MEMÓRIA OLFATIVA E A SUA ASSOCIAÇÃO AO CONTEXTO DE VÍNCULO COM A MARCA

Autores

  • Vivian Helena de Souza Salomão
  • Clayton Pedro Capellari
  • Roberto Padilha Moia
  • Rogério Pierangelo
  • Telma Regina Bueno
  • Marcelo Salles da Silva

Palavras-chave:

Marketing Olfativo, Sentidos Humanos, Comportamento do Consumidor, Olfactory Marketing, Human Senses, Consumer Behavior

Resumo

Muitas empresas possuem em suas linhas produtos que interagem diretamente com os cinco sentidos humanos. Quando falamos em produtos relacionados à área de perfumes, o sentido humano mais utilizado é o olfato. Mas será que uma pessoa realmente consegue identificar um produto apenas pelo seu aroma? O objetivo desse artigo é verificar se o consumidor associa um determinado produto à marca utilizando o olfato. Para atingir esse objetivo foi escolhida uma marca de perfumes infantis como estudo de caso. Na sequência foi aplicado um teste às cegas, onde o respondente não sabia qual produto estava avaliando. Em complemento foi aplicado um questionário para que eles pudessem associar, ou não, o aroma do perfume à marca. Ao final da pesquisa pode-se concluir que a maioria dos respondentes associaram o cheiro à marca escolhida, confirmando o objetivo estabelecido.

Referências

ASHCAR – Renata – A História do Perfume da Antiguidade até 1900 – 2007 - <www.comciencia.br/comciencia/handler.php?section=8&> Acesso em: 19 ago.2018

BERNAL – Ignácio Morgado – Psicobiologia del Aprendizaje y la Memoria – 2005 - <http://www.redalyc.org/html/935/93501010/

FARKAS, F. Marketing Olfativo – Guia para Aromatização de Ambientes. São Paulo : SENAC, 2007.

GIL, A.C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 6 ª ed. São Paulo: Atlas, 2017.

KOTLER, P. Administração de Marketing. 3ª ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2001.

LINDSTROM, M. Brandsense: Segredos Sensoriais Por Trás Das Coisas Que Compramos.1ª ed, Porto Alegre: Bookman, 2011.

MAIA – Nilson Borlina – Viajando pelos Sentidos – 2007 - <www.comciencia.br/comciencia/handler.php?section=8&edicao=28&id=328> Acesso em: 19 ago. 2018

Mamãe e Bebê de Natura Completa 25 Anos Fortalecendo Vínculos – 2018 - <www.natura.com.br/blog/mais-natura/mamae-e-bebe-de-natura-completa-25-anos-fortalecendo-vinculos> Acesso em: 20 set. 2018

PEREIRA – Murilo Alves – Nosso Modo de Sentir o Mundo – 2007 - <www.comciencia.br/comciencia/handler.php?section=8&edicao=28&id=324&tipo=0> Acesso em: 19 ago. 2018

PEREZ, C. Signos da Marca: Expressividade e Sensorialidade. 2ª ed, São Paulo: Cengage Learning, 2016.

SOLOMON, M. O Comportamento do Consumidor. 9ª ed., Porto Alegre: Bookman, 2010.

Downloads

Publicado

2019-06-02