PERCEPÇÃO DE RISCOS E BENEFÍCIOS DO CIGARRO ELETRÔNICO VERSUS O TRADICIONAL
Resumo
A característica central deste trabalho será investigar como fumantes e não fumantes estão enxergando o cigarro eletrônico. Enquanto o Governo, junto a OMS (Organização Mundial da Saúde) focam em reduzir o número de fumantes e consequentemente reduzir o número de internados nas redes públicas devido problemas oriundos do cigarro, as grandes indústrias de tabaco trabalham em diversas estratégias para que seus lucros continuem aumentando. Uma destas estratégias foi a criação do cigarro eletrônico que é menos prejudicial à saúde. Entretanto apenas 10% das pessoas que experimentaram esta novidade continuam fazendo uso habitual da mesma e ainda não foi esclarecido o motivo deste eletrônico não ter se popularizado. Uma das possíveis explicações está na percepção de riscos e benefícios deste produto. Com o objetivo de verificar empiricamente estas percepções, foi aplicada uma pesquisa entre fumantes e não fumantes para entender as diferentes percepções sobre o produto versus o cigarro tradicional. Como consequência, os resultados deste estudo podem ajudar distintos interessados como a indústria e os próprios órgãos públicos.
Referências
KOVACS, M. H.; ALENCAR DE FARIA, S.; RAMOS DE OLIVEIRA, C. Percepções de Risco no Prazer de Fumar: Uma Investigação sob a Ótica do Comportamento do Consumidor. Revista de Administração Mackenzie, p. 147–171, 2005.
Fisher, D. Philip Morris International Bets Big On The Future Of Smoking. Disponível em: <http://www.forbes.com/sites/danielfisher/2014/05/28/philip-morris-international-bets-big-on-the-future-of-smoking/>. Acesso em: 17 out. 2014.
King Flavor Cigarros Eletronicos,. KF - King Flavor Cigarros Eletronicos. Disponível em: <http://www.kfcigarroeletronico.com.br>. Acesso em: 14 jul. 2014.
Lopes, E.; Acevedo, C.; Galeano, R. Risco, benefício, preço, crença e autoimagem: uma abordagem multidimensional do comportamento tabagista dos jovens universitários. Disponível em:
<http://siaiweb06.univali.br/seer/index.php/ra/article/download/3432/2603>.
Acesso em: 7 jun. 2014.
MALHOTRA, N. K. Pesquisa de Marketing: Uma Orientação. [s.l.] BOOKMAN COMPANHIA ED, 2006.
RINDFLEISCH, A.; CROCKETT, D. X. Cigarette Smoking and Perceived Risk: A Multidimensional Investigation. Journal of Public Policy & Marketing, v. 18, n. 2, p. 159–171, 1999.
STATUS ATUAL DA CQCT; CONVENÇÃO-QUADRO PARA O CONTROLE DO TABACO Disponível em: <http://actbr.org.br/tabagismo/convencao-quadro.asp>. Acesso em 14 jun. 2014
WADLEY, J.; BRONSON, A. E-cigarettessurpasstobaccocigarettesamongteens, v.40, p.1-2,2014