A FERRAMENTA ANALISE SWOT NO PROCESSO DE FORMULAÇÃO DAS AÇÕES ESTRATÉGICAS NAS PEQUENAS EMPRESAS.

UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA EMPREITEIRA MAGNU JD SÃO PAULO LTDA

Autores

  • Márcio Cardoso Santos
  • Maria Edleide Barbosa Alves Fernandes

Palavras-chave:

empreendedorismo, estratégia empresarial, pequenas empresas, entrepreneurship, business strategy, small business

Resumo

Este trabalho estuda a ferramenta análise SWOT (Strengths, Weakness, Opportunities, Threats) no processo de formulação das ações estratégicas nas pequenas empresas. Foi realizado um estudo na pequena empresa Empreiteira Magnu J.d. São Paulo LTDA, para analisar de que forma a matriz SWOT pode ajudar o empreendedor da pequena empresa. A análise SWOT colhe informações do ambiente interno (forças e fraquezas) e do ambiente externo (oportunidades e ameaças) e, através das informações obtidas, fornece ao empreendedor uma visão mais ampla do seu negócio, facilitando a escolha da estratégia para manter sua empresa no mercado fortemente competitivo. Atualmente com o cenário mercadológico altamente competitivo, as ações estratégicas devem ser pensadas, elaboradas e implantadas nas empresas independentemente do seu tipo e tamanho. É através da estruturação das ações estratégicas que são adotados critérios e estabelecidas metas para definir e atingir o objetivo da empresa, influenciando na permanência da empresa no mercado.  Na empresa estudada foi identificada aplicação, de forma empírica, das ações de planejamento estratégico. Através da análise SWOT a empresa poderá definir melhores práticas no departamento administrativo, por exemplo, e adaptar estratégias ao objetivo da empresa, lhe proporcionando acesso a novos mercados, proporcionando o crescimento e aprimoramento da empresa no segmento, e fazendo com que a empresa explore ao máximo as oportunidades que o mercado oferece, e poderá prever situações que podem ocorrer no futuro, minimizando as dificuldades, pois terá melhor preparo e controle de suas ações.

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Publicado

2018-04-04