FORMULAÇÃO DA ESTATÉGIA COMPETITIVA: EMPRESA LOGITRANCARGO LTDA, POR MEIO DO MODELO CAMPOS E ARMAS DA COMPETIÇÃO
Palavras-chave:
Estratégia competitiva, estratégia em projetos, grau da competitividade, campos e armas da competição, market shareResumo
Este trabalho objetiva verificar a adequação do modelo CAC – campos e armas da competição para analisar e propor alterações na estratégia competitiva da empresa Logitrancargo Ltda., de forma aumentar seu grau de competitividade. Processo de formulação da estratégia competitiva prescrito pelo modelo de campos e armas da competição, o qual é capaz e suficiente para gerar estratégias que aumentam o grau de competitividade de uma empresa através de campos que são de importância para o comprador e armas, as quais não são de interesse para o comprador. Além de fontes bibliográficas será utilizada pesquisa de campo – fontes primárias de dados. A pesquisa qualitativa será realizada nesta empresa de pequeno porte, a fim de identificar e alinhar às vantagens competitivas que a organização busca conquistar, manter e ampliar, ou, em outras palavras, alinhadas à estratégia de negócio. Para tanto, será utilizado o uso do modelo CAC. Além de fazer considerações sobre estratégia de prestação de serviço e vantagem competitiva. Estratégia Construtivista Fenomenológico - entrevista em profundidade. Procura-se desvendar, explicar e normatizar o pensamento do homem sobre um fenômeno por meio do estudo de indivíduos através de observações de estudo de caso profundo no ambiente da empresa, estudo de Campo e monitoramento do uso da estratégia em projetos / processos futuros. A motivação da pesquisa está inserida em aumento do grau da competitividade, consequentemente aumento de Market share e receita.
Referências
BARNEY, J. B.; HESTERLY, W.S. Administração estratégica e vantagem competitiva. Casos Brasileiros. CW - Companion Website, 2011.
CONTADOR, J. Celso. Campos e armas da competição. São Paulo: Ed. Saint Paul, 2008.
CONTADOR, J. Celso. Concepção do CAC-Redes. São Paulo: UNIP, 2017 (mimeo).
CONTADOR, J. Luiz. Artefato para formulação da estratégia competitiva de empresas. Campo Limpo Paulista: UNIFACCAMP, 2018. Disponível em
KAPLAN, Robert S.; NORTON, David P. A estratégia em ação – Balanced Scorecard - Harvard Business Schooll Press – Elsevier, 2007.
PORTER, Michael E. Vantagem competitiva – Criando e sustentando um desempenho superior. Ed. Campus 25º Edição. 2001.