EDUCAÇÃO CORPORATIVA VIRTUAL: ANÁLISE DE TENDÊNCIAS PÓS-PANDEMIA

Autores

Palavras-chave:

Educação a distância, Educação corporativa, Educação corporativa virtual, Ensino remoto

Resumo

A sociedade globalizada e interconectada tem levado a novas práticas de produção e comercialização de bens e serviços. Um pilar estratégico nesse contexto é a educação corporativa, como forma de promover a contínua adaptação às mudanças por meio de competitividade e manutenção da perenidade das organizações. A pandemia de coronavírus acelerou a adoção da educação corporativa na forma virtual como solução para a continuidade das ações de desenvolvimento de pessoas em função da necessidade de isolamento social. Considerando, portanto, a disseminação da educação a distância no âmbito das organizações, este artigo tem como questão investigativa as transformações ocorridas na educação corporativa na modalidade a distância nos últimos anos para identificar se há alguma tendência em termos de uso de tecnologia, ferramentas, soluções de aprendizagem ou outras. O objetivo é analisar as transformações ocorridas na educação a distância no âmbito da educação corporativa, buscando identificar tendências recentes. Esta pesquisa realizou estudo bibliométrico com levantamento de artigos científicos publicados no período de 2019 a 2023 da base de dados “Google Scholar” e “Dimensions” por meio do aplicativo “Publish or Perish”. Foram levantadas as publicações acadêmicas por meio dos descritores: “Educação a Distância”, “Educação Corporativa” e “Tendências em Educação a Distância”. A amostra resultante foi de 8 artigos, equivalente a 4,62% do total de 173 artigos. Considerando os resultados obtidos neste estudo, percebe-se a necessidade de mais pesquisas científicas no campo da educação a distância corporativa, além da significativa premência em definir especificamente os significados dos termos e expressões comumente adotados na área, evidenciando as diferenças e convergências entre eles. Educação a distância, ensino a distância, curso a distância, educação mediada, aprendizagem a distância são utilizados muitas vezes como sinônimos. No entanto, a diferença entre eles seria meramente semântica? Outro apontamento a ser feito diante dos resultados deste trabalho é a classificação do ensino remoto emergencial como uma nova categoria na educação a distância ou como uma solução passageira da educação on-line. O ensino remoto se revela uma tendência que veio para ficar e terá o seu lugar como educação a distância? Novas pesquisas são recomendadas para esclarecer essas questões relativas à Educação Corporativa a Distância e Ensino Remoto a partir desse estudo inicial.

 

Biografia do Autor

Celi Langhi

Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETEPS

Teresa Cristina Bignardi Gonçalves

Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETEPS

Carlos Vital Giordano

Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETEPS

Caio Flavio Stettiner

Fatec Sebrae

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Publicado

2024-03-23