A MODELAGEM MATEMÁTICA NA ANÁLISE DE PROJETOS E DECISÕES PARA INVESTIMENTOS NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA FINANCEIRA

Autores

  • Vagner Donizeti Tavares Ferreira
  • Ricardo Antonio de Souza
  • Lilian Brazile Peppe

Palavras-chave:

Modelagem Matemática, Matemática Financeira, Educação Matemática, Mathematical Modeling, Financial Mathematics, Mathematics Education

Resumo

O tema Análise de Projetos e Decisões de Investimentos é apresentado como um tópico da disciplina Matemática Financeira, pois faz parte do currículo das diversas modalidades dos cursos de gestão na maioria das instituições de ensino superior no Brasil. Os estudantes apresentam dificuldade em perceber as conexões necessárias entre algumas técnicas de resolução apresentada no curso e o que acontece em situações reais no mercado financeiro. Ao pesquisarmos sobre a modelagem matemática, percebemos suas contribuições efetivas, quando utilizada como processo de ensino e aprendizagem. A discussão sobre este assunto levou-nos a algumas questões que pretendemos responder:  A modelagem matemática é uma ferramenta que possibilita ao aluno do curso de Gestão de Negócios relacionar as técnicas de análise de investimento com problemas ligados a fenômenos reais, a fim de entendê-lo e tomar decisões sobre eles? Que contribuições a modelagem matemática, como estratégia de ensino e aprendizagem de matemática financeira, pode trazer para o estudante do curso de gestão de negócios?

Referências

ALMOULOUD, Saddo Ag. Fundamentos da didática da matemática. Curitiba: Ed. UFPR, 2007.

ARTIGUE, M. “Ingénierie Didactique”. Recherches en Didactique des Mathématiques. Grenoble: La Pensée Sauvage-Éditions, v. 9.3, 281-308, (1988).

BARBOSA, J. C. Uma perspectiva para a Modelagem Matemática. In: Anais do IV Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática. Rio Claro: UNESP, 2000

Bassanezi, R. C. Ensino-Aprendizagem com modelagem matemática: uma nova estratégia. São Paulo; Contexto, 2006.
___________________ Equações Diferenciais com aplicações. São Paulo, Harbra ltda., 1988.

BOYCE, W. E.; DIPRIMA, R. C. Ecuaciones Diferenciales y Problemas Con Valores en La Frontera . México; Limusa Wiley S. A. 1972.

BOYEr, c.B.; História da Matemática. Trad. Elza F. Gomide. São Paulo; Edgard Blücher LTDA. 1974

CHEVALLARD, Y. Estudar matemáticas: o elo perdido entre o ensino e a aprendizagem. Trad. Daysy Vaz de Niraes. Porto Alegre: Artmed Editora. (2001).

D'AMBRÓSIO, U. Da realidade à ação: reflexões sobre educação e matemática. São Paulo: Unicamp. (1986).

D’AMBRÓSIO, U. Etnomatemática. S. Paulo: Ed. Ática. 1998.

DAVIS, P.J.; HERSH, R.. A experiência matemática. Ciência Aberta. Gradiva Publicações. Primeira ed. (1995).

DOLIS, M. Ensino de Cálculo e o processo de modelagem. Dissertação de Mestrado. UNESP, Rio Claro. (1989).

FERREIRA, Jr.. W.C. Modelos matemáticos para dinâmica de população distribuída em espaços de aspecto com interações não locais: paradigmas de complexidade - (Doutorado), IMECC-UNICAMP, Campinas. (1993)

Ferruzzi, Elaine C: A Modelagem Matemática como estratégia de ensino e aprendizagem do Cálculo Diferencial e Integral nos Cursos Superiores de Tecnologia. – Dissertação - Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. (2003).

GUSTINELI, O. A. P. Modelagem Matemática e resolução de problemas: uma visão global em Educação Matemática. 126 f. Dissertações (Mestrado) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro. (1990).

HABRE, S. Writing in a reformed differential equations class, Lebanese American University, Beirut – Lebanon, (P.O. Box: 13 – 5053, 2000)

HILGARD, R. E. O aparecimento dos modelos Matemáticos. Teoria da Aprendizagem. Ed. São Paulo, pp 461-508. (1973).

JAVARONI, S. L. Abordagem geométrica: possibilidades para o ensino e aprendizagem de Introdução às Equações Diferenciais Ordinárias – Tese – Universidade Estadual Paulista - Rio Claro São Paulo. 2007

laville, C; Dionne j. A construção do saber. Belo Horizonte. Editora UFMG, 1999.

MACHADO, N.J. Matemática por assunto: noções de cálculo. São Paulo. Scipione, 1988.

MCLONE, R. R. – Mathematical Modeling – The art of applying mathematics, in Math – Modeling (Andrews-McLone). Butter words, London, 1976

OCDE 2005 (Organização e desenvolvimento Econômico). OECD’s Financial Education Projet. Disponível em: <http://www.oecd.org/. Acesso em outubro de 2014.

TEIXEIRA, J; COUTINHO, C. Q.S. A educação financeira preconizada pela ENEF – Estratégia Nacional de Educação Financeira e seus efeitos na escola básica: uma análise do guia do PNLD. In: XI ENEM. Curitiba, Brasil. 2013.

Downloads

Publicado

2018-04-04