MARKETING OLFATIVO COMO INSTRUMENTO MERCADOLÓGICO: ESTUDO DE CASO

Autores

  • Mário Pereira Roque Filho
  • Ângela da Silva Rubim
  • Artur Eduardo Silva
  • Charles Henrique da Silva
  • Fagner de Araújo Pedreira
  • Leandro Barbosa Chida
  • Leonardo Pereira de Aguiar

Palavras-chave:

Marketing olfativo, sentido olfato, influência, compra

Resumo

Este artigo tem como objeto de estudo, um caso o qual descreve o marketing olfativo como instrumento mercadológico, que visa se aprofundar nos conhecimentos sobre a influência da fragrância na tomada de decisão de compra, abordando conhecimentos sobre a aplicação do marketing sensorial, utilizando o marketing olfativo como estratégia de diferenciação. Além disso, iremos identificar o processo cognitivo através dos sentidos, bem como a potencialização das vendas através desta estratégia compreendendo que o olfato, é um sentido que influencia no comportamento do consumidor.  O método utilizado foi o de entrevista e análise de discurso o que demonstra metodologicamente uma pesquisa qualitativa descritiva sobre o assunto, além de livros específicos de marketing.

Biografia do Autor

Mário Pereira Roque Filho

Fatec Sebrae, FEA-USP

Ângela da Silva Rubim

Uni Castelo

Artur Eduardo Silva

Uni Castelo

Charles Henrique da Silva

Uni Castelo

Fagner de Araújo Pedreira

Uni Castelo

Leandro Barbosa Chida

Uni Castelo

Leonardo Pereira de Aguiar

Uni Castelo

Referências

BOTTA, R. Airomas Brasil importação/exportação disponível em http://airomas.com.br Acesso em: 10 Nov. 2022, as 11:00 h.

CARVALHO, Gilmar Administração de Marketing 2011 p. 71.

KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Principios de marketing. São Paulo: Person Hall, Ed. 12, 2017.

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. São Paulo: Person Hall, Ed. 12, 2016.

LINDSTROM, M. A lógica do consumo. São Paulo: Nova Fronteira, 2009

PEREIRA, Claudia. Cheiro de Bons Negócios. Marketing, junho 2011, nº 461 ano 44.

Carvalho, Administração de Marketing 2011 p. 71

PRADEEP, A. K. O cérebro Consumista. São Paulo: Cultrix, 2012

SANCHES, Debora. Marketing dos Sentidos. Dirigente Lojista.São Paulo, set 2020

SCHMITT, Bernd H. Marketing Experimental. São Paulo: Nobel, 2019

SDR. Sistema de representação comercial e vendas. Marketing Olfativo; faça sua em-presa cheirar as vendas. Disponível em: <http://www.sdr.com/ideias003/135.htm> Acesso em: 11 Nov. 2022, as 15:01 h.

STEINBERG, Herbert. Premium no ensino e na gestão. Ensino Superior. São Paulo: Segmento, 2012 (161): p, 40, 02/2022.

TERMERO, Maíra. Fisgados pelo Cheiro. São Paulo. Seção Consumo. Disponível em: <http://www.revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDR62085-6014,00.html> Aces-so em: 05 Abr. 2023, as 11:45 h.

Downloads

Publicado

2024-03-23