COMO A ESTRATÉGIA POR TRÁS DA PUBLICIDADE PROVOCATIVA PODE INFLUENCIAR NA VISIBILIDADE DE UMA MARCA

Autores

  • Dhaís Soares Souza
  • Ellen Rosa Vieira
  • Nicole Gomes Valério Rebouças
  • Rodrigo Santos Melo
  • Marcelo Salles da Silva
  • Roberto Padilha Moia
  • Clayton Alves Cunha
  • Ana Lúcia da Rocha Silva

Palavras-chave:

Competitividade, marca, marketing, estratégia, viral, brand, equity

Resumo

A competitividade entre empresas sempre fez parte do contexto de disputa de mercados e as estratégias de marketing desempenham um papel importante neste cenário. O propósito do presente artigo é identificar se há competitividade entre as empresas apresentadas no estudo de caso e havendo, saber se há impacto na visibilidade da marca.

Referências

Aaker, David A.. Brand Equity: gerenciando o valor da marca. Trad. André Andrade. São Paulo: Negócio, 1998

AMA (American Marketing Association) - What is Marketing? Disponível em <https://www.ama.org/the-definition-of-marketing-what-is-marketing/> Acesso em: 03 de jul. de 2022, às 14:37)

As cinco forças de Porter: Quais são elas e como entender o conjunto de fatores que influenciam no sucesso do seu negócio. Disponível em <https://rockcontent.com/br/blog/5-forcas-de-porter/> (Acessado em 24 de jun. 2022.)

As Provocações do Burger King ao Mcdonalds. Disponível em: < https://newronio.espm.br/as-provocacoes-do-burger-king-ao-mcdonalds/> (Acessado em 08/11/2022 18:33)

Berger, J. & Akpinar E. (2017). Valuable Virality. Journal of Marketing Research, 54 (4), 318-330.

Coca-Cola lidera ranking de marcas mais consumidas do mundo; veja o top 10. Disponível em: < https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2022/05/26/coca-cola-lidera-ranking-de-marcas-mais-consumidas-do-mundo-veja-o-top-10.htm> (Acessado em: 09/11/2022 16:31)

Coca-Cola responde à Pepsi em anúncio não oficial. Disponível em: < https://exame.com/marketing/coca-cola-responde-pepsi-em-anuncio-nao-oficial/> (Acessado em 08/11/2022 18:31)

Coca-Cola x Pepsi: Conheça essa incrível rivalidade! Disponível em: < https://www.tricurioso.com/2018/06/28/coca-cola-x-pepsi-conheca-essa-incrivel-rivalidade/> (Acessado em 08/11/2022 18:33)

Dantas, Edmundo Brandão – Marketing descomplicado, Brasília, editora SENAC, 2005

Gigante dos Alimentos: Os Reis do Hambúrguer. Burger King X McDonald’s - Documentário History Channel, 2021. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=WFkWKboWGjc&list=PLd84o9EMqBA9bggGrIcydenhyJGJrLARC&index=1> (Acessado em: 23/07/2022).

Kapferer, Jean-Noël The New Strategic Brand Management: Creating and Sustaining Brand Equity Long Term. London, Philadelphia: Kogan page, 2008

Kaypak Ş. - Branding Cities on Process of Globalization and Brand Cities, Journal Of Celal Bayar University Faculty Of Economics And Administrative Sciences, 2013.

Keller, K. e Machado M. - Gestão Estratégica de Marcas. São Paulo, Pearson, 2013

Kotler, Philip Administração de marketing / Philip Kotler, Kevin Lane Keller; tradução Sônia Midori Yamamoto; revisão técnica Edson Crescitelli. – 14. ed. – São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.

Lencastre, Paulo - O Livro da Marca - Lisboa, Dom Quixote, 2007

Levitt Theodore – Miopia em Marketing – Harvard Business Review, 1960

Marcas que parecem rivais, mas não são. Disponível em: <https://economia.uol.com.br/listas/brastemp-e-consul-doril-e-melhoral-marcas-que-parecem-rivais-mas-nao-sao.htm> (Acessado em 01/07/2022 14:22)

McDonald’s é a marca de fast food mais valiosa do mundo. Disponível em: < https://epocanegocios.globo.com/Marketing/noticia/2019/07/mcdonalds-e-marca-de-fast-food-mais-valiosa-do-mundo.html> (Acessado em 09/11/2022 16:25)

Pepsi Lança Primeira Campanha depois de 7 anos. Disponível em <https://exame.com/marketing/pepsi-primeira-campanha-anos/> (Acessado em: 08/11/2022 20:12)

Porter, M. - The Five Competitive Forces That Shape Strategy, Harvard Business Review, 2008

Publicidade Offline Moderna, Descubra Esse Sucesso. Disponível em: <https://marketingcomcafe.com.br/publicidade-offline/> (Acessado em: 08/11/2022 20:20)

Raiz? Burger King ironiza parceria entre McDonald’s e Nutella. Disponível em: < https://vejasp.abril.com.br/coluna/pop/raiz-burger-king-ironiza-parceria-entre-mcdonalds-e-nutella/> (Acessado em: 08/11/2022 11:18)

Rubinstein, H. (1996), ―Brand First Management - Journal of Marketing Management, Vol. 12, Nº 4.

Siguenza-Peñafiel, K. M., Erazo-Álvarez, J. C., Narváez-Zurita, C. I. (2020). Viral marketing strategies and brand positioning in the pharmaceutical sector. Revista Arbitrada Interdisciplinaria KOINONIA,

Downloads

Publicado

2023-05-13