DADOS PESSOAIS E MARKETING: IMPLICAÇÕES E ADEQUAÇÕES À LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS
Palavras-chave:
Marketing, Dados pessoais, Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, BrasilResumo
Este artigo tem por objetivo coletar e averiguar as possibilidades de estratégias de marketing em conformidade com a nova legislação brasileira sobre proteção de dados pessoais, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais. O artigo inicialmente contextualiza a utilização de dados pessoais em iniciativas de negócios no cenário atual, apontando as diversas formas como os dados podem ser usados e monetizados. Após isso, apresenta uma breve exposição sobre a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, mostrando os principais pontos para esta pesquisa. Em seguida, observa a relação entre marketing, uso e proteção de dados. Por fim, expõe diferentes modos como os dados pessoais são utilizados em marketing, como construção de perfis e personalização de produtos e serviços. Também analisa possibilidades e verifica alternativas de aplicação da Lei na área de marketing. Com a presente pesquisa, foi possível demonstrar que atividades de marketing podem ser modificadas e implementadas de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais.
Referências
CAMARGO, Solano de. As sanções da LGPD e o Inferno de Dante. Revista do Advogado. São Paulo: AASP, n.144, nov. 2019, p. 220-225.
FRAZÃO, Ana. Direitos básicos dos titulares de dados pessoais. Revista do Advogado. São Paulo: AASP, n.144, nov. 2019, p. 33-46.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2002. 175 p.
GODIN, Seth. Marketing de permissão: transformando desconhecidos em amigos e amigos em clientes. Rio de Janeiro: Campus, 2000. 218 p.
KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 4.0: do tradicional do digital. Rio de Janeiro: Sextante, 2017. 208 p.
LEONARDI, Marcel. Legítimo interesse. Revista do Advogado. São Paulo: AASP, n.144, nov. 2019, p. 67-73.
LIMA, Cintia Rosa Pereira de. Consentimento inequívoco versus expresso: o que muda com a LGPD?. Revista do Advogado. São Paulo: AASP, n.144, nov. 2019, p. 60-66.
LISBOA, Roberto Senise. Boa fé e confiança na lei geral de proteção de dados brasileira. Revista do Advogado. São Paulo: AASP, n.144, nov. 2019, p. 74-79.
MAGRANI, Eduardo; OLIVEIRA, Renan Medeiros de. A internet das coisas e a lei de proteção de dados reflexões sobre os desafios do consentimento e do direito à explicação. Revista do Advogado. São Paulo: AASP, n.144, nov. 2019, p. 80-89.
MIRAGEM, Bruno. A Lei Geral de Proteção de Dados (Lei 13.709/2018) e o Direito do consumidor. Revista dos Tribunais. São Paulo: Revista dos Tribunais, v. 1009, nov. 2019, p. 173-222.
PINHEIRO, Patricia Peck. Proteção de dados pessoais: comentários à Lei n. 13.709/2018 (LGPD). 2. Ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2020. 152 p.
RD STATION; JUSBRASIL. LGPD e o Marketing digital: entenda os detalhes da lei e o que muda nas ações da área. [S. l.]: RD Station, [2020]. E-book.
ROGERS, David L.Transformação digital: repensando seu negócio para a era digital. São Paulo: Autêntica Business, 2019. 329 p.