O USO DE MÍDIAS SOCIAIS EM EMPREENDIMENTOS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA PARA FINS COMERCIAIS
Palavras-chave:
Economia Solidária, Redes Sociais, Mídias SociaisResumo
A internet é um recurso que pode beneficiar substancialmente os Empreendimentos Econômicos Solidários (EES), permitindo que eles atinjam novos mercados, principalmente através da velocidade de propagação de informações por intermédio das mídias sociais. O acesso dos EES brasileiros à internet ainda é tímido, entretanto, dados do mapeamento realizado pela Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes) apontam que no Estado de São Paulo ¾ deles possuem acesso à rede mundial de computadores, evidenciando um cenário diferente do encontrado no restante do país.
O presente trabalho busca entender como os EES da cidade de São Paulo usam as mídias sociais para fins comerciais e divulgação de suas causas.
Para isso, foram feitos estudos de casos múltiplos com três empreendimentos através de questionários semiestruturados em pesquisas de campo, em levantamentos que seguiram a abordagem qualitativa. Nesta investigação, que envolveu também a análise de dados secundários de EES da cidade de São Paulo cadastrados no Cadastro de Empreendimentos Econômicos Solidários (Cadsol), concluiu-se que o acesso à internet não reflete na presença digital dos EES nela, tampouco nas mídias sociais, concluiu-se também, que o uso das mídias sociais nos EES estudados ainda é embrionário e carece de profissionalização.
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