O PROGRAMA 5S COMO AGENTE PARA UM AMBIENTE DE QUALIDADE

Autores

  • Amanda dos Reis Viana
  • Bárbara Ellen Lima Conceição
  • Iago dos Santos Pereira Penha
  • Andressa Amaral de Azevedo

Palavras-chave:

Competitividade, Qualidade, Programa 5S, Competitiveness, Quality, 5S Program

Resumo

O programa 5S é utilizado nas organizações com o objetivo de melhorar o ambiente de trabalho através da eliminação dos desperdícios, organização e limpeza, proporcionando aos colaboradores maior bem-estar e motivação para desempenhar suas atividades. Nesse sentido, o presente artigo que é do tipo qualitativo e exploratório tem como finalidade implantar os 5S’s em uma transportadora de grande porte, localizada na região metropolitana de Belo Horizonte. Para atingir o objetivo realizou-se uma adaptação da implementação do programa da qualidade, a fim de identificar a melhor forma de aplicação no almoxarifado de uma transportadora. A implantação dos cinco sensos propiciou uma reorganização no setor, causando mudanças no ambiente físico e nos hábitos do colaborador, originando resultados satisfatório como: ganho de 11,11m³ de espaço através da retirada de prateleiras do ambiente, comercialização de 80% dos itens obsoletos, definição do período de limpeza do ambiente, maior segurança para o colaborador, entre outros. A identificação dos insumos em estoque e as estratégias de descarte utilizadas no trabalho, foram fatores diferenciais para a aplicação. Percebeu-se que a mudança de cultura e hábitos do colaborador teve maior contribuição para a sua satisfação ao trabalhar em um ambiente de qualidade do que um dever de apenas cumprir procedimentos.

Biografia do Autor

Amanda dos Reis Viana

Departamento de Engenharia de Produção da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Bárbara Ellen Lima Conceição

Departamento de Engenharia de Produção da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Iago dos Santos Pereira Penha

Departamento de Engenharia de Produção da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Andressa Amaral de Azevedo

Departamento de Engenharia de Produção da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Referências

ALBUQUERQUE¬¬¬, Lindolfo Galvão de. Competitividade e recursos humanos. Revista de Administração da USP, São Paulo, v. 27 n. 4, p. 16-29, out.-dez. 1992.

CAMPOS, V. F. TQC: Controle da Qualidade Total (no estilo japonês). 3a ed. Belo Ho-rizonte, MG: Fundação Christiano Ottoni, Escola de Engenharia da UFMG, Rio de Ja-neiro: Bloch Ed. 1992. 224 p.

CERQUEIRA NETO, E. P. Gestão da qualidade: princípios e métodos. São Paulo, Li-vraria Pioneira Editora, 1991.

COSTA, Rafael Brasil Ferro; REIS, Silvia Araújo Dos; ANDRADE, Vívian Tavares De. Implantação do programa 5S em uma empresa de grande porte: importância e dificul-dades. ENEGEP XXV Encontro Nac. de Eng. de Produção–Porto Alegre, RS, Brasil, v. 29, 2005.

COUTINHO, Fagner Melo José; AQUINO, Joás Tomaz De. Os 5S como diferencial competitivo para o sistema de gestão da qualidade: Estudo de caso em uma empresa de aços longos. GESTÃO. Org-Revista Eletrônica de Gestão Organizacional-ISSN: 1679-1827, v. 13, n. 2, 2016.

DUARTE, Fernanda; DUARTE, Luiz Carlos da Silva; ECKHARDT, Moacir. Métodos pa-ra quantificar os resultados das auditorias do programa 5S. XXXIII Encontro Nacional de Engenharia de Produção, p. 1-15, 2013.

FERREIRA, Maxwel de Azevedo; OLIVEIRA, Ualison Rébula de; GARCIA, Pauli Adri-ano de Almada. Quatro ferramentas administrativas integradas para o mapeamento de falhas: um estudo de caso. Revista UNIABEU – ISSN 2179-5037, v. 7, n. 16, 2014.

GODOY, Leoni Pentiado; BELINAZO, Denadeti Parcianello; PEDRAZZI, Fernanda Ki-eling. Gestão da qualidade total e as contribuições do programa 5S’s. XXI ENEGEP, 2001.

IZEPPE, Fábio Roberto; OLIVEIRA, Otávio José de. Diretrizes para implantação coleti-va e semipresencial de sistemas certificáveis de gestão. Gest. Prod., São Carlos, v. 20, n. 3, p. 603-613, 2013.

KATO, Jerry Miyoshi. Um modelo para a construção de cenários aplicado à Indústria de Transportes Rodoviários de Cargas no Brasil. Revista da FAE, v. 10, n. 2, 2016.

LAPA, Reginaldo Pereira. Praticando os 5 sensos. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1998.

MARTINS, Gleison Hidalgo; MARTINS, Sonia Ferreira; FERREIRA, Renata Lincy. Pro-jeto 14: um estudo de caso sobre a implementação do programa 5s no setor de manu-tenção. Conhecimento Interativo, v. 10, n. 1, p. 84-101, 2017.

MALHEIRO, Magno Gilmar Borges; CARVALHO, Leonardo Gomes De; SANTOS, Edu-ardo Silva Dos. Contribuição dos 5S para melhoria da produtividade do setor de almo-xarifado de uma concessionária de veículos. Cricte, n. 28, 2018.manutenção. Conhecimento Interativo, v. 10, n. 1, p. 84-101, 2017.

NETLAND, T. H.; SANCHEZ, E. Effects of a production improvement programme on global quality performance: The case of the Volvo Production System, The TQM Jour-nal, Vol. 26, No. 2, p.188 – 201, 2014.

PIRES, Carla João Matos. Aplicação do programa 5S visando a melhoria contínua da qualidade. 2014. Dissertação de Mestrado. Universidade de Aveiro.

RIBEIRO, Haroldo. 5S - A base para a melhoria contínua (das organizações e das pes-soas). Disponível em: < http://www.pdca.com.br/site/artigos-haroldo-ribeiro/5s-a-abase-para-a-melhoria-continua.html> Acesso em 28 de nov. 2017.

ROCHA, Alexandre Varanda; MOTA, Edmarson Bacelar; JUNIOR, Isnard Marshall;
QUINTELLA, Odair Mesquita. Gestão da qualidade e processos. 2012.

SILVA, Christian Luiz da. Competitividade e estratégia empresarial: um estudo de caso da indústria automobilística brasileira na década de 1990. Revista da FAE, v. 4, n.1, 2017.

SILVA, João Martins de. O ambiente da qualidade na prática - 5S. 3. ed. Belo Horizon-te: Fundação Christiano Ottoni, 1996. 260 p.

SILVA, Raphael Henrique Teixeira da; OLIVEIRA, Daniela Carine Ramires de. Gestão da qualidade: um estudo de caso da melhoria organizacional e do processo produtivo por meio da ferramenta 5S. ANAIS SIMPAC, v. 8, n. 1, 2017.

SOARES, Juliano Pires; GOMES, Carlos Eduardo Pes; SANTOS, Cristina Paludo. O Sério e o Lúdico: Um Jogo para o Ensino e a Aprendizagem de Práticas do 5S para Crianças. VI Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2017.

Downloads

Publicado

2019-06-02