DESAFIO DOS UNIVERSITÁRIOS DURANTE A PANDEMIA - PERCEPÇÃO DOS ALUNOS EM FACULDADES DE MOGI DAS CRUZES
Palavras-chave:
Online; Remoto; Graduandos; Ensino; Alunos.Resumo
Através deste artigo foram perscrutados os fundamentos do sistema de ensino online implantado de maneira repentina, devido a inesperada pandemia que assolou o mundo no início deste ano (2020), tendo como foco principal o processo adaptativo dos estudantes universitários ao modelo de aula em questão. O objetivo da pesquisa girou em torno da perspectiva dos graduandos em relação ao processo remoto instaurado; por meio da averiguação de suas dificuldades, levando em conta as diferenças sociais, de rotina e experiências de cada aluno; ressaltando as divergências entre o ensino presencial e online e o papel das instituições de ensino e professores neste processo. A metodologia escolhida foi à exploratória-descritiva, de natureza quali-quanti, tendo como procedimento pesquisa bibliográfica e estudo de caso, uma vez que se adequa ao problema de pesquisa por ser um trabalho de importância social e educacional. Tendo-se como conclusão, após os estudos bibliográficos e a análise da pesquisa realizada, que apesar das diferentes perspectivas, motivadas pelas condições de vida divergentes de cada estudante, a maioria dos alunos estava parcialmente satisfeito, trazendo, contudo, algumas ressalvas que poderão ser levadas em consideração para um futuro aperfeiçoamento deste sistema de ensino.
Referências
BARROS, Alexandre Moço; SILVA, José Roberto Gomes da. Percepções dos indivíduos sobre as consequências do teletrabalho na configuração home-office: estudo de caso na Shell Brasil, 2010.Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/cebape/v8n1/a05v8n1.pdf.Acesso em: 19/07/2020 às 11:01.
CORDEIRO, Karolina Maria de Araújo. O impacto da pandemia na educação: a utilização da tecnologia como ferramenta de ensino, 2020. Disponível em:http:// idaam.siteworks.com.br/jspui/handle/prefix/1157. Acesso em: 17/10/2020 às 16:44.
FARIA, Andreliza. A educação e as novas tecnologias para o ensino ead: dificuldades de aprendizagem em alunos da EJA, 2017. Disponível em: https://re positorio.ufsc.br/handle/123456789/182237. Acesso em: 16/07/2020 às 10:22.
FUGA, Valdite Pereira. et al. Educação em tempos de pandemia: brincando com um mundo possível. Campinas - SP - 13070-056: Pontes Editores, 2020.
GATTI, Daniele Palla.: et al. Home office: vantagens, desvantagens e desafios para empresas e funcionários, 2018. Disponível em: http://unifatea.com.br/seer3/ index.php/RAF/article/view/877.Acesso em:17/07/2020 às 10:26.
MORAN, José. Propostas de mudança nos cursos presenciais com a educação “on-line”, 2004. Disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/site/textos/educac ao_online/propostas.pdf. Acesso em: 19/07/2020 às 20:57.
MORAN, José. Avaliação do ensino superior a distância no brasil, 2009. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/avaliacao. pdf. Acesso em:16/07/2020 as 10:57.
PALLOFF, Rena. M; PRATT, Keith. Lições da sala de aula virtual – as realidades do ensino ead, Editora Penso, 2º edição. 2015.
RAFALSKI, Julia Carolina; ANDRADE, Alexsandro Luiz de. Home-office: aspectos exploratórios do trabalho a partir de casa. 2015. Disponível em: http://pepsic.bvs alud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X2015000200013.Acesso em:17/07/2020 às 10:48.
ROMERO, T. Educação sem distância: as tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem. São Paulo: Senac, 2010. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=ByFzDwAAQBAJ&lpg=PP1&hl=pt-BR&pg=PP 1#v=onepage&q&f=false. Acesso em: 26/07/2020 às 21:28.
SILVA, Adriane das Neves; SANTOS, Ana Maria Gualberto dos; CORTEZ, Elaine Antunes; CORDEIRO, Benedito Carlos. Limites e possibilidades do ensino à distância (ead) na educação permanente em saúde: revisão integrativa, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/csc/v20n4/1413-8123-csc-20-04-01099.pdf. Acesso em: 17/07/2020 às 09:49.
SILVA, Marco. Sala de aula interativa a educação presencial e à distância em sintonia com a era digital e com a cidadania. 2001. Disponível em: http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/80725539872289892038323523789435604834.pdf.Acesso em: 19/07/2020 às 19:20.
SILVA, Pricilla Chantal Duarte; SHITSUKA, Ricardo; MORAIS, Gustavo Rodrigues de. “Virtuais: estudo comparativo do ensino de língua estrangeira no sistema ead e presencial”. 2013. Disponível em: http://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/a rticle/view/243. Acesso em: 15/07/2020 às 16:31.