A PRODUÇÃO DO TEXTO A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE SEU SUJEITO: AS DIFERENTES VOZES PRESENTES NA LITERATURA EM DIÁLOGO COM A HISTÓRIA DE VIDA DE CADA UM
Palavras-chave:
constituição do sujeito, experiência elementar, literatura, produção de texto, configuração de valoresResumo
Este trabalho objetiva demonstrar que todo texto expõe as hipóteses de significado existencial de seu autor. (RICOEUR, 1987) e que a falta de clareza dessas hipóteses desenha-se nos textos que produz. Assim há relação inextrincável entre formação da identidade e configuração de valores (CHARLES TAYLOR, 1997). Para tanto é considerada literatura e diferentes tradições culturais (HANNAH ARENDT, 2003) as quais os alunos pertencem como hipóteses de significado de mundo (UMBERTO ECO, 2003) a serem verificadas por meio da Experiência Elementar (L.GIUSSANI, 2004). O percurso da construção do sujeito reside na contínua observação e avaliação do que é oferecido pela literatura e pelo legado que cada aluno traz, constituindo um texto com identidade.
Referências
ARENDT, Hannah. A Crise na Educação in Quatro Textos Excêntricos. Lisboa: Relógio d’Água, 2000.
________ . Entre o Passado e o Futuro. São Paulo: Perspectiva, 2003.
BORGES, Jorge Luiz. Obras Completas. Buenos Aires: Emecê, 1974. BOSI, Alfredo. Dialética da Colonização, São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
BRANDÃO, Ignácio de Loyola. O homem do furo na mão e outras histórias, São Paulo: Ática, 1987.
BRANDÃO, Sílvia R. R. de Campos. O método formativo de Alfonso López Quintás: fundamentos filosóficos e experiência educativa, tese de doutorado, FEUSP, 2005.
CALVINO, Ítalo. As cidades invisíveis, São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
CANALLE, Cecília. Fundamentos Filosóficos da Poética da Adélia Prado: Subsídios Antropológicos para uma Filosofia da Educação, dissertação de mestrado, FEUSP, 1996.
ECO, Umberto. Sobre a Literatura – Ensaios, Rio de Janeiro: Record, 2003.
FABRY, Joseph B. La Búsqueda de Signifi cado, Boston: Beacon Press, 1990.
FINKIELKRAUT, Alain. A Humanidade Perdida, Lisboa: Asa, 1997.
FRANKL, Viktor. Em Busca de Sentido, Petrópolis: Vozes, 2008.
GIUSSANI, Luigi. Educar é um Risco, São Paulo: Companhia Ilimitada, 2004.
________ . O Senso Religioso, Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 2000.
GUARDINI, Romano. O Mundo e a Pessoa, São Paulo: Duas Cidades, 1963
MARÍAS, Julián. A Felicidade Humana, São Paulo: Duas Cidades, 1989.
MARINA, José Antonio. Teoria da Inteligência Criadora, Lisboa: Caminho da Ciência,1995.
ORTEGA Y GASSET, José. Obras Completas, vol. 2, Madrid: Alianza Editorial, 1987.
________ . Meditaciones del Quijote in Obras Completas, Madrid: Revista de Occidente, volI, 1966.
PRADO, Adélia. Entrevista a Luiz Jean Lauand in http://www.hottopos.com.br/videtur9/renlaoan.htm
________ . Poesia Reunida, São Paulo: Siciliano, 1992.
RICOEUR, Paul. Teoria da Interpretação, Lisboa: Edições 70, 1987.
ROSA, Guimarães. Estas Estórias, Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002.
STEINER, George. Gramáticas da Criação, São Paulo: Globo, 2003.
TAYLOR, Charles. As Fontes do Self: a Construção da Identidade Moderna, São Paulo: Loyola, 1997.
________ . Entre o Passado e o Futuro. São Paulo: Perspectiva, 2003.
BORGES, Jorge Luiz. Obras Completas. Buenos Aires: Emecê, 1974. BOSI, Alfredo. Dialética da Colonização, São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
BRANDÃO, Ignácio de Loyola. O homem do furo na mão e outras histórias, São Paulo: Ática, 1987.
BRANDÃO, Sílvia R. R. de Campos. O método formativo de Alfonso López Quintás: fundamentos filosóficos e experiência educativa, tese de doutorado, FEUSP, 2005.
CALVINO, Ítalo. As cidades invisíveis, São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
CANALLE, Cecília. Fundamentos Filosóficos da Poética da Adélia Prado: Subsídios Antropológicos para uma Filosofia da Educação, dissertação de mestrado, FEUSP, 1996.
ECO, Umberto. Sobre a Literatura – Ensaios, Rio de Janeiro: Record, 2003.
FABRY, Joseph B. La Búsqueda de Signifi cado, Boston: Beacon Press, 1990.
FINKIELKRAUT, Alain. A Humanidade Perdida, Lisboa: Asa, 1997.
FRANKL, Viktor. Em Busca de Sentido, Petrópolis: Vozes, 2008.
GIUSSANI, Luigi. Educar é um Risco, São Paulo: Companhia Ilimitada, 2004.
________ . O Senso Religioso, Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 2000.
GUARDINI, Romano. O Mundo e a Pessoa, São Paulo: Duas Cidades, 1963
MARÍAS, Julián. A Felicidade Humana, São Paulo: Duas Cidades, 1989.
MARINA, José Antonio. Teoria da Inteligência Criadora, Lisboa: Caminho da Ciência,1995.
ORTEGA Y GASSET, José. Obras Completas, vol. 2, Madrid: Alianza Editorial, 1987.
________ . Meditaciones del Quijote in Obras Completas, Madrid: Revista de Occidente, volI, 1966.
PRADO, Adélia. Entrevista a Luiz Jean Lauand in http://www.hottopos.com.br/videtur9/renlaoan.htm
________ . Poesia Reunida, São Paulo: Siciliano, 1992.
RICOEUR, Paul. Teoria da Interpretação, Lisboa: Edições 70, 1987.
ROSA, Guimarães. Estas Estórias, Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002.
STEINER, George. Gramáticas da Criação, São Paulo: Globo, 2003.
TAYLOR, Charles. As Fontes do Self: a Construção da Identidade Moderna, São Paulo: Loyola, 1997.
Downloads
Publicado
2019-10-08
Edição
Seção
Artigos