ENSINO DE EMPREENDEDORISMO: MÉTODO DE ENSINO PROFISSIONAL

  • Marina Cerqueira Marinho
  • Martinho Isnard Ribeiro de Almeida
Palavras-chave: empreendedorismo, administração, inovação, ensino, metodologia, pesquisa

Resumo

Foi desenvolvido em 2013 um método de ensino de pesquisa profissional no Mestrado Profissional em Empreendedorismo da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA USP). O presente artigo discorre sobre a sua aplicação no Curso Superior de Gestão de Negócios e Inovação, da Faculdade de Tecnologia Sebrae e avalia os resultados com uma pesquisa qualitativa, realizada com os alunos que utilizaram o método entre os anos de 2016 e 2017. No trabalho são apresentadas as principais contribuições do método para o desenvolvimento de negócios dos alunos, as percepções sobre a experiência acadêmica e sugestões para seu aprimoramento.

Biografia do Autor

Marina Cerqueira Marinho

Graduada pela Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da USP

Martinho Isnard Ribeiro de Almeida

Professor associado da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da USP.

Referências

ALMEIDA, Martinho Isnard Ribeiro de; FERNANDES, Priscila; FRANCESCONI, Milton. Manual para desenvolvimento de pesquisa profissional. São Paulo: Atlas, 2019.
DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. Rio de Janeiro: Campus, 2001
FLICK, U. (2009). Introdução à pesquisa qualitativa. 3.ed. Porto Alegre: Artmed.
KOLB, A. David. Experiential Learning: Experience as the source of learning and development. New Jersey: 1984.
KRAKAUER, Patricia Viveiros de Castro; SANTOS, Silvio Aparecido dos; ALMEIDA, Martinho Isnard Ribeiro de. Teoria da Aprendizagem Experiencial no Ensino de Em-preendedorismo: um Estudo Exploratório. REGEPE.v.6 Jan/Abr 2017.
LOPES, R. M. A. Educação empreendedora: conceitos, modelos e práticas. Alta Books, 2010.
MACEDO, Mariano de Matos et al. Empreendedorismo no Brasil, 2015. Global En-terneuship Monitor, 2015. Disponível em Acesso em: novembro de 2019.
RODRIGUES, M.T. O Fenômeno do Empreendedorismo e as Teorias Organizacio-nais: Identificando a Interseção Teórica dos Domínios. EnANPAD, 2007.
Pesquisa GEM revela taxa de empreendedorismo no Brasil. Portal SEBRAE. Aces-so em novembro de 2016. Disponível em < https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/bis/pesquisa-gem-revela-taxa-de-empreendedorismo-no-pais,eb3913c334085510VgnVCM1000004c00210aRCRD>
POLITIS, D. (July, 2005). The process of entrepreneurial learning: a conceptual frame-work. Entrepreneurship Theory and Practise, 29 (4): 399-424.
Publicado
2019-10-08