GESTÃO EMPREENDEDORA:

AS DIFICULDADES PARA SE FAZER CONTABILIDADE PARA AS MICROEMPRESAS E EMPRESAS DE PEQUENO PORTE

Autores

  • Valdir Aparecido da Silva

Palavras-chave:

Contabilidade, Tomadas de Decisões, Obrigatoriedade, Accounting, Decision Making, Compulsory

Resumo

A Contabilidade tem por objetivo fornecer informações sobre a situação patrimonial e financeira da empresa aos usuários internos ou externos, estas informações devem apresentar a real situação da empresa. A contabilidade consegue, detectar as melhores oportunidades de negócios, possibilita obtenção de maior lucro, a redução de despesas desnecessárias dando assim suporte nas tomadas de decisões administrativas das empresas. Os contadores têm um importante papel no processo de solução de problemas, não como responsáveis por decisões, mas como responsáveis pelos levantamentos contábeis e pelas informações de dados que ajudarão os seus usuários nas tomadas de decisões. Este trabalho tem por objetivo demonstrar as dificuldades encontradas pelo contador na obrigatoriedade do uso formal da contabilidade e a sua importância como um grande instrumento de auxilio nas tomadas de decisões para as microempresas e empresas de pequeno porte.

Referências

MARION, José Carlos; SOARES, Adenilson Honorio. Contabilidade como instrumento para tomada de decisões: uma introdução. Campinas, SP: Editora Alínea, 2000.

SILVA, Edivan Morais da Manual de contabilidade simplificada para micro e pequenas empresas; São Paulo, SP: Editora IOB, 2010.

REVISTA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE. A qualidade da pesquisa contábil no Brasil. Janeiro/Fevereiro 2008 nº 169 páginas 12-18.

Receita Federal do Brasil. Empreendedor Individual. Disponível em:
http://www.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/EmpreendorIndividual. Acesso:19/07/2010.

Downloads

Publicado

2018-04-04