O MÉTODO DE PESQUISA PROFISSIONAL E SUA APLICAÇÃO EM TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO: UM ESTUDO NA FACULDADE DE TECNOLOGIA SEBRAE

Autores

  • Mario Pereira Roque Filho
  • Martinho Isnard Ribeiro de Almeida

Palavras-chave:

Inovação e Empreendedorismo, educação empreendedora, método de pesquisa profissional

Resumo

A educação empreendedora apresenta inúmeros desafios no processo de ensino-aprendizagem na medida em que se procura desenvolver nos estudantes não apenas conhecimentos das áreas de gestão, como também comportamento empreendedor, que vão delinear sua atuação como empreendedores em mercados competitivos. Novas metodologias de ensino podem ser adotadas objetivando-se obter resultados expressivos nesse processo. Diante desse desafio, o presente artigo busca identificar práticas e metodologias inovadoras na consecução dos objetivos educacionais. Para melhor compreender a implantação dessas metodologias, elegeu-se como campo empírico o Curso Superior de Tecnologia de Gestão de Negócios e Inovação da Faculdade de Tecnologia Sebrae no Estado de São Paulo - Brasil. O objeto de análise são os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC´s) que tem orientação e está contido nas disciplinas Projeto Integrador V e VI do 3º e último ano desse curso, na qual implantou-se a metodologia denominada m´todo profissional de pesquisa na criação e desenvolvimento dos trabalhos de conclusão de Curso. Os resultados da implantação da metodologia demonstraram que os alunos passam a adquirir conhecimentos, habilidades e atitudes necessários à gestão de negócios pela resolução prática de um problema relacionado a sua prática profissional, seja como gestor ou como empreendedor e dono de seu próprio negócio. Uma das características é que o problema de pesquisa passa a ser mais holístico do que nos trabalhos de conclusão de curso acadêmico tradicional, ou seja, enquanto neste último o problema de pesquisa normalmente está em um ponto da teoria, no curso de Gestão de Negócios e Inovação (GNI) da Fatec Sebrae o problema advém de uma experiência prática, o que torna a necessidade de estudar diferentes partes da teoria e como elas se relacionam, para solucionar o problema. Mais ainda, ocorre uma transformação em seus modos de pensar, agir e observar a dinâmica do universo do empreendedorismo e inovação.

Biografia do Autor

Mario Pereira Roque Filho

Graduação Bacharelado em Administração de Empresas pelo ILBEC (1999), especialização em Administração de Empresas pela PUC-SP (2003), mestrado interdisciplinar em Administração, Educação e Comunicação pela Universidade São Marcos (2005), doutorado em Ciências Sociais (2011) - Sociologia do Trabalho pela PUC-SP e cursa pós-doutorado na FEA-USP.

Martinho Isnard Ribeiro de Almeida

Graduação em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1973), mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (1985), doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (1995) e Livre-docência em Administração pela Universidade de São Paulo (2004).

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Publicado

2023-04-15