FATEC) e na Universidade de Mogi das Cruzes (UMC).

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Publicado

2019-10-08