MARKETING OLFATIVO COMO INSTRUMENTO MERCADOLÓGICO: ESTUDO DE CASO
Palavras-chave:
Marketing olfativo, sentido olfato, influência, compraResumo
Este artigo tem como objeto de estudo, um caso o qual descreve o marketing olfativo como instrumento mercadológico, que visa se aprofundar nos conhecimentos sobre a influência da fragrância na tomada de decisão de compra, abordando conhecimentos sobre a aplicação do marketing sensorial, utilizando o marketing olfativo como estratégia de diferenciação. Além disso, iremos identificar o processo cognitivo através dos sentidos, bem como a potencialização das vendas através desta estratégia compreendendo que o olfato, é um sentido que influencia no comportamento do consumidor. O método utilizado foi o de entrevista e análise de discurso o que demonstra metodologicamente uma pesquisa qualitativa descritiva sobre o assunto, além de livros específicos de marketing.
Referências
BOTTA, R. Airomas Brasil importação/exportação disponível em http://airomas.com.br Acesso em: 10 Nov. 2022, as 11:00 h.
CARVALHO, Gilmar Administração de Marketing 2011 p. 71.
KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Principios de marketing. São Paulo: Person Hall, Ed. 12, 2017.
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. São Paulo: Person Hall, Ed. 12, 2016.
LINDSTROM, M. A lógica do consumo. São Paulo: Nova Fronteira, 2009
PEREIRA, Claudia. Cheiro de Bons Negócios. Marketing, junho 2011, nº 461 ano 44.
Carvalho, Administração de Marketing 2011 p. 71
PRADEEP, A. K. O cérebro Consumista. São Paulo: Cultrix, 2012
SANCHES, Debora. Marketing dos Sentidos. Dirigente Lojista.São Paulo, set 2020
SCHMITT, Bernd H. Marketing Experimental. São Paulo: Nobel, 2019
SDR. Sistema de representação comercial e vendas. Marketing Olfativo; faça sua em-presa cheirar as vendas. Disponível em: <http://www.sdr.com/ideias003/135.htm> Acesso em: 11 Nov. 2022, as 15:01 h.
STEINBERG, Herbert. Premium no ensino e na gestão. Ensino Superior. São Paulo: Segmento, 2012 (161): p, 40, 02/2022.
TERMERO, Maíra. Fisgados pelo Cheiro. São Paulo. Seção Consumo. Disponível em: <http://www.revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDR62085-6014,00.html> Aces-so em: 05 Abr. 2023, as 11:45 h.