DESAFIOS E OPORTUNIDADES DA VENDA ONLINE DE PRODUTOS DE SUPERMERCADO NO MERCADO BRASILEIRO

Autores

  • Leonardo Butezloff de Oliveira Leite
  • Marcos Roberto Luppe
  • Helder de Souza Aguiar
  • Lilian Brazile Trindade

Palavras-chave:

E-commerce, produtos de supermercado, venda online, mercado brasileiro

Resumo

Os primeiros estudos sobre a venda de produtos de supermercado pela internet são do começo do século quando observou-se o nascimento e a queda dos primeiros varejistas online desses produtos. Mas, apesar de ser um tema antigo e da venda de produtos de supermercado movimentar centenas de bilhões de reais anualmente no mercado brasileiro, estudos sobre a venda online desses produtos começaram a ganhar destaque em discussões acadêmicas apenas em anos recentes. Naturalmente, ainda são escassos os estudos capazes de refletir as mudanças de hábito dos consumidores e as inovações que aconteceram no mercado nos últimos anos. Assim, este artigo tem como objetivo identificar os desafios e oportunidades da venda online de produtos de supermercado no mercado brasileiro. Optou-se por uma pesquisa exploratória, qualitativa, com entrevistas em profundidade semiestruturadas. Ao todo foram entrevistados 19 especialistas com diferentes perspectivas sobre a venda online de produtos de supermercado no mercado brasileiro e, para avaliação do conteúdo das entrevistas, empregou-se técnicas de análise de conteúdo. Como resultado, este estudo reforçou que ainda ainda são enormes os desafios para a construção de um negócio viável nesse segmento. Destacam-se as complexidades logísticas, operacionais, tecnológicas e de controle de estoque, assim como os desafios para aquisição de consumidores e financeiros. Ademais, o estudo também identificou oportunidades que podem ser exploradas no mercado brasileiro, como a emergência de soluções mais amplas, a melhoria do nível de serviço e o atendimento de classes de menor poder aquisitivo.

Biografia do Autor

Leonardo Butezloff de Oliveira Leite

Discente do Mestrado Profissional da FEA/USP;

Marcos Roberto Luppe

Professor do Mestrado Profissional da FEA/USP;

Helder de Souza Aguiar

Professor Fatec Bragança Paulista;

Lilian Brazile Trindade

Professora Fatec Bragança Paulista

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Publicado

2024-03-23