A PRODUÇÃO DO TEXTO A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE SEU SUJEITO: AS DIFERENTES VOZES PRESENTES NA LITERATURA EM DIÁLOGO COM A HISTÓRIA DE VIDA DE CADA UM

Autores

  • Cecília Canalle Fornazieri

Palavras-chave:

constituição do sujeito, experiência elementar, literatura, produção de texto, configuração de valores

Resumo

Este trabalho objetiva demonstrar que todo texto expõe as hipóteses de significado existencial de seu autor. (RICOEUR, 1987) e que a falta de clareza dessas hipóteses desenha-se nos textos que produz. Assim há relação inextrincável entre formação da identidade e configuração de valores (CHARLES TAYLOR, 1997). Para tanto é considerada literatura e diferentes tradições culturais (HANNAH ARENDT, 2003) as quais os alunos pertencem como hipóteses de significado de mundo (UMBERTO ECO, 2003) a serem verificadas por meio da Experiência Elementar (L.GIUSSANI, 2004). O percurso da construção do sujeito reside na contínua observação e avaliação do que é oferecido pela literatura e pelo legado que cada aluno traz, constituindo um texto com identidade.

Referências

ARENDT, Hannah. A Crise na Educação in Quatro Textos Excêntricos. Lisboa: Relógio d’Água, 2000.
________ . Entre o Passado e o Futuro. São Paulo: Perspectiva, 2003.
BORGES, Jorge Luiz. Obras Completas. Buenos Aires: Emecê, 1974. BOSI, Alfredo. Dialética da Colonização, São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
BRANDÃO, Ignácio de Loyola. O homem do furo na mão e outras histórias, São Paulo: Ática, 1987.
BRANDÃO, Sílvia R. R. de Campos. O método formativo de Alfonso López Quintás: fundamentos filosóficos e experiência educativa, tese de doutorado, FEUSP, 2005.
CALVINO, Ítalo. As cidades invisíveis, São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
CANALLE, Cecília. Fundamentos Filosóficos da Poética da Adélia Prado: Subsídios Antropológicos para uma Filosofia da Educação, dissertação de mestrado, FEUSP, 1996.
ECO, Umberto. Sobre a Literatura – Ensaios, Rio de Janeiro: Record, 2003.
FABRY, Joseph B. La Búsqueda de Signifi cado, Boston: Beacon Press, 1990.
FINKIELKRAUT, Alain. A Humanidade Perdida, Lisboa: Asa, 1997.
FRANKL, Viktor. Em Busca de Sentido, Petrópolis: Vozes, 2008.
GIUSSANI, Luigi. Educar é um Risco, São Paulo: Companhia Ilimitada, 2004.
________ . O Senso Religioso, Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 2000.
GUARDINI, Romano. O Mundo e a Pessoa, São Paulo: Duas Cidades, 1963
MARÍAS, Julián. A Felicidade Humana, São Paulo: Duas Cidades, 1989.
MARINA, José Antonio. Teoria da Inteligência Criadora, Lisboa: Caminho da Ciência,1995.
ORTEGA Y GASSET, José. Obras Completas, vol. 2, Madrid: Alianza Editorial, 1987.
________ . Meditaciones del Quijote in Obras Completas, Madrid: Revista de Occidente, volI, 1966.
PRADO, Adélia. Entrevista a Luiz Jean Lauand in http://www.hottopos.com.br/videtur9/renlaoan.htm
________ . Poesia Reunida, São Paulo: Siciliano, 1992.
RICOEUR, Paul. Teoria da Interpretação, Lisboa: Edições 70, 1987.
ROSA, Guimarães. Estas Estórias, Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002.
STEINER, George. Gramáticas da Criação, São Paulo: Globo, 2003.
TAYLOR, Charles. As Fontes do Self: a Construção da Identidade Moderna, São Paulo: Loyola, 1997.

Downloads

Publicado

2019-10-08