RESPONSABILIDADE SOCIAL E SUSTENTABILIDADE: UM ESTUDO RETROSPECTIVO DA ATUAÇÃO DO CONAR SOBRE AS DIVULGAÇÕES PUBLICITÁRIAS
Palavras-chave:
CONAR, Divulgação publicitária, Responsabilidade socialResumo
O objetivo do presente estudo é realizar uma análise epistemológica e responder qual o perfil das decisões do CONAR sobre representação de divulgações publicitárias que supostamente ocasionaram desrespeito aos compromissos de responsabilidade social e de sustentabilidade dos anunciantes. O estudo desenvolvido é exploratório e de abordagem qualitativa, retrospectivo, observacional e descritivo. O método adotado foi a revisão da literatura nos últimos cinco anos, estabelecendo um marco teórico do estudo e a análise de documentos públicos, que consistiu na análise descritiva de textos legais vigentes e aplicáveis ao objeto desta pesquisa; e no estudo observacional e descritivo das decisões do CONAR no período de 2016 a 2020. No período estudado foram identificadas 1.369 representações julgadas por aquele Conselho. Pelo critério de inclusão e exclusão da amostra foram selecionadas 276 decisões do CONAR, sendo 249 em representações que versaram sobre desrespeito a responsabilidade social e 27 em representações sobre desrespeito ao compromisso de sustentabilidade dos anunciantes, excluindo-se as demais pela ausência de aderência ao objeto deste estudo científico, assim foi formada a amostra do estudo, que foi submetida a análise observacional e descritiva.
Conforme as ações para cada um dos tipos de classificação e decisões identificadas no CONAR variam de acordo com os anexos atingidos e de constância nas decisões para com as empresas. O CONAR autua suas decisões e aplica as partes com justificativas sobre as publicidades. Identifica-se a necessidade da sociedade brasileira de continuar com as avaliações feitas e questionar a realidade básica dos fundamentos do Código e sua precisão prática.
Referências
CARDOSO, João Batista Freitas; YAMAGUTI, Walter Haruki. Humor e preconceito de aparência: o riso na publicidade brasileira e as decisões do
CONAR. Conexão – Comunicação e Cultura, UCS, Caxias do Sul – v. 16, n. 31, jan./jun. -2017, p. 243-254.
CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária). Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária. Disponível em: http://www.conar.org.br/codigo/codigo.php - acesso em 17mar2021a
CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária). Decisões. Disponível em: http://www.conar.org.br/ - acesso em 23mar2021b
DITADURA MILITAR, https://brasilescola.uol.com.br/historiab/ditadura-militar.htm - acesso em 4-nov-2021.
DURÃES, Cintya Nishimura; SANTIAGO, Mariana Ribeiro. A publicidade por meio de storytelling e a efetividade das decisões do CONAR na repressão de abusos. Revista de Direito do Consumidor. vol. 126. ano 28. p. 201-217. São Paulo: Ed. RT, nov.-dez.-/2019.
FERRAZ, Ana Carla Sanches Lopes. A RESPONSABILIDADE SOCIAL COMO ESTRATÉGIA EMPRESARIAL DE DESENVOLVIMENTO, Marília - 2007 - http://www.dominiopublico.gov.br/download/teste/arqs/cp062626.pdf - acesso em 26-out.-2021.
KOTLER, Philip – Marketing 3.0. https://nucleohub.com.br/2020/06/03/o-que-e-marketing-as-melhores-definicoes-de-marketing/ - acesso em 11-nov.-2021.
OLIVEIRA, Laís Rodrigues de; COSTA, Alessandra de Sá Mello da; HEMAIS, Marcus Wilcox. Censura, Luta contra a Opressão e Liberdade de Expressão? Identidade e História Não Oficial da Origem do CONAR. X Congresso de Administração e Contabilidade - AdCont 2019 – Rio de Janeiro – RJ - 21 a 23 de novembro de 2019
SILVA, Renata Silveira da. O excesso, a falta e o estranhamento no discurso de autorregulamentação do CONAR. Fórum linguistic., Florianópolis, v.14, número especial, p.2524- 2536, nov. 2017.
TEIXEIRA, Dinair Velle da. Publicidade: analisando a (in)sustentabilidade nos anúncios impressos da Coca‐Cola. Comunicação Midiática. 13, n. 1, p. 110--‐125, jan./abr.2018.