O LADO OBSCURO DO MARKETING DE INFLUÊNCIA NA INDÚSTRIA COSMÉTICA: DESVENDANDO SEUS IMPACTOS PSICOLÓGICOS

Autores

  • Sarah Christine Nasiaseno Santos
  • Roberto Padilha Moia

Palavras-chave:

marketing de influência, cosméticos, influenciadores digitais

Resumo

O presente artigo teve como finalidade analisar o marketing de influência (contextualizado nas áreas de Estética e Cosmética), seus conceitos e seus resultados na sociedade. Pretendeu-se estudar casos específicos, trazendo nomes reconhecidos no mercado como Bianca Andrade e Virgínia Fonseca. Assim, trazendo pesquisas (de autoria própria e terceirizadas) para trazer à tona os problemas sociais causados pela massa diária de novos produtos e novas propagandas no mercado, cada vez mais carregadas de Neuromarketing, e como este mercado afeta socialmente a visão e autoestima das pessoas, em especial mulheres. Utilizou-se como método a pesquisa exploratória quantitativa, e estudos de caso, e como resultado observou-se que as pessoas compram, muitas das vezes, pela falsa ideia de necessidade, baseada na ideia de Consumismo (status social e inserção em grupos específicos de pessoas e seus ideais). Sendo assim, retorna-se a ideia inicial de que o Marketing não cria necessidades, e sim desejos. É importante lembrar que, em nenhum momento, o objetivo deste artigo é difamar ou denegrir a imagem do Marketing de Influência. Mas sim, criticá-lo construtivamente, para que se posicione de maneira a contribuir com a evolução da sociedade

Biografia do Autor

Sarah Christine Nasiaseno Santos

Graduanda no curso de marketing da FATEC SEBRAE

Roberto Padilha Moia

Doutor em Administração pela USCS

Docente da Faculdade Técnica SEBRAE

Referências

AFP, Redação . Produtos que alisam o cabelo mais que dobram o risco de câncer de útero. O Globo, 2022. Disponível em: https://oglobo.globo.com/saude/medicina/noticia/2022/10/produtos-para-alisar-o-cabelo-mais- que-dobram-o-risco-de-cancer-de-utero-alerta-estudo.ghtml. Acesso em: 25 out. 2023.

BRING, Agência . Conheça os 10 principais tipos de Marketing. Agência Bring, 2023. Disponível em: https://www.bring.ag/blog/conheca-os-10-principais-tipos-de-marketing/. Acesso em: 09 ago. 2023.

CURVELO, Rakky. Marketing de Influência. Hubspot, 2022. Disponível em: https://br.hubspot.com/blog/marketing/marketing-de-influencia. Acesso em: 19 out. 2023.

DESCONHECIDO, Autor. Tipos de Marketing Digital. Lecupon, 2023. Disponível em: https://lecupon.com/blog/tipos-de-marketing-digital/. Acesso em: 02 ago. 2023.DE SOUZA, Ivan. Marketing de Influência. Rock Content, 2018. Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/marketing-de-influencia/. Acesso em: 05 out. 2023.

PEQUENAS EMPRESAS E GRANDES NEGÓCIOS , Revista. Mulheres Empreendedoras: Virgínia Fonseca e Samara Pink faturam R$168 milhões em 2022 com marca de cosméticos. Pequenas Empresas Grandes Negócios, 2023. Disponível em: https://revistapegn.globo.com/mulheres-empreendedoras/noticia/2023/01/virginia-fonseca-e-s amara-pink-faturam-r-168-milhoes-em-2022-com-marca-de-cosmeticos.ghtml. Acesso em: 01 set. 2023.

Downloads

Publicado

2024-07-06