EMPREENDEDORISMO E LINGUAGEM: DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS

Autores

  • ILKA MARIA DE OLIVEIRA SANTI

Palavras-chave:

Competências, Linguagem, Carreira, Competences, Language, Career

Resumo

O objetivo deste trabalho é propor uma reflexão sobre a importância das disciplinas de linguagem no currículo dos cursos de tecnólogos, as quais podem atuar como elementos desafiadores para o desenvolvimento de competências-chave para o comportamento assertivo e o sucesso posterior em iniciativas empreendedoras. Com base em conceitos como o de competência de Perrenoud, de discurso de Pechêux/Orlandi e de formulações sobre educação de Paulo Freire, a discussão se centra no fato de como o desafio do aprendizado desses disciplinas pode por si só motivar as habilidades necessárias para o bom futuro do profissional. Quanto mais se avança na carreira, mais se depende da linguagem para a legitimação de comportamentos e ações e mais de necessitará de posturas éticas e bem informadas, tudo isso devidamente treinado pelas disciplinas que parecem um pouco distantes do core business em cursos de tecnologia. Dominá-las mais do que abre portas: é talvez o caminho natural para o sucesso dos gestores da área técnica.

Biografia do Autor

ILKA MARIA DE OLIVEIRA SANTI

Professora das FATECs Sebrae e Itaquera, em São Paulo. Formada em Letras, especialista em língua inglesa pela UFMG, mestre em Letras pela UNICAMP, tradutora profissional desde 1996.

Referências

ALVES, R. Cenas da vida. Campinas-SP: Ed. Papirus, 2002.

AMORIM, M. O papel do empreendedorismo. O Globo, Rio de Janeiro, 7 set. 2014. Disponível em:
http://oglobo.globo.com/economia/emprego/o-papel-do-empreendedorismo-13844056. Acesso em 29 set. 2014.

DELORS, J. Educação um tesouro a descobrir. Relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre a Educação para o Século XXI. 6. ed. Tradução de José Carlos Eufrázio. São Paulo: Cortez, 2001.

FREIRE, P. Carta de Paulo Freire aos professores. Ensinar, aprender: leitura do mundo, leitura da palavra. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142001000200013. Acesso em: 16 out. 2014.

FREIRE, P. Denúncia, anúncio, profecia, utopia e senho. In: Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17ª. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

MACHADO, N. J. Sobre a ideia de competência. In: PERRENOUD, P. et al. As competências para ensinar no século XXI - formação de professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre: Artmed, 2002.

OLIVEIRA, H. F. Percepções de adultos sobre aprender língua inglesa. Revista Poiésis Pedagógica. Universidade Federal de Goiás. Goiânia. Disponível em: www.revistas.ufg.br/index.php/poiesis/article/download/10843/7202. Acesso em 29 set. 2014.

ORLANDI, E. Discurso e leitura. São Paulo: Ed. UNICAMP /Cortez, 1988.
PERRENOUD, P. Construir as competências desde a escola. Tradução de Bruno Charles Magne. Porto Alegre: Artmed, 1999.
PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.

PIZZOLATO. C. A sala de aula de língua estrangeira com adultos da terceira idade. Apud: ROCHA, C. H. e BASSO, A. E. (orgs.). Ensinar e aprender língua estrangeira nas diferentes idades: reflexões para professores e formadores. São Carlos-SP: Claraluz, 2007.

SANT'ANNA, M. R.; SPAZIANI, L.; GÓES, M. C. As principais metodologias de ensino de língua inglesa no Brasil. São Paulo: Paco Editorial, 2014.

Downloads

Publicado

2018-04-03