O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA NO CURSO DE SECRETARIADO EXECUTIVO E AS EXIGÊNCIAS DO MERCADO DE TRABALHO: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DISCENTE DA FATEC ITAQUAQUECETUBA
Palavras-chave:
Secretariado, Ensino, Língua InglesaResumo
O presente estudo tem como objetivo apurar se o ensino da língua inglesa aplicado aos alunos do curso de secretariado executivo da Fatec de Itaquaquecetuba está formando profissionais capacitados a utilizar o idioma como sua principal ferramenta de trabalho. O método usado para esse estudo foi revisão bibliográfica e pesquisa de campo. No primeiro método serão apresentadas a história da Fatec desde a fundação do Centro Paula Souza até a inauguração da faculdade no município de Itaquaquecetuba, o curso tecnólogo em secretariado definido pelo Ministério da Educação e o elaborado pela Faculdade de Tecnologia de Itaquaquecetuba. Também é contada resumidamente a origem da profissão de secretariado executivo, as mudanças ocorridas nas atividades exercidas pelos secretários até o atual momento em que o domínio do inglês, considerado o idioma dos negócios, tornou-se fundamental para esses profissionais. No segundo método, foi realizado uma pesquisa de campo com 161 discentes deste curso. Foi constatado, entre várias conclusões, que grande parte dos graduandos ingressam na faculdade com nível básico de conhecimento em inglês, um fator complicador para a assimilação dos conteúdos ministrados em sala de aula; reconhecem como bom a ótimo o nível de aprendizado, e que consideram intermediário seu aproveitamento geral para utilização no mercado de trabalho.
Referências
Centro Paula Souza. Missão, Valores, Objetivos e Diretrizes. Recuperado em 23 de março, 2017, de http://www.cps.sp.gov.br/quem-somos/missao-visao-objetivos-e-diretrizes.
Chiavenato, I. (2010). Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 3ª edição, Elsevier Editora, São Paulo.
D’Elia, B., Amorim, M. e Sita, M. (2013). Excelência no Secretariado – A importância da profissão nos processos decisórios. 1ª edição, Editora Ser Mais, São Paulo.
Gil, A. C. (1996). Como elaborar projetos de pesquisa. 3ª edição, Editora Atlas, São Paulo.
Ireland, D. R; Hoskisson, R. E.; Hitt, M. A. (2015). Administração Estratégica. 2ª edição, Editora Cengage Learning, São Paulo.
Maximiano, A. C. A. (2011). Introdução à Administração. 8ª edição, Editora Atlas, São Paulo.
Maza, F. T; Frate, F.; Silva, G. G. (2017). Pluralidade da Gestão Secretarial – As diferenças na semelhança. 1ª edição, Factash Editora, São Paulo.
MEC. Diretrizes Curriculares – Cursos de Graduação. Recuperado em 11 de abril, 2017, de http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=12991html.
Neiva, E. G.; D'elia, M. E. S. (2009). As novas competências do profissional de Secretariado. 2ª edição, Editora IOB, São Paulo.
Portal Centro Paula Souza Institucional. Recuperado em 30 de abril, 2018, de http://www.portal.cps.sp.gov.br/fatec/escolas.
Portal Fatec Itaquaquecetuba Institucional. Recuperado em 09 de março, 2017, de http://www.fatecitaqua.edu.br/home.
_____________________________ Projeto Pedagógico do Curso de Tecnologia em Secretariado. Recuperado em 11 de abril, 2017, de http://www.fatecitaqua.edu.br/home/index.html.
Portal Governo de São Paulo. José Serra Inaugura unidades da Fatec em Itaquaquecetuba e Santo André. Recuperado em 09 de março, 2017, de http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/ultimas-noticias/jose-serra-inaugura-unidades-da-fatec-em-itaquaquecetuba-e-santo-andre.
Portal Metodista. História e origem da profissão. Recuperado em 22 de maio, 2017, de http://portal.metodista.br/secretariado/regulamentacao/historico.