MEMÓRIA OLFATIVA E A SUA ASSOCIAÇÃO AO CONTEXTO DE VÍNCULO COM A MARCA
Palavras-chave:
Marketing Olfativo, Sentidos Humanos, Comportamento do Consumidor, Olfactory Marketing, Human Senses, Consumer BehaviorResumo
Muitas empresas possuem em suas linhas produtos que interagem diretamente com os cinco sentidos humanos. Quando falamos em produtos relacionados à área de perfumes, o sentido humano mais utilizado é o olfato. Mas será que uma pessoa realmente consegue identificar um produto apenas pelo seu aroma? O objetivo desse artigo é verificar se o consumidor associa um determinado produto à marca utilizando o olfato. Para atingir esse objetivo foi escolhida uma marca de perfumes infantis como estudo de caso. Na sequência foi aplicado um teste às cegas, onde o respondente não sabia qual produto estava avaliando. Em complemento foi aplicado um questionário para que eles pudessem associar, ou não, o aroma do perfume à marca. Ao final da pesquisa pode-se concluir que a maioria dos respondentes associaram o cheiro à marca escolhida, confirmando o objetivo estabelecido.
Referências
BERNAL – Ignácio Morgado – Psicobiologia del Aprendizaje y la Memoria – 2005 - <http://www.redalyc.org/html/935/93501010/
FARKAS, F. Marketing Olfativo – Guia para Aromatização de Ambientes. São Paulo : SENAC, 2007.
GIL, A.C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 6 ª ed. São Paulo: Atlas, 2017.
KOTLER, P. Administração de Marketing. 3ª ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2001.
LINDSTROM, M. Brandsense: Segredos Sensoriais Por Trás Das Coisas Que Compramos.1ª ed, Porto Alegre: Bookman, 2011.
MAIA – Nilson Borlina – Viajando pelos Sentidos – 2007 - <www.comciencia.br/comciencia/handler.php?section=8&edicao=28&id=328> Acesso em: 19 ago. 2018
Mamãe e Bebê de Natura Completa 25 Anos Fortalecendo Vínculos – 2018 - <www.natura.com.br/blog/mais-natura/mamae-e-bebe-de-natura-completa-25-anos-fortalecendo-vinculos> Acesso em: 20 set. 2018
PEREIRA – Murilo Alves – Nosso Modo de Sentir o Mundo – 2007 - <www.comciencia.br/comciencia/handler.php?section=8&edicao=28&id=324&tipo=0> Acesso em: 19 ago. 2018
PEREZ, C. Signos da Marca: Expressividade e Sensorialidade. 2ª ed, São Paulo: Cengage Learning, 2016.
SOLOMON, M. O Comportamento do Consumidor. 9ª ed., Porto Alegre: Bookman, 2010.