O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DA TERCEIRA IDADE COM OS APLICATIVOS DURANTE A PANDEMIA
Palavras-chave:
comportamento do consumidor, pandemia, terceira idade, utilização de aplicativosResumo
A doença infecciosa causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) – também conhecido como Covid-19 – trouxe para a sociedade mundial o isolamento social e a vida através das telas, uma realidade que não acreditávamos que viveríamos tão cedo e por um período indeterminado tão longo quanto este. O grupo de terceira idade, é um dos grupos mais afetados pelas complicações da doença, por conta disso se tornou o grupo que mais deveria seguir o isolamento social. Este trabalho tem como objetivo central analisar como se dá o comportamento destes indivíduos em relação a utilização dos aplicativos e da internet no momento pandêmico. Propõe-se, assim, compreender melhor quem são essas pessoas, quais são as suas principais dificuldades e se houve aumento no acesso à internet e aos aplicativos durante a quarentena. Para isto, foi realizada uma pesquisa onde o consumidor foi questionado sobre os aplicativos que mais acessa, se houve aumento aos acessos dos mesmos durante a pandemia e, caso ainda existissem dificuldades, quais são. A discussão de resultados demonstra os dados obtidos pela pesquisa de campo realizada, que é uma amostra não probabilística e foi disponibilizada em uma plataforma online e divulgada para os residentes do estado de São Paulo. Desta maneira, foi possível compreender de maneira mais clara o comportamento dos consumidores da terceira idade e sua utilização aos aplicativos durante a pandemia.
Referências
ACESSAR. In: Michaelis, Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa. Editora Melhoramento LTDA, 2021. Disponível em: <https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/acessar/>. Acesso em: 22/10/2021.
CNDL. Disponível em <https://site.cndl.org.br/52-dos-idosos-sao-os-principais-responsaveis-pelo-sustento-da-casa-revela-pesquisa-da-cndlspc-brasil>. Acesso em 23 ago. 2021
CNDL. Pesquisa: O Uso da Tecnologia e Impactos da Pandemia na Terceira Idade. Disponível em < ttps://materiais.cndl.org.br/pesquisa-terceira-idade-bloco-1-uso-da-tecnologia-e-impactos-da-pandemia>. Acesso em 23 ago. 2021
COSTA, Deborah E. S.; RODRIGUES, Sandryelle de A.; ALVES, Rita de C. L. A.; SILVA, Milena Roberta F. da S.; BEZERRA, Antônio Diego C. B.; SANTOS, Daniel C. de; FREITAS, Milena Cordeiro; OLIVEIRA, Paula Ermans de; NUNES, Sabrina Freitas; SILVA, Victoria Caroline da; NASCIMENTO, Cidianna E. M. do. A influência das tecnologias na saúde mental dos idosos em tempos de pandemia: uma revisão integrativa. [s.l.] Research, Socity and Development, Vol. 10.2, 04 fev 2021. Disponível em: <https://rsdjournal.org/index.php/rsd/issue/view/73>. Acesso em 05 set 2021.
Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) - Boletim Especial. Disponível em: <https://www.dieese.org.br/boletimespecial/2020/boletimEspecial01.html>. Acesso em 25 set. 2021
Ebit Nielsen – Pesquisa Webshoppers, 44ª edição. Disponível em: <https://www.ebit.com.br/webshoppers>. Acesso em 23 ago. 2021
FRANCO, Juliana Aparecida; SOUZA, Dércia Antunes de.; Inclusão Digital para Pessoas da Terceira Idade: A Importância do Acesso à Informação. [s.n.] [s.l.] [s.d.]. Disponível em: <https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos15/13722126.pdf>. Acesso em 05 set. 2021.
KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de marketing. 15ª ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015.
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin L. Administração de marketing. 14ª ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.
O Globo. Disponível em <https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/especial-publicitario/bem-viver-em-minas/noticia/2021/03/25/viver-mais-e-melhor-e-possivel-envelhecer-com-qualidade-de-vida.ghtml>. Acesso em 25 set. 2021
ROMERO, Elena Dalia; MUZZY, Jéssica; DAMACENA, Giseli Nogueira; SOUZA, Nathalia Andrade de; ALMEIDA, Wanessa da Silva de; SZWARCWALD, Celia Landmann; MALTA, Deborah Carvalho; AZEVEDO, Marilisa Berti de; JÚNIOR SOUZA, Paulo R. B. de; AZEVEDO, Luiz Otávio; GRACIE, Renata; PINA, Maria de Fátima de; LIMA, Margareth Guimarães; WERNECK, André Oliveira; SILVA, Danilo R. P. da; Idosos no contexto da pandemia da COVID-19 no Brasil: efeitos nas condições de saúde, renda e trabalho. [s.l.] Cadernos de Saúde Pública, 2020. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/csp/a/gXG5RYBXmdhc8ZtvKjt7kzc/?lang=pt#>. Acesso em 15 set 2021.
SANTOS, Paloma Ariana dos; HEIDEMANN, Ivonete T. S. B.; MARÇAL, Cláudia C. B.; ARAKAWA-BELAUNDE, Aline Megumi; A percepção do idoso sobre a comunicação no processo de envelhecimento. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2018. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/acr/a/WkNqN959jCrJkP8yPntdT5k/?lang=pt>. Acesso em 15 set 2021.
SOLOMON, Michael R. O comportamento do consumidor. 11ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2016.
UOL Notícias. Disponível em <https://cultura.uol.com.br/noticias/20692_retrato-da-crise-mais-de-40-dos-idosos-procura-por-emprego-no-pais.html>. Acesso em 22 out. 2021.