MARKETING ESPORTIVO – NAMING RIGHTS COMO ESTRATÉGIA DE MARKETING

  • Gabriel Hericles Lima Alves
  • Nathan Batista Ventura
  • Isabel Cristina Mota
Palavras-chave: marketing, marketing esportivo, patrocínio, branding, naming rights

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar e estudar o Naming Right (direitos de nome) como estratégia de marketing mostrando suas vantagens para empresas que investem e gerenciam essa forma de negócio. Este foi um estudo de caso realizado analisando dados do clube Corinthians. Aplicou-se metodologia qualitativa para coletar informações, de modo a compreender os conceitos e estratégias de marketing realizadas pela Sociedade Esportiva Corinthians Paulista, também foi realizada uma pesquisa bibliográfica. Com os resultados foram possíveis verificar que a Sociedade Esportiva Corinthians Paulista entendeu a necessidade de trabalhar essa estratégia de marketing, pois com isso ela conseguiu formar uma parceria com uma grande empresa.

Referências

CARDIA, Wesley. Marketing e Patrocínio Esportivo. Porto Alegre: Bookman 2004.
CHURCHILL, JR, G; PETER, J. P. Marketing: Criando valor para os clientes. São Paulo: Saraiva, 2000.
DAY, G. S. Marketing Contribution to the strategy Dialogue. Journal of the Academy Marketing Science, v.20, n.4, 1992.
KOTLER, Philip. Administração de Marketing: a edição do novo milênio. São Paulo: Prentice Hall, p. 10, 2000.
KOTLER, Philip; ARMSTRONG Gary. Marketing Esportivo: Princípios de marketing. 15 Ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2014.
KOTLER, Philip; KELLER, K. L. Administração de Marketing. 12 Ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.
MORGAN, M. J.; SUMMERS, J. Marketing Esportivo. Tradução VerticeTranslate. São Paulo: Thomson Learning, 2008.
MULLIN, B. J; HARDY, S.; SUTTON, W. A. Marketing Esportivo. 2. Ed. Porto Alegre: Bookman/Artemd, 2004.
NETO MELO, Francisco P. Marketing Esportivo. 2. Ed. Rio de Janeiro: Record, 2000.
PINHO, J. B. Comunicação em Marketing; Princípios da comunicação mercadológica. 11 Ed. Campinas, São Paulo: Papirus, 2012.
SILVA, Edison Coutinho da; SILVA, Camila Cunha da. Naming Rights no Contexto Brasileiro: Patrocínio de Centros Esportivos. Revista de Administração da Fatea, v. 11, n. 11, p. 55-127, 2015.
Publicado
2020-12-23