BREVE REFLEXÃO SOBRE A RELAÇÃO PROFESSOR E ALUNO NUMA ÓTICA HUMANIZADA E A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO COLETIVO
Palavras-chave:
Ser Professor, trabalho coletivo, organização educativaResumo
O objetivo deste artigo é propor reflexões sobre o enfoque humanista da Educação onde os protagonistas desta história, professor e aluno vejam-se e reconheçam-se sem perder de vista as questões da aprendizagem, a forma de transmissão dos saberes educativos e o respeito humano e profissional entre ambos. Traz-nos reflexões sobre os quatro pilares da educação desenvolvidos pela UNESCO dentro da abordagem do Aprender a Conhecer; Aprender a Fazer; Aprender a conviver; aprender a ser. Refletimos ainda sobre a dimensão de envolvimento dos demais atores que compõe as organizações educativas enaltecendo o trabalho coletivo em prol da educação e dos relacionamentos humanos vividos nas instituições de ensino.
Referências
ALMEIDA, Julio Gomes, et al. Histórias de vida: Quando falam os professores. Editora Scortecci, 2008.~
DELORS, Jacques, et al, Educação um tesouro a descobrir, Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI, Editora Cortez, UNESCO MEC, Ministério da Educação e do Desporto, 1998.
FRELTRIM, Ana Galvão Marques ET al, Histórias de vida: Quando falam os professores,.Editora Scortecci, 2008.
FURLANETTO, Ecleide Cunico, Como nasce um professor, Ed. Paulus, 2007.
LIMA, Jorge Avila M., O papel de professor nas sociedades contemporâneas, Educação Sociedade e Culturas, Departamento de Educação da Universidade de Açores, 1996
LIMA, Licinio C. A democratização das organizações educativas e a participação como ingerência: Contribuições de Paulo Freire, Separata da Revista Fórum – Janeiro/junho de 2002.
MORALES, Pedro. A relação professor aluno. O que é. Como se faz. P. 50 e 51. Edições Loyola, 1999
NÓVOA, António, Professores Imagens do futuro presente, editora educa, 2009.
PALMA FILHO, J. C. (organizador) Pedagogia Cidadã. Cadernos de formação- – História da Educação, Editora Cultura Acadêmica UUNESP- Pró-Reitoria de Graduação/ Santa Clara Editora, 2010.
PETRINI, João Carlos, CEBS: Um novo sujeito popular, Rio e Janeiro, Paz e Terra, 1984.
SAIANI, Claudio, Jung e a Educação: uma análise da relação professor/aluno. São Paulo: Ed. Escrituras, 2000.
SILVA, Jair Militão, Autonomia da escola pública. Editora Papirus,7ª Edição, 2004.
DELORS, Jacques, et al, Educação um tesouro a descobrir, Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI, Editora Cortez, UNESCO MEC, Ministério da Educação e do Desporto, 1998.
FRELTRIM, Ana Galvão Marques ET al, Histórias de vida: Quando falam os professores,.Editora Scortecci, 2008.
FURLANETTO, Ecleide Cunico, Como nasce um professor, Ed. Paulus, 2007.
LIMA, Jorge Avila M., O papel de professor nas sociedades contemporâneas, Educação Sociedade e Culturas, Departamento de Educação da Universidade de Açores, 1996
LIMA, Licinio C. A democratização das organizações educativas e a participação como ingerência: Contribuições de Paulo Freire, Separata da Revista Fórum – Janeiro/junho de 2002.
MORALES, Pedro. A relação professor aluno. O que é. Como se faz. P. 50 e 51. Edições Loyola, 1999
NÓVOA, António, Professores Imagens do futuro presente, editora educa, 2009.
PALMA FILHO, J. C. (organizador) Pedagogia Cidadã. Cadernos de formação- – História da Educação, Editora Cultura Acadêmica UUNESP- Pró-Reitoria de Graduação/ Santa Clara Editora, 2010.
PETRINI, João Carlos, CEBS: Um novo sujeito popular, Rio e Janeiro, Paz e Terra, 1984.
SAIANI, Claudio, Jung e a Educação: uma análise da relação professor/aluno. São Paulo: Ed. Escrituras, 2000.
SILVA, Jair Militão, Autonomia da escola pública. Editora Papirus,7ª Edição, 2004.
Downloads
Publicado
2020-12-21
Edição
Seção
Artigos