AS TERTÚLIAS DIALÓGICAS COMO MEIO INOVADOR PARA A LEITURA DOS CLÁSSICOS LITERÁRIOS NA SALA DE AULA
Palavras-chave:
Leitura, Clássicos, Tertúlia, Diálogo, EscolaResumo
O papel da escola é fundamental para desenvolver e formar com qualidade seus estudantes através de meios inovadores de leitura. É sabido que a leitura modifica o pensamento, dá base para a opinião e a argumentação, porém o papel da escola muitas vezes não reflete o desejo de seus estudantes.A escola da atualidade está ainda embasada em práticas e estratégias não certificadas como equitativas e eficazes por teorias e ações reconhecidas pela comunidade científica internacional. Então, esse artigo visa estruturar e revelar a importância das tertúlias literárias como meio de formar cidadãos leitores, conscientes, responsáveis, que produzam e participem de diálogos igualitários.As tertúlias literárias têm como ponto de partida a leitura de clássicos universais e, após essa leitura desenvolve-se a aprendizagem dialógica que se baseia nas contribuições de autores como Chomsky, Vygotsky e Paulo Freire, entre outros. A leitura precisa passar pelo processo de inovação e renovação para que seja mais atraente para as novas gerações e que através desse novo processo possa desenvolver nos alunos a participação efetiva nos diálogos igualitários a fim de transformar o espaço onde vivem. A leitura não deve estar atrelada a uma única disciplina, pois ela é parte fundamental de todas as atividades humanas, isto é, não se restringe a um dado momento ou a uma disciplina específica.Trata-se de pesquisa qualitativa, exploratória e explicativa, com revisão da literatura.A metodologia utilizada nesse artigo tem por base fazer uma contextualização entre a quinta edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, feita pela Agência Brasil e o Instituto Pró-Livro em parceria com o Itaú Cultural e o IBOPE, publicada em 11/09/2020e a aplicação das tertúlias dialógicas literárias a fim de promover a leitura de forma eficaz e prazerosa. Pesquisa básica (aprofundar um estudo), estratégica (avançar no estudo), com objetivo descritivo (baseado em teorias), abordagem qualitativa (leitura e interpretação), método hipotético-dedutivo (trata de uma problemática com hipóteses) e procedimento bibliográfico. Esse artigo conclui a importância das tertúlias literárias como meio de formar cidadãos conscientes, leitores e protagonistas de sua própria realidade e que produzem com responsabilidade o diálogo igualitário.
Referências
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