FINANCIAL LITERACY: PERFIL DOS ESTUDANTES DA GERAÇÃO Z DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE DA REGIÃO DO ALTO TIETÊ
Resumo
A presente pesquisa visa analisar o perfil da educação financeira dos jovens da geração Z, nascidos entre 1993 a 2009. É uma pesquisa exploratória de cunho qualitativo e quantitativo e os dados foram coletados com base em um questionário online aplicado aos alunos do curso de Administração de uma universidade particular da região do Alto Tietê. Após a pesquisa conclui-se que o grupo da geração Z, em sua maioria, administra suas finanças antes dos 22 anos. Dessa forma, mostra-se que a geração Z possui entendimento sobre educação financeira, mesmo que não tenha aprendido em escolas, mas tenha usado da tecnologia e de cursos presenciais e online para aprender a administrar as suas finanças mesmo de forma intuitiva.
Referências
CORDEIRO, Nilton José Neves; COSTA, Manoel Guto Vasconcelos; SILVA, Marcio Nascimento da. Educação Financeira no Brasil: uma perspectiva panorâmica. Ensino de Matemática em Debate, São Paulo, v. 5, n. 1, p. 69 - 84, 2018.
CNDL – Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas. 47% dos jovens da Geração Z não realizam o controle das finanças, aponta pesquisa CNDL/SPC Brasil. Disponível em: https://site.cndl.org.br/47-dos-jovens-da-geracao-z-nao-realizam-o-controle-das-financas-aponta-pesquisa-cndl-spc-brasil-2/. Acesso em: 26 de fevereiro de 2020.
CNDL - Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas; SPC Brasil; Sebrae. Geração Z - A gestão das finanças pessoais. aio, 2019. Disponível em: http://www.cndl.org.br/upload/comunicacao/0519/SPC%20Analise%20Gera%C3%A7%C3%A3o%20Z.%20Gest%C3%A3o%20das%20Finan%C3%A7as%20Pessoais.pdf. Acesso em: 26 de fevereiro de 2020.
CRUZ, Daniele Barbist da; OLIVEIRA, Fernanda Couto de; BARVIK, Janete Sena; CARNEIRO, Thayse Machado; PEREIRA, Tatiana dos Santos. Educação Financeira para crianças e adolescentes na região metropolitana de Curitiba. Estação Científica, Juiz de Fora, n. 17. jan.-jun. 2017.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5.ed. São Paulo: Atlas, 1999.
HOCHMAN, Bernard; NAHAS, Fabio Xerfan; FILHO, Renato Santos de Oliveira; FERREIRA, Lydia Masako.Desenhos de pesquisa. Acta Cirúrgica Brasileira, São Paulo, v. 20, supl. 2, p. 2-9, 2005.
HUSTON, Sandra J. Measuring Financial Literacy. The Journal of Consumer Affairs, Vol. 44, No. 2. 296 – 316. 2010.
KAMPF, Cristiane. A geração Z e o papel das tecnologias digitais na construção do pensamento. ComCiência, Campinas, n. 131, 2011. Disponível em: <http://comciencia.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-76542011000700004&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 20 Feb. 2020.
MAGNONI, Antonio Francisco; MIRANDA, Giovani Vieira. Geração Y: características de um novo ouvinte. Conexão - Comunicação e Cultura. UCS, Caxias do Sul - v. 11, n. 22. jul./dez. 2012.
MATTOS, Carlos Alberto de; BICHOFFE, Paula; VALENCIANO, Thais Camargo dos Santos; GENTILE, Vanessa de Oliveira; GODINHO, Paulo José Manzoli; LIMA, Ana Beatriz. Os desafios na transição da geração X para a Y na Empresa Dori Ltda. Revista Científica do Unisalesiano - LINS - SP, ano 2, n.4, jul/dez de 2011.
OBREGON, Sandra Leonara; FACCO, Ana Luíza Rossato; RODRIGUES, Glauco Oliveira; MARCONATTO, Antonio Bittencourt; LOPES, Luis Felipe Dias. Geração Z: compreendendo as aspirações de carreira de estudantes de escolas públicas e privadas. Revista de Administração [FW]. v. 15 [n. 26] p. 84-108. dez, 2016.
RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
SAVOIA, José Roberto Ferreira; SAITO, André Taue; SANTANA, Flávia de Angelis. Paradigmas da educação financeira no Brasil. Rev. Adm. Pública, Rio de Janeiro, v. 41, n. 6, p. 1121-1141. Dec. 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-76122007000600006&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 20 Feb. 2020. https://doi.org/10.1590/S0034-76122007000600006.
TAPSCOTT, Don. A hora da geração digital. Rio de Janeiro: Agir Negócios, 2010.
WELLER, Wivian. A atualidade do conceito de gerações de Karl Mannheim. Soc. estado. Brasília, v. 25, n. 2, p. 205-224. Aug. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69922010000200004&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 12 de dezembro de 2019. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-69922010000200004.
CNDL – Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas. 47% dos jovens da Geração Z não realizam o controle das finanças, aponta pesquisa CNDL/SPC Brasil. Disponível em: https://site.cndl.org.br/47-dos-jovens-da-geracao-z-nao-realizam-o-controle-das-financas-aponta-pesquisa-cndl-spc-brasil-2/. Acesso em: 26 de fevereiro de 2020.
CNDL - Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas; SPC Brasil; Sebrae. Geração Z - A gestão das finanças pessoais. aio, 2019. Disponível em: http://www.cndl.org.br/upload/comunicacao/0519/SPC%20Analise%20Gera%C3%A7%C3%A3o%20Z.%20Gest%C3%A3o%20das%20Finan%C3%A7as%20Pessoais.pdf. Acesso em: 26 de fevereiro de 2020.
CRUZ, Daniele Barbist da; OLIVEIRA, Fernanda Couto de; BARVIK, Janete Sena; CARNEIRO, Thayse Machado; PEREIRA, Tatiana dos Santos. Educação Financeira para crianças e adolescentes na região metropolitana de Curitiba. Estação Científica, Juiz de Fora, n. 17. jan.-jun. 2017.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5.ed. São Paulo: Atlas, 1999.
HOCHMAN, Bernard; NAHAS, Fabio Xerfan; FILHO, Renato Santos de Oliveira; FERREIRA, Lydia Masako.Desenhos de pesquisa. Acta Cirúrgica Brasileira, São Paulo, v. 20, supl. 2, p. 2-9, 2005.
HUSTON, Sandra J. Measuring Financial Literacy. The Journal of Consumer Affairs, Vol. 44, No. 2. 296 – 316. 2010.
KAMPF, Cristiane. A geração Z e o papel das tecnologias digitais na construção do pensamento. ComCiência, Campinas, n. 131, 2011. Disponível em: <http://comciencia.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-76542011000700004&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 20 Feb. 2020.
MAGNONI, Antonio Francisco; MIRANDA, Giovani Vieira. Geração Y: características de um novo ouvinte. Conexão - Comunicação e Cultura. UCS, Caxias do Sul - v. 11, n. 22. jul./dez. 2012.
MATTOS, Carlos Alberto de; BICHOFFE, Paula; VALENCIANO, Thais Camargo dos Santos; GENTILE, Vanessa de Oliveira; GODINHO, Paulo José Manzoli; LIMA, Ana Beatriz. Os desafios na transição da geração X para a Y na Empresa Dori Ltda. Revista Científica do Unisalesiano - LINS - SP, ano 2, n.4, jul/dez de 2011.
OBREGON, Sandra Leonara; FACCO, Ana Luíza Rossato; RODRIGUES, Glauco Oliveira; MARCONATTO, Antonio Bittencourt; LOPES, Luis Felipe Dias. Geração Z: compreendendo as aspirações de carreira de estudantes de escolas públicas e privadas. Revista de Administração [FW]. v. 15 [n. 26] p. 84-108. dez, 2016.
RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
SAVOIA, José Roberto Ferreira; SAITO, André Taue; SANTANA, Flávia de Angelis. Paradigmas da educação financeira no Brasil. Rev. Adm. Pública, Rio de Janeiro, v. 41, n. 6, p. 1121-1141. Dec. 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-76122007000600006&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 20 Feb. 2020. https://doi.org/10.1590/S0034-76122007000600006.
TAPSCOTT, Don. A hora da geração digital. Rio de Janeiro: Agir Negócios, 2010.
WELLER, Wivian. A atualidade do conceito de gerações de Karl Mannheim. Soc. estado. Brasília, v. 25, n. 2, p. 205-224. Aug. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69922010000200004&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 12 de dezembro de 2019. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-69922010000200004.
Downloads
Publicado
2023-04-15
Edição
Seção
Artigos