A IMPORTANCIA DO MARKETING DIGITAL PARA O CRESCIMENTO DOS MICROEMPREENDEDORES

Autores

  • Kauê da Silva Carvalho Ramos
  • Tiago de Oliveira
  • Isabel Cristina Mota

Palavras-chave:

Marketing digital, Microempreendedor, Estratégias, Tecnologia

Resumo

Segundo pesquisa realizada pela empresa GlobalWebIndex, foram analisados dados maiores mercados na internet e foi possível comprovar que o tempo médio diário médio de acesso a sites ou redes sociais aumentou quase 60% em média nos últimos sete anos. Com esse exponencial crescimento do uso da internet seja para mais diversos fins, é necessário que o microempreendedor reconheça a importância de ter conhecimento sobre o marketing digital para estar presente onde seus possíveis clientes estão. O presente artigo tem como objetivo apresentar brevemente a história e origem do marketing, entender sua evolução, conhecer o que é o marketing digital, apresentar as ferramentas mais utilizadas, compreender o cenário atual e assim entender importância da utilização da ferramenta para o crescimento do microempreendedor. A pesquisa é embasada por livros, artigos e sites de escritores renomados na área do tema abordado, trazendo informações, estatísticas e projeções que fazem com que este estudo possua caráter exploratório, quantitativo, qualitativo e bibliográfico. Com base na análise identificou-se o crescimento dos meios digitais, comércio digital, número de usuários na internet, mudança no perfil dos clientes dentre outros dados, criam um cenário em que o marketing digital ajuda no crescimento dos microempreendedores. 

 

Referências

ABCOMM. Comércio eletrônico deve crescer 18% em 2020 e movimentar R$ 106 bilhões. [S.I.] 2020. Disponível em: https://abcomm.org/noticias/comercio-eletronico-deve-crescer-18-em-2020-e-movimentar-r-106-bilhoes/ Acesso em: 10 mai. 2020.
AMA (American Marketing Association). Digital Marketing. [S.I.] 2020. Disponível em: https://www.ama.org/topics/digital-marketing/ Acesso em: 12 mai. 2020.
BARONI, M. Comunicação 2.0: O Virtual Construindo Pontes para o Marketing Digital. In: CHAMUSCA, M.; CARVALHAL, M (Org.). Comunicação e Marketing Digitais: conceitos, práticas, métricas e inovações. Salvador: Edições VNI, 2011. p. 44 – 82
BBC NEWS BRASIL. Brasil é 2º em ranking de países que passam mais tempo em redes sociais. Época Negócios, [S.I], 06 set. 2019. Disponível em: https://epocanegocios.globo.com/Tecnologia/noticia/2019/09/brasil-e-2-em-ranking-de-paises-que-passam-mais-tempo-em-redes-sociais.html Acesso em: 02 jun. 2020.
BELMONT, Filipe. Marketing digital e e-commerce. [S.I.] 2020. Disponível em https://books.google.com.br/books?id=SZ_eDwAAQBAJ&pg=PT2&dq=marketing+digital&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwiO_Oqv-dnpAhV5IbkGHbC5CrYQ6AEITDAE#v=onepage&q=marketing%20digital&f=false
BITENCOURT Cláudia. Evolução do Marketing. [S.I.] 2018. Disponível em: http://www.sobreadministracao.com/evolucao-do-marketing-10-20-30/ Acesso em: 20 mai. 2020.
BUENO, Jeferson Reis. Mas afinal, o que é empreendedorismo? [S.I.] 2016. Disponível em: https://blog.sebrae-sc.com.br/o-que-e-empreendedorismo/ Acesso em: 19 jun. 2020.
D'ANGELO, Pedro. Pesquisa exclusiva: marketing digital para pequenas empresas. [S.I.] 2019. Disponível em: https://blog.opinionbox.com/pesquisa-exclusiva-marketing-digital-para-pequenas-empresas/ Acesso em: 20 mai. 2020.
FAUSTINO, Paulo. Marketing digital na prática. [S.I.] 2019. Disponível em https://books.google.com.br/books?id=xxKdDwAAQBAJ&pg=PP23&dq=marketing+digital&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwiO_Oqv-dnpAhV5IbkGHbC5CrYQ6AEIQzAD#v=onepage&q=marketing%20digital&f=false Acesso em: 15 mai.2020.
KOTLER, P.; KARTAJAYA, H.; SETIAWAN, I. Marketing 3.0: as forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano. Elsevier, 2010.
KOTLER, P., KARTAJAYA, H. & SETIAWAN, I. (2017).. Coimbra, Portugal: Conjuntura Actual Editora. Trad. Pedro Elói Duarte. (218 páginas). ISBN 9789896942083 », Comunicação Pública [Online], Vol.14 nº 27 | 2019, posto online no dia 13 dezembro 2019, consultado o 29 maio 2020. URL: http://journals.openedition.org/cp/4302
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing: a bíblia do marketing. 12. Ed., São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.
KOTLER, Philip – Marketing / Philip Kotler, Hermawan Kartajaya, Iwan Setiawan; tradução de Ivo Korytowski. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.
LIMA, Samia Mendes de. Marketing 4.0 e a moda: plataformas de comércio digital no mercado de moda brasileiro. 2018. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design-Moda) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
MCCARTHY, E. J. (1960). Basic Marketing: A managerial approach Illinois, EUA: Richard D. Irwin.
MERLO, E. M.; CERIBELI, H. B. Comportamento do consumidor. 1. Ed. Rio de Janeiro: LTC, 2014
MÜLLER, Andrei W. A IMPORTÂNCIA DE DESENVOLVER ESTRATÉGIAS DE MARKETING DIGITAL PARA SUA EMPRESA. [S.I.] 2017 Disponivel em: https://lab.tnb.studio/a-importancia-de-desenvolver-estrategias-de-marketing-digital-para-sua-empresa/ Acesso em: 15 mai. 2020

PATEL, Neil. História do Marketing: Como Surgiu e a Evolução ao Longo dos Anos. NEILPATEL, [S.I.] 2020. Disponível em: https://neilpatel.com/br/blog/historia-do-marketing/ Acesso em: 21 mai. 2020.
Pearson Prentice Hall, 1998. KOTLER, Philip; KELLER, Kevin L. Administração de Marketing – 12 ed. – São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006
Portal do empreendedor. Estatísticas. [S.I.] 2020. Disponível em http://www.portaldoempreendedor.gov.br/estatisticas Acesso em: 26 abr. 2020.
SANTOS, João Pedro Borba - A Importância do Marketing Digital para Microempreendedoers (MEI), [S.I.] 2019. Disponivel em http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/8340 Acesso em: 1 jun. 2020.
SANTOS, Daniele Silva, Silva, Michelle Maia Paris - A IMPORTÂNCIA DO MARKETING EMPRESARIAL PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS. [S.I.] 2016 Disponivel em https://www.facima.edu.br/instituto/revista/arquivos/revista_facima_ano_1_importancia_marketing_empresarial.pdf Acesso em: 04 mai. 2020.
SCOTT, W. D. (1902/1921). The Psychology of Advertising in Theory and Practice. Boston: Small, Maynard & Company Publishers.
SELMAN Habyb. Marketing Digital, 2017. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=kR3EDgAAQBAJ&oi=fnd&pg=PT10&dq=artigos+sobre+marketing+digital&ots=KHpAOp51tU&sig=u8B8ThWdRjgUfCgRH3H8_MM3aCo#v=onepage&q&f=false
SOUSA, Jorge Pedro. Elementos de Teoria e Pesquisa da Comunicação e dos Media. Porto. 2006.
TEIXEIRA, E. (2011). A Análise de Dados na pesquisa Científica: importância e desafios em estudos organizacionais. Desenvolvimento Em Questão, 1(2), 177-201. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2003.2.177-201
TORRES, Cláudio. A Bíblia do Marketing Digital. São Paulo: Novatec, 2011.
TORRES, Cláudio. Guia Prático de Marketing na Internet para Pequenas Empresas. ebook, 2010.

Downloads

Publicado

2020-08-23