RESPONSABILIDADE SOCIAL E SUSTENTABILIDADE: UM ESTUDO RETROSPECTIVO DA ATUAÇÃO DO CONAR SOBRE AS DIVULGAÇÕES PUBLICITÁRIAS

Autores

  • Ana Lúcia da Rocha Silva
  • Clayton Pedro Capellari
  • Lais Fernandes Limão
  • Marcelo Salles da Silva
  • Roberto Padilha Moia

Palavras-chave:

CONAR, Divulgação publicitária, Responsabilidade social

Resumo

O objetivo do presente estudo é realizar uma análise epistemológica e responder qual o perfil das decisões do CONAR sobre representação de divulgações publicitárias que supostamente ocasionaram desrespeito aos compromissos de responsabilidade social e de sustentabilidade dos anunciantes. O estudo desenvolvido é exploratório e de abordagem qualitativa, retrospectivo, observacional e descritivo. O método adotado foi a revisão da literatura nos últimos cinco anos, estabelecendo um marco teórico do estudo e a análise de documentos públicos, que consistiu na análise descritiva de textos legais vigentes e aplicáveis ao objeto desta pesquisa; e no estudo observacional e descritivo das decisões do CONAR no período de 2016 a 2020. No período estudado foram identificadas 1.369 representações julgadas por aquele Conselho. Pelo critério de inclusão e exclusão da amostra foram selecionadas 276 decisões do CONAR, sendo 249 em representações que versaram sobre desrespeito a responsabilidade social e 27 em representações sobre desrespeito ao compromisso de sustentabilidade dos anunciantes, excluindo-se as demais pela ausência de aderência ao objeto deste estudo científico, assim foi formada a amostra do estudo, que foi submetida a análise observacional e descritiva.

Conforme as ações para cada um dos tipos de classificação e decisões identificadas no CONAR variam de acordo com os anexos atingidos e de constância nas decisões para com as empresas. O CONAR autua suas decisões e aplica as partes com justificativas sobre as publicidades. Identifica-se a necessidade da sociedade brasileira de continuar com as avaliações feitas e questionar a realidade básica dos fundamentos do Código e sua precisão prática.

Biografia do Autor

Ana Lúcia da Rocha Silva

Professora Mestre, nos cursos superiores de Tecnologia em Marketing e em Gestão de Negócios e Inovação da Fatec Sebrae.

Clayton Pedro Capellari

Professor Mestre, nos cursos superiores de Tecnologia em Marketing em Gestão de Negócios e Inovação da Fatec Sebrae

Lais Fernandes Limão

Aluna do curso superior de Tecnologia em Marketing da Fatec Sebrae

Marcelo Salles da Silva

Doutorando em Biotecnologia e Inovação em Saúde (UNIAN), Mestre em Políticas Públicas para Adolescentes em Conflito com a Lei (UNIBAN), pós graduado em Direito Empresarial. Professor do Curso de Gestão de Negócios e Inovação e Marketing (Fatec Sebrae), Professor Convidado dos Cursos de Pós-graduação da Escola Superior de Empreendedorismo (Sebrae). Professor e Membro do Conselho da Escola Superior do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios.

Roberto Padilha Moia

Coordenador, Prof. Dr. no Curso Superior de Tecnologia em Marketing da Fatec Sebrae.

Referências

BRASIL. Constituição Federal de 1988. Diário Oficial da União, Brasília, DF, Seção 1, página 1, 5out1988.
CARDOSO, João Batista Freitas; YAMAGUTI, Walter Haruki. Humor e preconceito de aparência: o riso na publicidade brasileira e as decisões do
CONAR. Conexão – Comunicação e Cultura, UCS, Caxias do Sul – v. 16, n. 31, jan./jun. -2017, p. 243-254.
CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária). Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária. Disponível em: http://www.conar.org.br/codigo/codigo.php - acesso em 17mar2021a
CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária). Decisões. Disponível em: http://www.conar.org.br/ - acesso em 23mar2021b
DITADURA MILITAR, https://brasilescola.uol.com.br/historiab/ditadura-militar.htm - acesso em 4-nov-2021.
DURÃES, Cintya Nishimura; SANTIAGO, Mariana Ribeiro. A publicidade por meio de storytelling e a efetividade das decisões do CONAR na repressão de abusos. Revista de Direito do Consumidor. vol. 126. ano 28. p. 201-217. São Paulo: Ed. RT, nov.-dez.-/2019.
FERRAZ, Ana Carla Sanches Lopes. A RESPONSABILIDADE SOCIAL COMO ESTRATÉGIA EMPRESARIAL DE DESENVOLVIMENTO, Marília - 2007 - http://www.dominiopublico.gov.br/download/teste/arqs/cp062626.pdf - acesso em 26-out.-2021.
KOTLER, Philip – Marketing 3.0. https://nucleohub.com.br/2020/06/03/o-que-e-marketing-as-melhores-definicoes-de-marketing/ - acesso em 11-nov.-2021.
OLIVEIRA, Laís Rodrigues de; COSTA, Alessandra de Sá Mello da; HEMAIS, Marcus Wilcox. Censura, Luta contra a Opressão e Liberdade de Expressão? Identidade e História Não Oficial da Origem do CONAR. X Congresso de Administração e Contabilidade - AdCont 2019 – Rio de Janeiro – RJ - 21 a 23 de novembro de 2019
SILVA, Renata Silveira da. O excesso, a falta e o estranhamento no discurso de autorregulamentação do CONAR. Fórum linguistic., Florianópolis, v.14, número especial, p.2524- 2536, nov. 2017.
TEIXEIRA, Dinair Velle da. Publicidade: analisando a (in)sustentabilidade nos anúncios impressos da Coca‐Cola. Comunicação Midiática. 13, n. 1, p. 110--‐125, jan./abr.2018.

Downloads

Publicado

2023-04-15