https://revista.fatecsebrae.edu.br/index.php/em-debate/issue/feedRevista Fatec Sebrae em debate - gestão, tecnologias e negócios2024-07-08T10:37:45-03:00Prof. Ms Clayton Pedro Capellari clayton.capellari@fatec.sp.gov.brOpen Journal Systems<p>A <strong><em>Revista: FATEC Sebrae em debate – gestão, tecnologias e negócios</em></strong>, é uma publicação da FATEC Sebrae - Faculdade de Tecnologia Sebrae, vinculada ao CEETEPS – Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, autarquia mantida pelo Governo do Estado de São Paulo. Nosso principal objetivo é promover o fortalecimento e a divulgação do conhecimento através dos trabalhos científicos de pesquisas, realizados pelos professores e alunos de toda comunidade acadêmica das FATECs - Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo e também de colaboradores de outras instituições de Ensino Superior e Empresas de todo Brasil.</p>https://revista.fatecsebrae.edu.br/index.php/em-debate/article/view/262COMO AS EMPRESAS UTILIZAM OS INFLUENCIADORES DIGITAIS PARA ALCANÇAR SEU PÚBLICO-ALVO 2024-07-06T17:47:59-03:00Anna Carolina Moura Nogueiraautor@rfs.com.brAna Lucia da Rocha Silvaautor@rfs.com.brClayton Pedro Capellariautor@rfs.com.brMarcelo Salles da Silvaautor@rfs.com.brRoberto Padilha Moiaautor@rfs.com.br<p>O artigo tem como objetivo investigar como e porque é feita a utilização dos influenciadores digitais pelas empresas e como essa estratégia é desenvolvida neste cenário digital, que está em constante crescimento. A pesquisa investiga a mudança na relação entre empresas e consumidores, em razão do constante aumento do uso das mídias sociais, e como os influenciadores digitais tornaram-se fundamentais para engajar e criar essa ponte que as empresas utilizam para alcançar o seu público-alvo de uma forma mais eficaz. O estudo procura entender as vantagens e desafios encontrados nessa parceria, e como o público percebe esta relação. Os resultados obtidos contribuem para a identificação do comportamento do consumidor com relação à nova forma de comunicação empresarial e da divulgação de produtos e serviços</p>2024-07-06T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Fatec Sebrae em debate - gestão, tecnologias e negócioshttps://revista.fatecsebrae.edu.br/index.php/em-debate/article/view/263ANTROPOMARKETING, TRADE MARKETING E CONSUMO2024-07-06T17:52:58-03:00Beatriz dos Santos Pereiraautor@rfs.com.brRayany Aquino Madureiraautor@sadsj.orgPatricia Viveiros de Castro Krakauerautor@sadsj.org<p>Este artigo buscou trazer uma análise bibliográfica dos temas antropomarketing, trade marketing e consumo, bem como de temas relacionados. Buscou verificar em trabalhos já publicados a relação entre antropomarketing e trade marketing no que tange o comportamento do consumidor. Foi feito um levantamento bibliográfico e percebeu-se que, com os avanços históricos e a inovação das estratégias de marketing, o estudo da cultura do consumo e o ponto de venda aparecem como união para a criação da fidelidade e a necessidade atendida dos consumidores. Na atualidade, o trade marketing em conjunto com o antropomarketing auxiliam no desenvolvimento de estratégias para as marcas ou empresas impulsionarem a sua comunicação com os consumidores.</p>2024-07-06T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Fatec Sebrae em debate - gestão, tecnologias e negócioshttps://revista.fatecsebrae.edu.br/index.php/em-debate/article/view/264A MUDANÇA DO CONSUMO E COMPORTAMENTO DOS CONSUMIDORES DA SHEIN NO BRASIL2024-07-06T17:58:41-03:00Bianca Kaori Yamamoto Aokiautor@rfs.com.brBruno Kato Yamanakaautor@rfs.com.brAlexander Homenko Netoautor@rfs.com.br<p>A pesquisa tem como propósito analisar as transformações no comportamento de consumo e nas decisões de compra dos consumidores, com foco na presença e expansão da empresa Shein. Para alcançar esse objetivo, utilizou-se uma abordagem quantitativa e qualitativa de pesquisa, empregando o método survey. Dessa forma, buscou-se obter dados e informações relacionados às características, ações e opiniões de um grupo específico de pessoas. A pesquisa revelou que a Shein possui uma forte presença entre os jovens consumidores, com a maioria dos entrevistados tendo conhecido a loja entre 2018 e 2023. A maioria dos entrevistados já realizava compras online antes de descobrir a Shein, mas houve um aumento significativo no volume de compras online após começarem a comprar na Shein. Os preços baixos, a variedade de produtos e tamanhos inclusivos foram os principais motivadores para os consumidores escolherem a Shein e, a partir da análise, constatou-se que as pessoas tendem a preferir comprar virtualmente pela Shein, ao invés de lojas físicas.</p>2024-07-06T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Fatec Sebrae em debate - gestão, tecnologias e negócioshttps://revista.fatecsebrae.edu.br/index.php/em-debate/article/view/265ALÉM DO HYPE: INVESTIGANDO O IMPACTO REAL DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA FIDELIDADE DO CLIENTE NA ERA DIGITAL2024-07-06T18:02:17-03:00Carine Alves Silva autor@rfs.com.brGeovanna Simões Falcão Rocha autor@rfs.com.brAna Lúcia da Rocha Silvaautor@rfs.com.br<p>A Inteligência Artificial trata-se da capacidade de máquinas realizarem tarefas que, normalmente, necessitam de inteligência humana, como aprender e tomar decisões. Utiliza algoritmos e dados para aprender e aprimorar seu desempenho progressivamente. Amplamente aplicada em diversos setores, a IA promete transformar a interação com a tecnologia e resolver problemas complexos. Este artigo oferece uma análise aprofundada do impacto da Inteligência Artificial na fidelidade do cliente no cenário atual do comércio eletrônico. A pesquisa baseia- se em informações obtidas por meio de formulários e conversas com clientes que utilizam sistemas de Inteligência Artificial em serviços de suporte ao cliente. Os resultados destacam uma multiplicidade de perspectivas sobre a adoção da IA, ressaltando que a eficácia na resolução de problemas e a qualidade do atendimento são pilares essenciais para estabelecer a fidelidade do cliente. Adicionalmente, a pesquisa evidencia preocupações éticas e de privacidade que demandam atenção cuidadosa ao implementar soluções de IA.</p> <p> </p>2024-07-06T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Fatec Sebrae em debate - gestão, tecnologias e negócioshttps://revista.fatecsebrae.edu.br/index.php/em-debate/article/view/266COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DE FAST-FOOD E A INFLUÊNCIA DA PROMOÇÃO COM ÊNFASE NA CAMPANHA THE BTS MEAL2024-07-06T18:05:23-03:00Caroline Araujo Nogueiraautor@rfs.com.brIsabela Pereira da Silvaautor@sadsj.orgAlexander Homenko Neto autor@sadsj.org<p>Esta pesquisa busca compreender como o comportamento do consumidor afeta na decisão do consumo, trazendo para o contexto do fast-food. Como principal objeto de estudo é a análise profunda da campanha global The BTS Meal, parceria entre a maior rede de fast-food e o maior grupo de K-pop. Deste modo, analisa como o co-branding entre estas duas grandes marcas e explora a ferramenta de promoção como principal meio para o sucesso da campanha. O estudo concentra em apresentar como a rede utilizou da onda coreana para impulsionar as vendas no período pandêmico, a influência do contexto musical, desde os modelos que estão por trás do sucesso da cultura coreana, até a forma como o canal de fast-food enxergou uma oportunidade vantajosa e estratégica para alcançar resultados. Tudo isso, com foco na influência e atuação do marketing no envolvimento de toda a campanha.</p>2024-07-06T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Fatec Sebrae em debate - gestão, tecnologias e negócioshttps://revista.fatecsebrae.edu.br/index.php/em-debate/article/view/267A PRESENÇA DO MARKETING NO COMÉRCIO AMBULANTE DOS METRÔS E TRENS DE SÃO PAULO2024-07-06T18:10:48-03:00Gabriela Martines Mauricio autor@rfs.com.brLuana Mariah Pereira da Silva autor@rfs.com.brAlexander Homenko Neto autor@rfs.com.br<p>A finalidade deste artigo é analisar a presença do marketing no comércio ambulante dos metrôs de São Paulo, buscando identificar possíveis padrões, como a existência de estruturas formais de trabalho dentro do mercado informal, com foco na definição do perfil profissional dos ambulantes nos metrôs e trens. O método utilizado foi a observação não participante, por meio de pesquisa de campo. Após a análise dos dados coletados, constatou-se que, mesmo sem formação prévia, os vendedores adotam estratégias semelhantes às de grandes empresas, como a seleção de produtos baseada em tendências de mercado e a promoção focada nos benefícios dos produtos. Além disso, foram observadas questões ambientais, como a ausência de concorrência entre vendedores do mesmo produto no mesmo vagão e a frequência de comerciantes em diferentes linhas. </p>2024-07-06T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Fatec Sebrae em debate - gestão, tecnologias e negócioshttps://revista.fatecsebrae.edu.br/index.php/em-debate/article/view/268POSICIONAMENTO EMOCIONAL E NOSTÁLGICO DE MARCA E SEU IMPACTO NA PERCEPÇÃO DO CONSUMIDOR2024-07-06T18:14:24-03:00Ingrid Dias Santosautor@rfs.com.brNickolas Saravalle Marquesautor@rfs.com.brPatrícia Viveiros de Castro Krakauerautor@rfs.com.br<p>A presente pesquisa tem como objetivo entender como o posicionamento nostálgico e emocional de uma marca pode influenciar na percepção de seus consumidores através da análise da perspectiva do consumidor em relação a marca e na determinação da maneira com a qual o marketing emocional e nostálgico pode influenciar nessa percepção e consequentemente no consumo, também pretendeu-se compreender e analisar os princípios e características de uma lovemark, utilizando como estudo de caso a marca Barbie para entender como a marca conquista o amor dos consumidores, como esse amor a marca ajuda a construir o relacionamento entre eles e por fim, como a marca usa o mistério, sensualidade e intimidade para se tornar uma lovemark. A pesquisa é de natureza exploratória, utilizando a abordagem qualitativa e a partir de seus resultados é possível notar como uma abordagem de comunicação estratégica emocionalmente pode refletir diretamente em seus vínculos com seus consumidores.</p>2024-07-06T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Fatec Sebrae em debate - gestão, tecnologias e negócioshttps://revista.fatecsebrae.edu.br/index.php/em-debate/article/view/269O PODER DOS INFLUENCIADORES DIGITAIS NAS DECISÕES DE COMPRA DAS PESSOAS2024-07-06T18:17:42-03:00Laura Cavalcanti Costa autor@rfs.com.brCláudia Maria Domingos Teixeiraautor@rfs.com.brPatricia Viveiros de Castro Krakauerautor@rfs.com.br<p>Com as tecnologias avançando, as marcas precisam pensar em novas estratégias de marketing; e com a presença online ficando cada vez mais forte, o marketing de influência tem se tornado uma ferramenta essencial para se conectar com o público e divulgar produtos. Para os Influenciadores, é interessante saber quais características mais agradam e influenciam seu público para conquistar novos seguidores e assim novos trabalhos com empresas; e para as empresas também é interessante saber quais características mais influenciam as decisões de compra para serem mais assertivos na escolha dos Influenciadores que vão representar a marca. Visto isso desenvolvemos essa pesquisa com o objetivo de identificar quais características e personalidades dos Influenciadores mais influenciam na persuasão. E para atingir esse objetivo foi feita uma pesquisa através de um questionário do qual resultaram 106 resposta, nas quais mostraram que as principais características que influenciam as decisões de compra são a veracidade nos conteúdos, a confiança e se identificar com o Influenciador.</p>2024-07-06T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Fatec Sebrae em debate - gestão, tecnologias e negócioshttps://revista.fatecsebrae.edu.br/index.php/em-debate/article/view/270O PAPEL DOS MEMES EM UMA CAMPANHA DE MARKETING2024-07-06T18:20:31-03:00Leticia Gabriela dos Santos Rodrigues Diasautor@rfs.com.brAna Lúcia da Rocha Silvaautor@rfs.com.br<p>Os memes são elementos de cultura pop que se espalham rapidamente em mídias digitais, se caracterizam muitas vezes por imagens, vídeos curtos ou textos humorísticos que abordam temas populares, eventos atuais e tendências culturais, Por sua grande capacidade de identificação e compartilhamento, os memes se tornaram importantes ferramentas de disseminação rápida na internet, sendo essenciais no mundo do marketing digital. Neste contexto, o artigo busca discutir acerca das novas abordagens de marketing de conteúdo e viral que utilizam estratégias de branding e promoção integrando memes em campanhas de marketing.</p>2024-07-06T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Fatec Sebrae em debate - gestão, tecnologias e negócioshttps://revista.fatecsebrae.edu.br/index.php/em-debate/article/view/271A NARRATIVA QUE IMPULSIONA VENDAS, COMO O MARKETING E A NARRATIVA SÃO SIMILARES E SE APOIAM2024-07-06T18:23:32-03:00Murilo Bernardo de Senna Piresautor@rfs.com.brAlexander Homenko Netoautor@rfs.com.br<p>Esse artigo tem como intenção, interpretar as semelhanças entre o marketing e a narrativa, para entender as estruturas narrativas usadas e ensinadas em diversas partes do mundo, que se assemelha ou bebem da mesma fonte das de marketing, e que são utilizadas em praticamente todas as obras audiovisuais, que por sua vez tem a capacidade de cativar e vender melhor que uma campanha de marketing. Utilizando, como plano de fundo para esse estudo de caso, O Universo Cinematográfico Marvel (UCM) como exemplo para exemplificar as técnicas e métricas que serão apresentadas no decorrer do artigo, já que é um sucesso em números dentro e fora do cinema, além de ser um produto audiovisual que se aproveita tanto do marketing quanto de sua história para promover produtos e mais produtos de seus personagens.</p>2024-07-06T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Fatec Sebrae em debate - gestão, tecnologias e negócioshttps://revista.fatecsebrae.edu.br/index.php/em-debate/article/view/272O LADO OBSCURO DO MARKETING DE INFLUÊNCIA NA INDÚSTRIA COSMÉTICA: DESVENDANDO SEUS IMPACTOS PSICOLÓGICOS2024-07-06T18:27:03-03:00Sarah Christine Nasiaseno Santosautor@rfs.com.brRoberto Padilha Moiaautor@rfs.com.br<p>O presente artigo teve como finalidade analisar o marketing de influência (contextualizado nas áreas de Estética e Cosmética), seus conceitos e seus resultados na sociedade. Pretendeu-se estudar casos específicos, trazendo nomes reconhecidos no mercado como Bianca Andrade e Virgínia Fonseca. Assim, trazendo pesquisas (de autoria própria e terceirizadas) para trazer à tona os problemas sociais causados pela massa diária de novos produtos e novas propagandas no mercado, cada vez mais carregadas de Neuromarketing, e como este mercado afeta socialmente a visão e autoestima das pessoas, em especial mulheres. Utilizou-se como método a pesquisa exploratória quantitativa, e estudos de caso, e como resultado observou-se que as pessoas compram, muitas das vezes, pela falsa ideia de necessidade, baseada na ideia de Consumismo (status social e inserção em grupos específicos de pessoas e seus ideais). Sendo assim, retorna-se a ideia inicial de que o Marketing não cria necessidades, e sim desejos. É importante lembrar que, em nenhum momento, o objetivo deste artigo é difamar ou denegrir a imagem do Marketing de Influência. Mas sim, criticá-lo construtivamente, para que se posicione de maneira a contribuir com a evolução da sociedade</p>2024-07-06T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Fatec Sebrae em debate - gestão, tecnologias e negócioshttps://revista.fatecsebrae.edu.br/index.php/em-debate/article/view/273MARKETING CIENTÍFICO COMO FERRAMENTA NA GESTÃO EMPRESARIAL2024-07-06T18:30:17-03:00Thalía Cristina Soares Alvesautor@rfs.com.brGislaine de Fátima Centenaro Marcandaliautor@rfs.com.brRoberto Padilha Moiaautor@rfs.com.br<p>O presente artigo tem como finalidade averiguar o quanto o excesso de informações impacta o comportamento dos consumidores, considerando a crescente e constante evolução tecnológica e os meios de comunicação. Como objeto de estudo foi utilizado a rede social Instagram de forma geral e o Instagram da Faculdade de Tecnologia Sebrae. O estudo conteve análise bibliográfica para embasamento e principalmente compreender o marketing científico como ferramenta de comunicação, assim como pesquisa com grupo de foco com perfil variado, para identificar a visão do consumidor em relação a rede social em si e do Instagram da instituição de ensino. Com os resultados da pesquisa, foi possível identificar que as pessoas reconhecem que há excesso de informações na plataforma estudada e que propagandas/anúncios também interferem em sua experiência, portanto, o marketing científico pode ser utilizado como ferramenta para uma comunicação mais assertiva.</p>2024-07-06T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Fatec Sebrae em debate - gestão, tecnologias e negócioshttps://revista.fatecsebrae.edu.br/index.php/em-debate/article/view/274O PAPEL DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA ANÁLISE DE DADOS PARA ESTRATÉGIAS DE MARKETING NA INDÚSTRIA DA MODA DE LUXO2024-07-06T18:33:57-03:00Amanda Pereira de Sousaautor@rfs.com.brBruna Marques Moura autor@rfs.com.brMariana Dias Macedoautor@rfs.com.brClayton Pedro Capellariautor@rfs.com.br<p>A Inteligência Artificial teve um crescimento considerável nos últimos anos, caindo inclusive no uso diário de pessoas comuns. O presente artigo busca compreender o uso da ferramenta na análise de dados dentro do marketing da Moda de Luxo, bem como os desafios e principais tendências considerando experiências prévias por grandes casas da Moda e o crescimento exponencial da Inteligência Artificial. O principal objetivo do estudo é mapear a evolução do uso da ferramenta e os benefícios de empregá-la em um setor tão exclusivo e personalizado como a Moda de Luxo.</p>2024-07-06T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Fatec Sebrae em debate - gestão, tecnologias e negócioshttps://revista.fatecsebrae.edu.br/index.php/em-debate/article/view/275DOCE 22: UMA ANÁLISE SOBRE ESTRATÉGIAS DE LANÇAMENTO E A MÚSICA2024-07-08T10:31:26-03:00Luan Henrique Leite Pereiraautor@sadsj.orgMaurício Roberto Ortiz de Camargoautor@sadsj.org<p>O presente artigo tem a finalidade de pesquisar como são desenvolvidas e realizadas as estratégias de lançamento de projetos musicais. O objetivo é identificar como as mudanças tecnológicas, como os streamings, impactaram a forma de se consumir e distribuir música, assim também como modificaram a forma de lançá-las. A metodologia utilizada trata-se de um estudo de caso, em que foram analisadas as estratégias de lançamento desenvolvidas para o álbum “DOCE 22” da cantora e compositora Luísa Sonza. Como conclusão, foi possível identificar que os streamings possibilitam a criação de ações inovadoras e que impulsionam o sucesso de um projeto musical, assim também como possibilitam novas formas de gerenciar os lançamentos de músicas e álbuns. Além disso, apresenta a importância de profissionais da área de marketing na criação de ações efetivas e bem-sucedidas, junto a músicos e cantores.</p>2024-07-08T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Fatec Sebrae em debate - gestão, tecnologias e negócioshttps://revista.fatecsebrae.edu.br/index.php/em-debate/article/view/276ESTRATÉGIAS DE MARKETING PARA O MERCADO DAS ARTES PERFORMÁTICAS AFRO-BRASILEIRO2024-07-08T10:34:50-03:00Monique Almeida Souza de Jesusautor@sadsj.orgAlexander Homenko Netoautor@sadsj.org<p>Este estudo aborda a história da arte performática, com foco na dança afro-brasileira, e destaca a falta de investimento público na área das artes performáticas, especificamente em São Paulo. O objetivo é analisar como as estratégias de Marketing Digital podem ser aplicadas para promover as companhias de dança e superar a dependência de políticas públicas escassas.</p> <p>Com as estratégias de Marketing, o grupo prosperará, apesar dos desafios socioeconômicos para sustentar sua arte e mantê-la viva, assim podendo espalhar para mais indivíduos toda a importância do cultivo da arte diaspórica afro-brasileira. Além disso, a pesquisa visa retomar um recorte da história da performance no Brasil e no mundo para que seja possível a visualização deste o panorama histórico ao longo dos anos.</p>2024-07-08T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Fatec Sebrae em debate - gestão, tecnologias e negócioshttps://revista.fatecsebrae.edu.br/index.php/em-debate/article/view/277COMO O MARKETING DE INFLUÊNCIA TRANSFORMA OS MEIOS DE CONSUMO2024-07-08T10:37:45-03:00Isabely Matozo Mouraautor@sadsj.orgAna Lúcia da Rocha Silvaautor@sadsj.orgClayton Pedro Capellariautor@rfs.com.brMarcelo Salles da Silvaautor@rfs.com.brRoberto Padilha Moiaautor@rfs.com.br<p>Com o avanço da tecnologia, a ascensão das mídias sociais digitais tiveram um grande impacto na maneira de consumir. Uma das principais mudanças foi a crescente de influenciadores digitais, que através de seus celulares criam conteúdos a partir de nichos. Diferente de propagandas feitas pela televisão tradicional, os influencers tornam-se mais acessíveis para aqueles que o acompanham, criando uma comunidade a partir de gostos parecidos com pessoas que têm os mesmos interesses, a partir disso, as marcas utilizam a influência dessas pessoas para divulgarem seus produtos e serviços através das redes sociais.</p> <p>Diante disso, Maju Trindade e Manu Cit, que somam milhões de seguidores em suas redes, mostram como o marketing de influência acontece na prática. A partir desse cenário, analisamos publicações feitas nas mídias de ambas, que têm relação com marcas e como elas trazem os produtos para seus estilos de conteúdo e os insere de maneira que crie em suas audiências um desejo para consumi-lo.</p>2024-07-08T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Fatec Sebrae em debate - gestão, tecnologias e negócios