ANÁLISE DA ESCALABILIDADE EM NOVOS NEGÓCIOS

Autores

  • VIlle Victorazzo
  • Woody Alan Geraldi
  • Caio Flávio Stettiner

Palavras-chave:

Novos Negócios, Empreendedorismo, Escalabilidade, New Business, Entrepreneurship, Scalling-up

Resumo

A Escalabilidade  é  um  fator  determinante  para  o  futuro  de  empresas  em  fase  inicial  e StartUps, as quais dependem deste fator para crescerem. Apesar de sua grande importância, o estudo da Escalabilidade ainda é pouco explorado no mercado e no meio acadêmico no Brasil. O objetivo deste estudo da Escalabilidade é analisar como ela é percebida e aplicada atualmente por empreendedores, empresas em fase embrionária e por investidores de diversos âmbitos no cenário nacional e também a elaboração de um questionário estruturado para futura pesquisa de campo sobre escalabilidade de empresas. Foi efetuada uma pesquisa exploratória, a partir de levantamento bibliográfico e dados secundários. Ela demonstrou a importância da Escalabilidade no desenvolvimento de negócios assim como para a tomada de decisão de investidores e posicionamento estratégico de empresas embrionárias, resultando na criação do questionário estruturado anexo.

Referências

ABSTARTUP - O que significa “escalabilidade” para uma StartUp?. Disponível em:
http://www.abStartUps.com.br/conceito-o-que-significa-escalabilidade-para-uma-
StartUp-2/ Acesso em: 22/05/2014 – 18:20

ADIZES, Ichak. (1990). OS CICLOS DE VIDA DAS ORGANIZAÇÕES: Como e Porque as Empresas Crescem e Morrem e O que Fazer a Respeito, São Paulo: Ed.Pioneira Thomson.

ALMEIDA, Marco. Inovação Tecnológica e Desenvolvimento humano: Aspectos importante pasa análise da qualidade de vida. Disponível em: < http://www.fef.unicamp.br/fef/qvaf/livros/foruns_interdisciplinares_saude/tecnologia/tecn
ologia_cap6.pdf> Acesso em: 20/03/2014 – 20:40

BLANK, Steven Gary (2005). The Four Steps to the Epiphany: Successful Strategies for Products that Win

BLANK, Steve. What’s A StartUp? Firt Principles. 2010.Disponível em: <
http://steveblank.com/2010/01/25/whats-a-StartUp-first-principles/ >. Acesso em:
05/03/2014 – 15:30

BLANK, Steve. Customer Development: o processo para se chegar ao Product/Market Fit, 2009. Disponível em: < http://www.manualdaStartUp.com.br/blog/customer-development-o-processo-para-se- chegar-ao-productmarket-fit/ > Acesso em: 19/07/2014

BANNOCK, G., R. E. Baxter, and E. Davis. 2003. The Penguin dictionary of economics. Penguin Books Ltd. 7 Rev Ededition. 416 pp

CHURCHILL, N.C. & LEWIS, V. (1983). The Five Stages of Small Business Growth. Harvard Business Review.

NVESTOPEDIA - Scalability definition. Disponível em:
<http://www.investopedia.com/terms/s/scalability.asp>Acesso em: 20/07/2014

ROGERS, A. R. (2006). Reunindo prática e teoria de administração por meio de jogos de empresas. VIII SEMEAD.

SCHICK, Hildegard; MARXEN, Sandra; FREIMANN, Jürgen. (2002). Sustainability Issues for Start-up Entrepreneurs.

SCHUMPETER, J. A. (1984). Capitalismo, Socialismo e Democracia. Rio de Janeiro: Ed. Zahar.

SEVERINO, Antônio J. (2000). Metodologia do trabalho científico. Ed. Cortez.

SUTTON, R.I. & RAO, H. Scalling Up Excellence – Getting to more without settling for less, 2014.

TIGRE, P. (2006). Gestão de Inovação. Ed. Campus.

TORRES, Norberto (1995 )A. Competitividade Empresarial com a Tecnologia dInformação. São Paulo. Makron Books

Vaczelewski, Gerson, et al A TRANSFORMAÇÃO NAS EMPRESAS A PARTIR DO AVANÇO TECNOLÓGICO Disponível em: http://guaiba.ulbra.br/seminario/eventos/2011/artigos/administracao/salao/772.pdf Acesso em: 15/01/2014 – 08:40

Downloads

Publicado

2018-04-04