TRANSPORTE DE MATERIAIS: COMO A LOGÍSTICA DE ENTREGA NA CIDADE DE SÃO PAULO REAGIU A PANDEMIA DE COVID-19

Autores

  • Ingridy Margot Pereira da Rocha
  • Jéssica da Silva Dantas
  • Sidioney Onézio Silveira

Palavras-chave:

Logística, Tecnologias, Logtechs

Resumo

A logística em nosso país sempre teve seu modelo tradicional utilizando-se de veículos adequados para os transportes de mercadorias, processos e pessoas traçando as melhores rotas e cálculo de frete. Com o avanço tecnológico, somado ao período de pandemia que acelerou ainda mais o contexto digital em nosso país, as logtechs surgem então para automatizar o processo logístico tradicional existente, através de tecnologias “machine learning” e “big data”, trazendo rastreabilidade e então melhor tempo de retorno da informação sobre o status do pedido ao cliente. Essa tecnologia aplicada a logística tradicional, vêm, além disso, para trazer soluções mais eficientes em termos de entrega e informação, pois conecta à rede logística através de seus recursos digitais e com isso tende a melhorar o sistema rodoviário deficiente de nosso país, pois quando sobrecarregado, gera gargalos e morosidade na entrega final. Este artigo tem como objetivo geral analisar a relação entre a inovação e o desenvolvimento das logtechs, bem como o crescimento da atividade logística de entregas e compreender como o cenário pandêmico impactou a forma de realizar o transporte de entregas de materiais na cidade de São Paulo. Por fim, para o estudo como poderão observar ao longo da leitura, foi aplicado a metodologia de pesquisa exploratória, qualitativa com um tipo de pesquisa ampla e flexível.

Biografia do Autor

Ingridy Margot Pereira da Rocha

Aluna do Curso Superior de Gestão de Negócios e Inovação da Instituição Fatec-Sebrae.

Jéssica da Silva Dantas

Aluna do Curso Superior de Gestão de Negócios e Inovação da Instituição Fatec-Sebrae.

Sidioney Onézio Silveira

Mestre; Professor do Curso Superior em Superior de Gestão de Negócios e Inovação da Instituição Fatec-Sebrae

Referências

AEVO. LogTech: um novo cenário para o setor de logística. Disponível em: https://blog.aevo.com.br/logtech/. Acesso em 20 mar. 2022

BALLOU, Ronald H., Logística Empresarial. 5ª ed. São Paulo/SP: Editora Atlas, 2006.

BARRETO, L., AMARAL, A. PEREIRA, T. Industry 4.0 implications in logistics: na overview. Manufacturing Engineering Society International Conference, MESIC 2017, Spain. 1245-1252f, 2017.

BLANK, Steve; DORF, Bob. Startup: manual do empreendedor. O guia passo a passo para construir uma empresa. Alta Books, 2018.

BRASIL Estratégia Brasileira de Redes e Quinta Geração 5G. Consulta Pública, versão 2019. Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Consulta Pública, 2019. Disponível em: https://www.abranet.org.br/media/MCTIC-5G-Abranet.pdf?UserActiveTemplate=site/. Acesso em 13 mar. 2022

CARGOX. LogTech: veja por que ela é a solução para a logística do seu negócio. Disponível em: https://cargox.com.br/blog/logtech. Acesso em 20 mar. 2022

CNN BUSINESS. Com aporte bilionário, Loggi prevê fazer entregas para todas as cidades do país. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/business/com-aporte-bilionario-loggi-preve-fazer-entregas-para-todas-cidades-do-brasil/. Acesso em: 02 abr. 2022

DISTRITO. Logtech Report 2020. Distrito Dataminer, São Paulo, 2020.

EBIT; NIELSEN. Pesquisa aplicativos de entrega no painel de consumidores online Ebit-Webshoppers: período: 01 de julho de 2020 – 13 de julho de 2020; 42ª ed. Nielsen Homescan, 2020.

GIL, Carlos Antonio. Como Elaborar Métodos de Pesquisa. 3ª ed. São Paulo/SP: Editora Atlas/SP, 1991.

GMC. Logtechs 2020: visão geral do ecossistema de startup de logística no Brasil. Disponível em: https://www.gmc-solutions.com/post/loghtechs-2020-vis%C3%A3o-geral-do-ecossistema-de-startups-no-brasil. Acesso em 02 abr. 2022.

MARIOTI. Ana Paula Estuqui. Impacto da Pandemia de Covid-19 na Distribuição Logística do E-Commerce: Revisão Sistemática da Literatura. Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico de Joinville. Joinville, 89f, 2021.

NOVAES, Antônio Galvão. Logística e gerenciamento da cadeia de distribuição. 3ª ed. Rio de Janeiro/RJ: Elsevier, 2007.

OJEDA LARROSA, Natalia Maria. LogTechs in Brazil: how logistics start-ups are applying Industry 4.0 technologies: a multi-case study. Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de São Paulo, 104f, 2021.

PEGN. Apesar da pandemia Lalamove cresce 100% ao mês no Brasil. Disponível em: https://revistapegn.globo.com/Startups/noticia/2020/07/apesar-da-pandemia-lalamove-cresce-100-ao-mes-no-brasil.html. Acesso em: 02 abr. 2022

RIES, Eric. A startup enxuta: como os empreendedores atuais utilizam a inovação contínua para criar empresas extremamente bem-sucedidas. São Paulo/SP: Lua de Papel, 2012.

SCHWAB, Klaus. A Quarta Revolução Industrial. 1ª ed. São Paulo/SP: Editora Edipro, 2016.

SEBRAE. Indústria 4.0: A Moda a Caminho do Futuro. Rio de Janeiro, 2018. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/UFs/RJ/Anexos/Industria%204_0%20-%20WEB.PDF. Acesso em 23 mar. 2022.

SPADINGER, Robert. Implementação da Tecnologia 5G no Contexto da Transformação Digital e Indústria 4.0. Diretoria de Estudos e Políticas Setoriais de Inovação e Infraestrutura, Distrito Federal, N° 79, 2021. Disponível em: http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/10419/1/NT_79_Diset_ImplementacaoTecnologia5G_Industri4.0.pdf. Acesso em 08 mar. 2022.

SUARES, Erick Corrêa. Uma Análise Sobre a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos: Setor, Concorrentes e Privatização. Graduação em Ciências Econômicas. Universidade Federal Fluminense. Campo dos Goytacazes, 74f, 2021.

UMOVE.ME. LogTechs: o que são e como trazem mais inovação à logística. Disponível em: https://www.umov.me/logtech-inovacao-na-logistica/. Acesso em 20 mar. 2022.

Downloads

Publicado

2023-05-13