EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O USO DA INTERDISCIPLINARIDADE COM GÊNEROS TEXTUAIS NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

  • Caroline Batista Fantini de Novais
  • Estefânia A. Pianoski Arata
  • Alessandra Ferreira Brito

Palavras-chave:

meio ambiente, interdisciplinaridade, legislação, gêneros textuais

Resumo

Embora a Educação Ambiental no Brasil seja garantida pela legislação vigente, o tema é desenvolvido de maneira tímida no espaço escolar. Os Parâmetros Curriculares Nacionais orientam que a interdisciplinaridade, entendida como uma troca de experiências entre os componentes curriculares, torna o aprendizado mais significativo e contextualizado. De acordo com o exposto nas bases curriculares, a proposta de temas transversais proporciona práticas interativas sociais, além de possibilitar uma leitura da realidade por meio do uso da linguagem em contextos situacionais diferenciados. Este trabalho faz uma análise da legislação brasileira, referente à Educação Ambiental, com o intuito de traçar os caminhos percorridos pelo tema. Propomos a prática interdisciplinar por meio do estudo dos gêneros textuais, pautado no disposto pela BNCC. Selecionamos uma sequência didática, do material do aluno, correspondente ao componente curricular de Língua Portuguesa, do 1º ano do Ensino Médio, como forma de exemplificar a adequação da interdisciplinaridade nas áreas diversificadas do currículo escolar.

Biografia do Autor

Caroline Batista Fantini de Novais

Mestre em Língua Portuguesa - PUC/SP, Especialista em Língua Portuguesa - PUC/SP, Licenciada em Letras - Universidade São Marcos. Docente no CEETEPS.

Estefânia A. Pianoski Arata

Mestre em Engenharia da informação – UFABC, Licenciada em Matemática, Graduada em Tecnologia da Informação. Coordenadora de Projetos na CESU – CPS. Professora de Ensino Superior e Técnico.

Alessandra Ferreira Brito

Licenciada em Pedagogia, Pós - graduada em Pedagogia Empresarial, Mestra em gestão e formação de professores e Doutoranda em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professora de Ensino Médio Técnico pelo Centro Paula Souza e Orientadora Educacional.

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Publicado

2021-09-02