TRANSPORTE DE ORGÃOS ATRAVÉS DE DRONES

  • Djulian Paes da Rosa Fatec Guarulhos
  • Paulo Henrique Nunes Barbosa Fatec Guarulhos
  • Milton Francisco de Brito Fatec Guarulhos
Palavras-chave: Tecnologia, Transporte, Órgãos, Drones, Technology, Transport, Organs

Resumo

O interesse em drones tem crescido nos últimos anos devido aos avanços nas tecnologias envolvidas, desde motores mais eficientes, sistemas de controle de voo e plataformas de transmissão de dados mais rápidas e mais seguras. A tecnologia robótica de modo geral, e particularmente, veículos operados remotamente, conhecidos como ROV, têm sido cada vez mais utilizados para realizar trabalhos classificados como perigosos, sujos ou simplesmente impertinentes aos seres humanos. O objetivo deste artigo é apresentar o que está sendo feito atualmente, no mundo da logística em comunhão com a engenharia, para viabilizar o transporte e transferência de órgãos entre hospitais utilizando VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado) conhecido como drones e com isso reduzir o custo de transporte e o mais importante como otimizar a utilização de helicópteros águias para esse fim.

Referências

ALVARENGA, Antônio C. NOVAES. Antônio G. N. Logística Aplicada: suprimento e distribuição física. 3ª edição. São Paulo. Ed.Edgar Blucher ltda. 2000.
ARKADER, R., FIGUEIREDO, K. Da distribuição Física ao Supply Chain Management: O pensamento, o Ensino, e as Necessidades de Capacitação em logística. Revista Tecnologística, agosto 2005, mensal.

AVIAÇÃO. Projeto que facilita transporte de órgãos conquista 3º lugar em concurso da ENAP. Disponível em: < http://www.aviacao.gov.br/noticias/2016/09/projeto-que-facilita-transplante-de-orgaos-conquista-3o-lugar-em-concurso-da-enap> Acesso em 12. abr. 2017.
CARVALHO, José Meixa Crespo de - Logística. 3ª ed. Lisboa: Edições Silabo, 2002.
CANALTECH. DHL já está utilizando drones para fazer entregas na Alemanha. Disponível em: Acesso em 11. abr.2017.
CANALTECH. Drones serão utilizados para transporte de órgãos. Disponível em: < https://canaltech.com.br/noticia/saude/drones-serao-utilizados-para-transporte-de-orgaos-64919/> Acesso em 11. abr.2017.
DIAS, João Carlos Quaresma - Logística global e macrologística. Lisboa: Edições Silabo, 2005.
DORNIER, Philippe-Pierre. ERNST, Ricardo. FENDER, Michel. KOUVELIS, Panos.
Logística e operações globais: textos e casos. São Paulo. Ed. Atlas. 2000.
FERREIRA, Aurélio Buarque De Holanda. Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. 2ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2003.
FLEURY, Paulo F. WANKE, Peter. FIGUEIREDO, Kleber F. (Org). Logística Empresarial: a perspectiva brasileira. São Paulo. Ed. Atlas. 2000.
FORRESTER, J. Industrial Dynamics. Cambridge: MIT press, 2003.
FORRESTER, J. Industrial dynamics, a major breakthrough for decision makers.
Harvard Business Review, Boston, v. 36, p. 37-66, 2010.
Intelipost. Tendências da área: Saiba como funciona a entrega por drones. Disponível em: Acesso em 12 abr.2017.
MARTIN, Christopher. Logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos: estratégias para a redução de custos e melhoria dos serviços. Tradução Francisco Roque Monteiro Leite; supervisão técnicas de Carlos Eduardo Nobre. – São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.
MULTICOPTER. Transporte de encomendas via drone veículo aéreo não tripulado DHL. Disponível em: Acesso em 12 abr.2017.
NEUMAN, J.; SAMUELS, C. Supply chain integration: vision or reality? Supply Chain v.
1, n. 2, p. 7-10, 2003 Management, Bradford.
NOVAES, G. A. Logística e gerenciamento da cadeia de distribuição. Rio de Janeiro. Ed. Campus. 2000.
O GLOBO. Sistema de Transplante desperdiçou quase mil órgãos em cinco anos. Disponível em: < http://oglobo.globo.com/brasil/sistema-de-transplante-desperdicou-quase-mil-orgaos-em-cinco-anos-19447655> Acesso em 12.abr. 2017.
PORTAL DA SAÚDE. O sistema nacional de Transplante – SNT. Disponível em: Acesso em 12 Abr.2017.
PORTER, M.E: Vantagem Competitiva, criando e sustentando um desempenho superior. Tr. Elizabeth M. P. Braga. Rio de Janeiro – Brasil. Editora Campos Ltda., 2004
PUIG, J.M. A construção da personalidade moral. São Paulo: Ática,2008
Publicado
2018-07-03