A CULTURA ORGANIZACIONAL COMO FATOR DE SUCESSO NA JORNADA DE TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

  • Miller Berto Simberg Anaia
  • Rodrigo Medici Candido
  • Roberto Padilha Moia
Palavras-chave: transformação digital, cultura organizacional, inovação

Resumo

A transformação digital é um dos mais temas mais discutidos do momento. E o termo é utilizado em tantos lugares e de tal maneira que seu significado se tornou algo nebuloso. Frequentemente, o conceito é reduzido apenas à adoção de tecnologias digitais. As mudanças vão além do uso de tecnologias digitais, que são apenas facilitadoras da transformação.

Motivados pelas crescentes expectativas de seus clientes, organizações investirão em 2020 mais de $1.3 trilhões de dólares em iniciativas de transformação digital. Na maior parte dos casos, os retornos não serão percebidos como adequados para justificar investimentos tão pesados. Serão centenas de bilhões de dólares investidos em jornadas que se revelarão simplesmente fracassadas ou com resultados aquém das expectativas.

O problema é que transformações tradicionais já são complicadas. As digitais são ainda mais difíceis, pois alteram profundamente a maneira de negócios de uma organização, desde suas tecnologias até seu modelo de negócio e proposições de valor.

A transformação digital depende da cultura organizacional para que as mudanças se tornem duradouras. A organização deve se tornar mais ágil para ser capaz de responder às crescentes expectativas dos clientes e manter-se competitiva.

Embora as taxas de sucesso desses esforços sejam geralmente baixas, a cultura organizacional se apresenta como um fator crucial para o sucesso. Quando líderes incluem a cultura organizacional no escopo dessas jornadas, as chances de sucesso aumentam consideravelmente.

 

Biografia do Autor

Miller Berto Simberg Anaia

Fatec Sebrae - Estudante de Tecnologia em Marketing

Rodrigo Medici Candido

Fatec Sebrae - Professor em Gestão de Negócios e Inovação e Tecnologia em Marketing

Roberto Padilha Moia

Fatec Sebrae - Professor em Gestão de Negócios e Inovação e Tecnologia em Marketing.

Referências

BASFORD, Tessa; SCHANINGER, Bill. The four building blocks of change. McKinsey Quarterly, n. April, 2016.
BERMAN, Saul J.; BELL, Ragna. Digital transformation: Creating new business models where digital meets physical. IBM Institute for Business Value, Executive Report, 2011
BOULTON, C. What is Digital Transformation? A Necessary Disruption. CIO December 2018, 2018.
BHARADWAJ, Anandhi et al. Digital business strategy: toward a next generation of insights. MIS quarterly, p. 471-482, 2013.
BLOCKER, Christopher P. et al. Proactive customer orientation and its role for creating customer value in global markets. Journal of the Academy of Marketing Science, v. 39, n. 2, p. 216-233, 2011.
BUCY, Michael et al. The ‘how’ of transformation. McKinsey & Company, 2016.
DAVENPORT, Thomas H.; WESTERMAN, George. Why so many high-profile digital transformations fail. Harvard Business Review, v. 9, p. 15, 2018.
DE LA BOUTETIÈRE, Hortense; MONTAGNER, Alberto; REICH, Angelika. Unlocking success in digital transformations, McKinsey & Company, 2018
DEWAR, Carolyn; KELLY, Scott. The irrational side of change management. McKinsey Quarterly, v. 2, n. 10, p. 100-109, 2009.
DOXSEY, Jaime Roy; DE RIZ, Joelma. Metodologia da pesquisa científica. ESAB–Escola Superior Aberta do Brasil, v. 2003, p. 36, 2002.
Gartner, Inc. Executive Guidance: Speed Up Your Digital Business Transformation, 2019.
GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. Plageder, 2009.
GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007
GORAN, Julie; LABERGE, Laura; SRINIVASAN, Ramesh. Culture for a digital age. McKinsey Quarterly, v. 3, p. 56-67, 2017.
HIRJI, Nadir; GEDDES, Gale. What’s your digital ROI? Realizing the value of digital investments. Strategy&/PwC, October, v. 12, 2016.
ISMAIL, Mariam H.; KHATER, Mohamed; ZAKI, Mohamed. Digital business transformation and strategy: What do we know so far. Cambridge Service Alliance, v. 10, 2017.
MAOR, Dana; REICH, Angelika; YOCARINI, Lara. The people power of transformations, McKinsey & Company, 2017.
MATOS, Kelma Socorro Lopes de; VIEIRA, Sofia Lerche. Pesquisa educacional: o prazer de conhecer. Fortaleza: Demócrito Rocha, 2001.
SALESFORCE RESEARCH. State of the Connected Customer, Second Edition, 2018.
SALESFORCE. What is Digital Transformation?. Salesforce.com, s.d. Disponível em: https://www.salesforce.com/products/platform/what-is-digital-transformation/. Acesso em: 13/11/2020.
SCHEIN, Edgar H. Organizational culture and leadership. Jossey-Bass, 2004.
SEBASTIAN, Ina et al. How big old companies navigate digital transformation. 2017.
SHIRER, Michael; SMITH, Eileen. Worldwide Spending on Digital Transformation Will Reach $2.3 Trillion in 2023, More Than Half of All ICT Spending, According to a New IDC Spending Guide, 2020.
VIAL, Gregory. Understanding digital transformation: A review and a research agenda. The Journal of Strategic Information Systems, v. 28, n. 2, p. 118-144, 2019.
VON LEIPZIG, Tanja et al. Initialising customer-orientated digital transformation in enterprises. Procedia Manufacturing, v. 8, p. 517-524, 2017.

WESTERMAN, George; BONNET, Didier; MCAFEE, Andrew. Leading digital: Turning technology into business transformation. Harvard Business Press, 2014.
Publicado
2020-12-23