O PROGRAMA 5S COMO AGENTE PARA UM AMBIENTE DE QUALIDADE
Palavras-chave:
Competitividade, Qualidade, Programa 5S, Competitiveness, Quality, 5S ProgramResumo
O programa 5S é utilizado nas organizações com o objetivo de melhorar o ambiente de trabalho através da eliminação dos desperdícios, organização e limpeza, proporcionando aos colaboradores maior bem-estar e motivação para desempenhar suas atividades. Nesse sentido, o presente artigo que é do tipo qualitativo e exploratório tem como finalidade implantar os 5S’s em uma transportadora de grande porte, localizada na região metropolitana de Belo Horizonte. Para atingir o objetivo realizou-se uma adaptação da implementação do programa da qualidade, a fim de identificar a melhor forma de aplicação no almoxarifado de uma transportadora. A implantação dos cinco sensos propiciou uma reorganização no setor, causando mudanças no ambiente físico e nos hábitos do colaborador, originando resultados satisfatório como: ganho de 11,11m³ de espaço através da retirada de prateleiras do ambiente, comercialização de 80% dos itens obsoletos, definição do período de limpeza do ambiente, maior segurança para o colaborador, entre outros. A identificação dos insumos em estoque e as estratégias de descarte utilizadas no trabalho, foram fatores diferenciais para a aplicação. Percebeu-se que a mudança de cultura e hábitos do colaborador teve maior contribuição para a sua satisfação ao trabalhar em um ambiente de qualidade do que um dever de apenas cumprir procedimentos.
Referências
CAMPOS, V. F. TQC: Controle da Qualidade Total (no estilo japonês). 3a ed. Belo Ho-rizonte, MG: Fundação Christiano Ottoni, Escola de Engenharia da UFMG, Rio de Ja-neiro: Bloch Ed. 1992. 224 p.
CERQUEIRA NETO, E. P. Gestão da qualidade: princípios e métodos. São Paulo, Li-vraria Pioneira Editora, 1991.
COSTA, Rafael Brasil Ferro; REIS, Silvia Araújo Dos; ANDRADE, Vívian Tavares De. Implantação do programa 5S em uma empresa de grande porte: importância e dificul-dades. ENEGEP XXV Encontro Nac. de Eng. de Produção–Porto Alegre, RS, Brasil, v. 29, 2005.
COUTINHO, Fagner Melo José; AQUINO, Joás Tomaz De. Os 5S como diferencial competitivo para o sistema de gestão da qualidade: Estudo de caso em uma empresa de aços longos. GESTÃO. Org-Revista Eletrônica de Gestão Organizacional-ISSN: 1679-1827, v. 13, n. 2, 2016.
DUARTE, Fernanda; DUARTE, Luiz Carlos da Silva; ECKHARDT, Moacir. Métodos pa-ra quantificar os resultados das auditorias do programa 5S. XXXIII Encontro Nacional de Engenharia de Produção, p. 1-15, 2013.
FERREIRA, Maxwel de Azevedo; OLIVEIRA, Ualison Rébula de; GARCIA, Pauli Adri-ano de Almada. Quatro ferramentas administrativas integradas para o mapeamento de falhas: um estudo de caso. Revista UNIABEU – ISSN 2179-5037, v. 7, n. 16, 2014.
GODOY, Leoni Pentiado; BELINAZO, Denadeti Parcianello; PEDRAZZI, Fernanda Ki-eling. Gestão da qualidade total e as contribuições do programa 5S’s. XXI ENEGEP, 2001.
IZEPPE, Fábio Roberto; OLIVEIRA, Otávio José de. Diretrizes para implantação coleti-va e semipresencial de sistemas certificáveis de gestão. Gest. Prod., São Carlos, v. 20, n. 3, p. 603-613, 2013.
KATO, Jerry Miyoshi. Um modelo para a construção de cenários aplicado à Indústria de Transportes Rodoviários de Cargas no Brasil. Revista da FAE, v. 10, n. 2, 2016.
LAPA, Reginaldo Pereira. Praticando os 5 sensos. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1998.
MARTINS, Gleison Hidalgo; MARTINS, Sonia Ferreira; FERREIRA, Renata Lincy. Pro-jeto 14: um estudo de caso sobre a implementação do programa 5s no setor de manu-tenção. Conhecimento Interativo, v. 10, n. 1, p. 84-101, 2017.
MALHEIRO, Magno Gilmar Borges; CARVALHO, Leonardo Gomes De; SANTOS, Edu-ardo Silva Dos. Contribuição dos 5S para melhoria da produtividade do setor de almo-xarifado de uma concessionária de veículos. Cricte, n. 28, 2018.manutenção. Conhecimento Interativo, v. 10, n. 1, p. 84-101, 2017.
NETLAND, T. H.; SANCHEZ, E. Effects of a production improvement programme on global quality performance: The case of the Volvo Production System, The TQM Jour-nal, Vol. 26, No. 2, p.188 – 201, 2014.
PIRES, Carla João Matos. Aplicação do programa 5S visando a melhoria contínua da qualidade. 2014. Dissertação de Mestrado. Universidade de Aveiro.
RIBEIRO, Haroldo. 5S - A base para a melhoria contínua (das organizações e das pes-soas). Disponível em: < http://www.pdca.com.br/site/artigos-haroldo-ribeiro/5s-a-abase-para-a-melhoria-continua.html> Acesso em 28 de nov. 2017.
ROCHA, Alexandre Varanda; MOTA, Edmarson Bacelar; JUNIOR, Isnard Marshall;
QUINTELLA, Odair Mesquita. Gestão da qualidade e processos. 2012.
SILVA, Christian Luiz da. Competitividade e estratégia empresarial: um estudo de caso da indústria automobilística brasileira na década de 1990. Revista da FAE, v. 4, n.1, 2017.
SILVA, João Martins de. O ambiente da qualidade na prática - 5S. 3. ed. Belo Horizon-te: Fundação Christiano Ottoni, 1996. 260 p.
SILVA, Raphael Henrique Teixeira da; OLIVEIRA, Daniela Carine Ramires de. Gestão da qualidade: um estudo de caso da melhoria organizacional e do processo produtivo por meio da ferramenta 5S. ANAIS SIMPAC, v. 8, n. 1, 2017.
SOARES, Juliano Pires; GOMES, Carlos Eduardo Pes; SANTOS, Cristina Paludo. O Sério e o Lúdico: Um Jogo para o Ensino e a Aprendizagem de Práticas do 5S para Crianças. VI Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2017.