DADOS PESSOAIS E MARKETING: IMPLICAÇÕES E ADEQUAÇÕES À LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS

Autores

  • Maria Cristina Szarota Barrios
  • Cinira Gomes Lima Melo

Palavras-chave:

Marketing, Dados pessoais, Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, Brasil

Resumo

Este artigo tem por objetivo coletar e averiguar as possibilidades de estratégias de marketing em conformidade com a nova legislação brasileira sobre proteção de dados pessoais, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais. O artigo inicialmente contextualiza a utilização de dados pessoais em iniciativas de negócios no cenário atual, apontando as diversas formas como os dados podem ser usados e monetizados. Após isso, apresenta uma breve exposição sobre a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, mostrando os principais pontos para esta pesquisa. Em seguida, observa a relação entre marketing, uso e proteção de dados. Por fim, expõe diferentes modos como os dados pessoais são utilizados em marketing, como construção de perfis e personalização de produtos e serviços. Também analisa possibilidades e verifica alternativas de aplicação da Lei na área de marketing. Com a presente pesquisa, foi possível demonstrar que atividades de marketing podem ser modificadas e implementadas de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais.

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Publicado

2023-04-16