DOCE 22: UMA ANÁLISE SOBRE ESTRATÉGIAS DE LANÇAMENTO E A MÚSICA

Autores

  • Luan Henrique Leite Pereira
  • Maurício Roberto Ortiz de Camargo

Palavras-chave:

música, streamings, estratégias de lançamento

Resumo

O presente artigo tem a finalidade de pesquisar como são desenvolvidas e realizadas as estratégias de lançamento de projetos musicais. O objetivo é identificar como as mudanças tecnológicas, como os streamings, impactaram a forma de se consumir e distribuir música, assim também como modificaram a forma de lançá-las. A metodologia utilizada trata-se de um estudo de caso, em que foram analisadas as estratégias de lançamento desenvolvidas para o álbum “DOCE 22” da cantora e compositora Luísa Sonza. Como conclusão, foi possível identificar que os streamings possibilitam a criação de ações inovadoras e que impulsionam o sucesso de um projeto musical, assim também como possibilitam novas formas de gerenciar os lançamentos de músicas e álbuns. Além disso, apresenta a importância de profissionais da área de marketing na criação de ações efetivas e bem-sucedidas, junto a músicos e cantores.

Biografia do Autor

Luan Henrique Leite Pereira

Graduando do curso de marketing da Fatec Sebrae

Maurício Roberto Ortiz de Camargo

Professor Doutor da Fatec Sebrae

Referências

ABREU, Paula. A indústria fonográfica e o mercado da música gravada – histórias de um longo desentendimento. Revista Crítica de Ciências Sociais, [S.l.], n. 85, p. 105-129, dez., 2009. Disponível em: <https://journals.openedition.org/rccs/356>. Acesso em: 04 set. 2023.

BORELL, Gabriel von. Com "DOCE 22", Luísa Sonza tem o disco nacional de Pop mais ouvido do Spotify em 2021. Tenho Mais Discos Que Amigos, [S.l.], 02 de dez. de 2021. Disponível em: <https://www.tenhomaisdiscosqueamigos.com/2021/12/02/luisa-sonza-disco-pop-mais-ouvido/>. Acesso em: 10 nov. 2023.

CAMURRA, Luciana; TERUYA, Teresa Kazuko. A televisão e os gostos e preferências infantis: interferências na educação. VIDYA, Santa Maria, v. 27, n. 2, p. 9-20, jul./dez., 2007. Disponível em: <https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/355>. Acesso em: 27 ago. 2023.

CARVALHO, Thaisi. O que é stream no Spotify? Entenda significado do termo. TechTudo, [S.I.], 06 de abr. de 2022. Disponível em: <https://www.techtudo.com.br/noticias/2022/04/o-que-e-stream-no-spotify-entenda-significado-do-termo.ghtml>. Acesso em: 14 mai. 2023.

CRUZ, Leonardo Ribeiro. Os novos modelos de negócio da música digital e a

economia da atenção. Revista Crítica de Ciências Sociais, [S.I.], v. 109, p. 203-228, mai. 2016. Disponível em: <https://journals.openedition.org/rccs/6296>. Acesso em: 11 mai. 2023.

DIAS, Marcia Tosta. Quando o todo era mais do que a soma das partes: álbuns, singles e os rumos da música gravada. Revista Observatório Itaú Cultural, São Paulo, n. 13, p. 63-74, set., 2012. Disponível em: <https://issuu.com/itaucultural/docs/observatorio_13_arte_politicas_publicas>. Acesso em: 04 set. 2023.

FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DA INDÚSTRIA FONOGRÁFICA (IFPI). Engaging with Music. [S.I], 2022. Disponível em: <https://www.ifpi.org/wp-content/uploads/2022/11/Engaging-with-Music-2022_full-report.pdf>. Acesso em: 11 mai. 2023.

FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DA INDÚSTRIA FONOGRÁFICA (IFPI). State of the Industry. [S.l.], 2023. Disponível em: <https://www.ifpi.org/wp-content/uploads/2020/03/Global_Music_Report_2023_State_of_the_Industry.pdf>. Acesso em: 27 ago. 2023.

FERRARI, Luciene. O PAPEL DO MARKETING NA CONSTRUÇÃO DE CARREIRA MUSICAL: O CASO DA CANTORA ANITTA. Rio Grande do Sul, 08 de mai. de 2019. Disponível em: <http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5891>. Acesso em: 14 mai. 2023.

FERREIRA, William. Spotify ultrapassa marca de 200 milhões de assinantes. Mundo Conectado, [S.l.], 31 de jan. 2023. Disponível em: <https://mundoconectado.com.br/noticias/v/31260/spotify-ultrapassa-marca-de-200-milhoes-de-assinantes>. Acesso em: 11 mai. 2023.

GALDINO, Eduarda Silva. Compras na internet: um entendimento do comportamento de consumo em ambientes virtuais em meio à pandemia da Covid-19. João Pessoa, 2020. Disponível em: <https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/19574/1/ESG22022021.pdf>. Acesso em: 27 ago. 2023.

GENTE. O Consumo de Música no Brasil. GENTE, [S.I.], 21 de out. de 2021. Disponível em: <https://gente.globo.com/o-consumo-de-musica-no-brasil/>. Acesso em: 14 mai. 2023.

GOMES, Carolina et al. SPOTIFY: STREAMING E AS NOVAS FORMAS DE CONSUMO NA ERA DIGITAL. DT 5 – Multimídia do XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, Natal - RN, 2015.

GOHN, Daniel. A Tecnologia na Música. INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, XXIV Congresso Brasileiro da Comunicação, Campo Grande, set., 2001. Disponível em: <http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/149801003222230945765212217541460451734.pdf>. Acesso em: 04 set. 2023.

JOHNSON, Gerry; SCHOLES, Kevan; WHITTINGTON, Richard. Fundamentos de estratégia. Porto Alegre: Bookman, 2011.

KUSTER, Rodrigo; MACHADO, Gabriel; DURÃO, Vitor. Saindo da garagem: música e business. São Paulo: Atlas, 2015.

LEIVA, João; Meirelles, Ricardo (org.). Cultura nas capitais: como 33 milhões de brasileiros consomem diversão e arte. Rio de Janeiro: 17Street Produção Editorial, 2018.

MOSCHETTA, Pedro Henrique; VIEIRA, Jorge. Música na era do streaming: curadoria e descoberta musical no Spotify. Sociologias, Porto Alegre, ano 20, n. 49, p. 258,292, set., dez., 2018. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/soc/a/5XZxPbPwL7VhPdhdLgbmzfF/#>. Acesso em: 04 set. 2023.

NAIANE, Láisa. Streaming de música: plataformas alcançam 523,9 milhões de assinantes em 2021. POPLine, [S.l.], 18 de jan. de 2022. Disponível em: <https://portalpopline.com.br/streaming-musica-plataformas-alcancam-523-9-milhoes-assinantes-2021/#:~:text=As%20plataformas%20de%20streaming%20de,globais%20de%20streaming%20de%20m%C3%BAsica>. Acesso em: 05 set. 2023.

NUNES, Caian. Luísa Sonza: Álbum “DOCE 22” já tem 1 bilhão de streams na soma de plataformas. POPLine, [S.I.], 27 de jan. de 2022. Disponível em: <https://portalpopline.com.br/luisa-sonza-doce-22-bilhao-streams/>. Acesso em: 11 mai. 2023.

PRÓ-MÚSICA BRASIL. Mercado Fonográfico Brasileiro 2022. [S.l.], 2022. Disponível em: <https://pro-musicabr.org.br/wp-content/uploads/2023/03/2023-03-20-Mercado-Brasileiros-em-2023.pdf>. Acesso em: 27 ago. 2023.

SPOTIFY FOR ARTISTS. Melhore sua base de fãs e sua carreira. [S.I.], 2023. Disponível em: <https://artists.spotify.com/pt/features>. Acesso em: 14 mai. 2023.

TOLEDO, Marina. Grammy Latino divulga indicados à premiação; Anitta e Luísa Sonza concorrem. CNN Brasil. São Paulo, 20 de set. de 2022. Disponível em: <https://www.cnnbrasil.com.br/entretenimento/grammy-latino-divulga-indicados-a-premiacao-anitta-e-luisa-sonza-concorrem/>. Acesso em: 14 mai. 2023.

TURRI, Silvia Novaes Zilber; JUNIOR, Odair Froes de Abreu. Transformações na indústria fonográfica no Brasil: mudanças no modelo de negócio pelo uso da internet. Revista Administração em Diálogo, [S.I.], v. 17, n. 1, p. 86-117, jan./fev./mar./abr., 2015.

WALKER, Jeff. A fórmula do lançamento. Rio de Janeiro: Best Business, 2023.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2001.

ZAN, José Roberto. Música popular brasileira, indústria cultural e identidade. EccoS Revista Científica, São Paulo, v. 3, n. 1, p. 105-122, jun., 2001. Disponível em: <https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=71530108>. Acesso em: 27 ago. 2023.

Downloads

Publicado

2024-07-08