A PRESENÇA DO MARKETING NO COMÉRCIO AMBULANTE DOS METRÔS E TRENS DE SÃO PAULO

Autores

  • Gabriela Martines Mauricio
  • Luana Mariah Pereira da Silva
  • Alexander Homenko Neto

Palavras-chave:

Comércio ambulante, trabalho informal, princípios de marketing

Resumo

A finalidade deste artigo é analisar a presença do marketing no comércio ambulante dos metrôs de São Paulo, buscando identificar possíveis padrões, como a existência de estruturas formais de trabalho dentro do mercado informal, com foco na definição do perfil profissional dos ambulantes nos metrôs e trens. O método utilizado foi a observação não participante, por meio de pesquisa de campo. Após a análise dos dados coletados, constatou-se que, mesmo sem formação prévia, os vendedores adotam estratégias semelhantes às de grandes empresas, como a seleção de produtos baseada em tendências de mercado e a promoção focada nos benefícios dos produtos. Além disso, foram observadas questões ambientais, como a ausência de concorrência entre vendedores do mesmo produto no mesmo vagão e a frequência de comerciantes em diferentes linhas. 

Biografia do Autor

Gabriela Martines Mauricio

Graduanda da Fatec Sebrae

Luana Mariah Pereira da Silva

Graduanda da Fatec Sebrae

Alexander Homenko Neto

Mestre e Doutor em Administração pela PUC-SP

Professor da Fatec Sebrae

Referências

FREIRE, Denise; SABOIA, João. Determinados para a condição nem-nem dos jovens brasileiros: uma análise desagregada de inativos e desocupados, agosto-dezembro 2021.

Disponível em:

https://www.scielo.br/j/ecos/a/KDLZCkr5QY6PJ7kStWDdMCB/?lang=pt&format=pdf

Painel de indicações. IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 4 trimestres de 2022. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/indicadores#desemprego

NERI, Marcelo. “ Juventudes, Educação e Trabalho: Impactos da Pandemia nos NemNem”, Rio de Janeiro, RJ – 2021 Disponível em:https://dssbr.ensp.fiocruz.br/wpcontent/uploads/2021/05/TEXTO-Pandemia-Jovens-Nem-Nem_SumarioMarcelo_Neri_FGV_Social.pdf

VILLAS BÔAS, Bruno. 42% dos 'conta própria' recebem menos de um mínimo por mês, Rio de Janeiro, RJ - 2019. Disponível em: https://valor.globo.com/brasil/coluna/42-dos-contapropria-recebem-menos-de-um-minimo-por-mes.ghtml

PAMPLONA, Nicola e CUCOLO, Eduardo. Pesquisa de Orçamento Familiar mostra despesa maior com educação, celular, higiene e dívidas, Rio de Janeiro e São Paulo - 2019.

Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2019/10/pesquisa-de-orcamento-familiar-mostradespesa-maior-com-educacao-celular-higiene-e-dividas.shtml. Acesso em: novembro de 2023

QUEIROZ, Danielle; VALL, Janaina; SOUZA, Ângela; VIEIRA, Neiva. Observação participante na pesquisa qualitativa: conceitos e aplicações na área da saúde. R Enferm UERJ, Rio de Janeiro, 15(2):276-83, 2007 abr/jun.

Metodologia Descomplicada. Observação participante e observação não participante. Youtube. https://www.youtube.com/watch?v=LA3HBkH7QJE&t=387s. Publicado em 29 de agosto de 2023.

KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de marketing. 18ª edição. Estados Unidos: Bookman, 2023.

MARIETTO, M.. Observação Participante e Não Participante: Contextualização Teórica e Sugestão de Roteiro para Aplicação dos Métodos. Iberoamerican Journal of Strategic

Management (IJSM).10, oct. 2018. Disponível em:

<http://revistaiberoamericana.org/ojs/index.php/ibero/article/view/2717

CAMPOS, Juliana; SILVA, Taline; ALBUQUERQUE, Ulysses. Observação Participante e Diário de campo: Quando utilizar e como analisar? Methods and Techniques in Ethnobiology and Ethnoecology, 2019. Disponível em: *Métodos de pesquisa qualitativa para etnobiologia (researchgate.net)

Quem somos. Metrô, 2022. Disponível em:

https://www.metro.sp.gov.br/pt_BR/metro/institucional#:~:text=Pela%20rede%20administrad a%20pelo%20Metr%C3%B4,4%20milh%C3%B5es%20de%20passageiros%20diariamente.A cesso em: 11 de novembro de 2023.

Linhas de Metrô SP: Tudo o que você precisa saber para se deslocar na capital paulista.

Quinto Andar, 2023. Disponível em: https://meulugar.quintoandar.com.br/linhas-metro-sp/. Acesso em: 11 de novembro de 2023.

O Que São os 4 Ps do Marketing? Tudo Sobre o Conceito + Exemplos. Neil Patel, 2023. Disponível em: https://neilpatel.com/br/blog/4-ps-do-marketing/?amp. Acesso em: 11 de novembro de 2023.

CPTM, Governo do Estado de São Paulo, 2022. Disponível em: https://www.saopaulo.sp.gov.br/orgaos-eentidades/empresas/cptm/#:~:text=A%20CPTM%20tem%2057%20esta%C3%A7%C3%B5es ,1%2C9%20milh%C3%A3o%20de%20passageiros. Acesso em:11 de novembro de 2023.

COBRA, Marcos; URDAN, André. Marketing Básico. 5ª edição. Brasil: Atlas, 2017.

Quase 39 milhões de brasileiros estão na informalidade, aponta IBGE. CNN, 2023. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/economia/quase-39-milhoes-de-brasileirosestao-na-informalidade-aponta-ibge/. Acesso em 14 de fevereiro de 2024.

IBGE: informalidade cresce e atinge mesmo patamar que trabalho formal no país. Exame, 2023. Disponível em: https://exame.com/carreira/ibge-nivel-de-ocupacao-em-2022-chega-aomaior-nivel-desde-o-periodo-pre-pandemia/. Acesso em: 14 de fevereiro de 2024.

ROCHA, A.R.C; ROCHA, A. da. Observação participante aplicada a pesquisas em marketing sobre

turismo e lazer. Caderno Virtual de Turismo. Rio de Janeiro, v. 13, n. 3., p.341-0, dez. 2013. Disponível em: http://www.ivt.coppe.ufrj.br/caderno/index.php/caderno/article/view/760/377.

Downloads

Publicado

2024-07-06