PLANEJAMENTO DE CARREIRA: O NOVO CONTRATO PSICOLÓGICO ENTRE PESSOAS E EMPRESAS

Autores

  • Mônica Pereira da Rosa

Palavras-chave:

carreira, competências, empregabilidade, geração millennials

Resumo

O presente artigo tem por objetivo discutir o posicionamento do profissional do século XXI no que concerne ao seu planejamento de carreira, seus desejos e desafios no campo da vida profissional. Pretende, ainda, pensar como se dá o contrato psicológico de trabalho entre profissional e empresa quando este profissional é protagonista em suas escolhas de carreira e não apresenta mais uma atitude passiva diante das possibilidades que lhe acenam no seu horizonte profissional. Para tanto, começamos discutindo o conceito de carreira e a importância do seu planejamento para o sucesso profissional e para a melhor tomada de decisão para as estratégias de negócio por parte das empresas. Apontamos algumas diretrizes para se pensar um novo contrato psicológico de trabalho entre empresa e profissional que opera dentro de uma lógica muito mais participativa e alinhada aos interesses de ambas as partes. Apresentamos, também, a descrição do perfil da geração Millennials, ou geração Y, cujas características diferem de forma significativa da geração anterior, a geração X, por ser a geração que já nasceu conectada e com um modelo mental diferente por buscar sempre respostas rápidas e serem mais questionadora. Como forma de ilustrar o posicionamento dos profissionais que atuam hoje no mercado de trabalho, quanto ao seu manejo de carreira, são apresentados alguns fragmentos de casos atendidos em orientação profissional e de carreira. Estes casos mostram os conflitos que permeiam o momento de tomada de decisão por mudança de rota e a busca por melhores oportunidades de colocação profissional. Muitas vezes, uma busca por oportunidades que contemplem desejo de ascensão profissional, maior liberdade de atuação, melhores ganhos financeiros e a busca pela autorrealização em uma única atividade profissional.

Biografia do Autor

Mônica Pereira da Rosa

Professora da Fatec Sebrae; psicóloga e psicanalista; orientadora profissional e de carreira. Mestre em Ciências Sociais pela PUC – SP e doutoranda em Psicologia Clínica pela PUC – SP.

Referências

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. A era da informação: economia, socieda-de e cultura. São Paulo: Paz e Terra, 2018.

COMAZZETTO, L. R. et al. A Geração Y no mercado de trabalho: um estudo compara-tivo entre gerações. Psicologia: Ciência e Profissão [on-line], 2016, vol. 36, nº 1, p. 145 – 157. ISSN: 1414-9893.

DELOITTE. Millennials no Brasil, 2020. Disponível em: https://www2.deloitte.com/br/pt/pages/about-deloitte/articles/geracao-millennials-brasil.html. Acesso em: 29 abr. 2023.

DUTRA, J. S. Administração de carreira: uma proposta para repensar a gestão de pessoas. São Paulo: Atlas, 2009.

HALL, Douglas T. The career is dead. Long live the career: a relational approach to careers. 1ª edição. São Francisco: Jossey-Bass, 1996.

HANASHIRO, D. M. M.; TEIXEIRA, M. L. M.; ZACCARELLI, L. M. (Org). Gestão do fator humano: uma visão baseada em stakeholders. 2ª edição. São Paulo: Saraiva, 2008.

KUASAKI, Edmir. Gestão de carreiras. São Paulo: Cengage, 2016.

LANCASTER, L. C.; STILLMAN, D. O Y da questão: como a geração Y está transfor-mando o mercado de trabalho. Tradução de Leandro Woyakoski. São Paulo: Saraiva, 2011.

MELLO, R. Empreendedorismo é marca registrada da Geração Y. Jornal do Comér-cio. Porto Alegre. Publicado em 10 de março de 2014. Disponível em: https://www.jornaldocomercio.com/site/noticia.php?codn=156034. Acesso em: 10 mar. 2023

SCHEIN, E. H. Career Anchors: discovering your real values. Revised edition San Die-go, CA: Pfeiffer & Company, 1993.

SUPER, Donald. The psychology of careers: an introduction to vocational development. Nova York: Harper&Brothers, 1957.

Downloads

Publicado

2024-03-23