A CULTURA ORGANIZACIONAL COMO FATOR DE SUCESSO NA JORNADA DE TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

Autores

  • Miller Berto Simberg Anaia
  • Rodrigo Medici Candido
  • Roberto Padilha Moia

Palavras-chave:

transformação digital, cultura organizacional, inovação

Resumo

A transformação digital é um dos mais temas mais discutidos do momento. E o termo é utilizado em tantos lugares e de tal maneira que seu significado se tornou algo nebuloso. Frequentemente, o conceito é reduzido apenas à adoção de tecnologias digitais. As mudanças vão além do uso de tecnologias digitais, que são apenas facilitadoras da transformação.

Motivados pelas crescentes expectativas de seus clientes, organizações investirão em 2020 mais de $1.3 trilhões de dólares em iniciativas de transformação digital. Na maior parte dos casos, os retornos não serão percebidos como adequados para justificar investimentos tão pesados. Serão centenas de bilhões de dólares investidos em jornadas que se revelarão simplesmente fracassadas ou com resultados aquém das expectativas.

O problema é que transformações tradicionais já são complicadas. As digitais são ainda mais difíceis, pois alteram profundamente a maneira de negócios de uma organização, desde suas tecnologias até seu modelo de negócio e proposições de valor.

A transformação digital depende da cultura organizacional para que as mudanças se tornem duradouras. A organização deve se tornar mais ágil para ser capaz de responder às crescentes expectativas dos clientes e manter-se competitiva.

Embora as taxas de sucesso desses esforços sejam geralmente baixas, a cultura organizacional se apresenta como um fator crucial para o sucesso. Quando líderes incluem a cultura organizacional no escopo dessas jornadas, as chances de sucesso aumentam consideravelmente.

 

Biografia do Autor

Miller Berto Simberg Anaia

Fatec Sebrae - Estudante de Tecnologia em Marketing

Rodrigo Medici Candido

Fatec Sebrae - Professor em Gestão de Negócios e Inovação e Tecnologia em Marketing

Roberto Padilha Moia

Fatec Sebrae - Professor em Gestão de Negócios e Inovação e Tecnologia em Marketing.

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Publicado

2020-12-23