O FUTURO NO PRESENTE NA ÁREA DE NEGÓCIOS:

REFLEXÕES ACERCA DA CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO

Autores

  • Cleuza Kazue Sakamoto
  • Loacádia Aparecida Karache

Palavras-chave:

Negócios, Criatividade, Inovação, Business, Creativity, Innovation

Resumo

A preocupação das empresas com a permanência no mercado introduziu uma mudança na postura profissional centralizada na realização de tarefas específicas para uma atitude frente o trabalho que promova colaboração e uma produtividade em equipe e dê atenção preventiva aos problemas usuais e excepcionais, o que tem tornado relevante a valorização da Criatividade e da Inovação no cotidiano. É interessante considerar que as empresas que reconhecerem seu capital humano criativo certamente alcançarão formas eficientes de comunicar seus objetivos a seu público interno e poderão tornar possível a emergência de uma nova realidade produtiva que retrate sua contribuição expressiva para o mercado. Deve-se entender a competência criativa como capacidade de agregar valor ao Negócio. Para que isso aconteça, a empresa deve ser capaz de oferecer a seus colaboradores, autonomia para que possam explorar possibilidades com liberdade e encontrar soluções inovadoras. O artigo propõe refletir sobre o papel do potencial criativo e inovador como fator que pode contribuir com os processos produtivos de uma organização para ela se manter no mercado competitivo e construir uma trajetória coerente com sua visão e valores. Refletir sobre as bases de estruturação dos ambientes criativos nas organizações pode ser um interessante ponto de partida para o estudo do futuro das organizações de Negócios no século XXI.

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Publicado

2018-04-04