VERTICALIZAÇÃO DA COOPERACAJU: COMO O BENEFICIAMENTO AGREGOU VALOR AO PRODUTO FINAL?
Palavras-chave:
Cadeia de valor, Cooperativa, Beneficiamento, MarcaResumo
A COOPERACAJU tem como missão criar uma rede de apoio às cooperativas que trabalham com castanha de caju. Dessa forma, percebeu que os agricultores da cajucultura não selecionavam e processavam as castanhas, apenas repassavam aos atravessadores. Portanto, a maior parte do rendimento ficava entre intermediários e varejistas. Caso o sonho de cada agricultor de aumentar seus ganhos pudesse ser realizado por meio da verticalização, ou seja, assumindo o processamento a partir de minifábricas, qual seria o resultado do beneficiamento? A partir deste estudo exploratório com coleta de dados de fontes primárias e secundárias, busca-se analisar como o beneficiamento pode agregar valor na cadeia de castanha de caju, levando à criação de uma marca.
Referências
BRASIL. Lei nº 5.764, de 16 de dezembro de 1971. Dispõe sobre o regime jurídico
das cooperativas e dá outras providências. Disponível em:
https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l5764.htm. Acesso em: 20 fev. 2023.
BRASIL. Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Institui o Código Civil. Disponível
em:https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10406compilada.htm#. Acesso
em: 20 fev. 2023.
GAMBETTA, Diego. Confiança e cooperação: A base de relações duradouras em
um mundo volátil. São Paulo: EDUSP, 1996.
CASTRO, Antônio Márcio Buainain. Complexo agroindustrial. São Paulo: Editora
Hucitec, 1997.
PINHO, Diva Benevides. Manual de Economia. São Paulo: Saraiva, 2004.
SINGER, Paul. Economia Solidária. São Paulo: Contexto, 2002.
FAUQUET, George. O Setor Cooperativo: ensaio sobre o lugar do homem nas
instituições cooperativas. São Paulo: Livros Horizontes, 1981.
SOMOS COOPERATIVISMO. O que é cooperativismo? Disponível em:
https://www.somoscooperativismo.coop.br/o-que-e-cooperativismo. Acesso em: 22
fev. 2023.
SOMOS COOPERATIVISMO. História do Sistema OCB. Disponível em:
https://www.somoscooperativismo.coop.br/historia-do-sistema-ocb. Acesso em: 22
fev. 2023.
PAIVA, Francisco. Minifábrica de Processamento de Castanha de Caju. Brasília:
Embrapa, 2.000.
PORTER, Michael. E. Vantagem Competitiva: Criando e Sustentando um
Desempenho Superior. Rio de Janeiro: Campus, 1985.
PORTER, Michael. E. Estratégia Competitiva. Rio de Janeiro: Campus, 2004.
KOTLER, Philip. Administração de Marketing. São Paulo: Atlas, 1988.
BARNEY, Jay. B. HESTERLY, William. S. Administração estratégica e vantagem
competitiva. São Paulo: Pearson, 2011.
BRAINER, Maria S. C. P. Caderno Setorial ETENE. Fortaleza: Banco do Nordeste.
Nº 230, ano 7, junho, 2020.
FAGUNDES, Maria Helena. Análise Mensal Castanha de Caju. Brasília: Conab,
PESSOA, Pedro F. A. LIMA, Antônio. LEITE, Lucas. Matéria-prima: atividades vitais
para alavancar a competitividade da cadeia produtiva da Amêndoa de Castanha de
Caju Brasileira. Ceará: Embrapa, 2003.
USAID Brasil. Análise da Indústria de Castanha de Caju. Brasília: United States
Agency for International Development, 2006.
Desenbahia. Cooperativas baianas começam a acessar recursos para capital de
giro. Disponível em: https://www.desenbahia.ba.gov.br/noticias/cooperativas-baianas
-começam-a-acessar- recursos-para-capital-de-giro/. Acesso em: 23 mar. 2023.
Bahia. Cooperativas da agricultura familiar são conhecidas por delegação do
Paraguai. Disponível em:
https://www.bahia.ba.gov.br/2022/12/noticias/agricultura-familiar/cooperativas-daagricultura-familiar-são-conhecidas-por-delegação-do-paraguai/. Acesso em 03 mar.2023.
AAKER, D. A. Construindo Marcas Fortes. São Paulo: Atlas, 1996.
BESANKO, David; DRANOVE, David. A economia da Estratégia. São Paulo: Editora
Bookman, 2008.
STERNTHAL, B. & TYBOUT, A. M. Posicionamento de marca. Os desafios do
marketing: aprendendo com os mestres da Kellogg Graduate School of
Management. São Paulo: Futura, 2021.
KELLER, Kevin L. Strategic brand management: Building, measuring, and managing
brand equity. Pearson Education, 2003.
KAPFERER, Jean N. The new strategic brand management: Advanced insights and
strategic thinking. Kogan Page Publishers, 2012.
PINE II, Joseph B. GILMORE, James H. The Experience Economy: Work is Theater
& Every Business a Stage. Boston, Estados Unidos: Harvard Business School
Press, 1999.
BRANDENBURGER, A. M. STUART, H. W. Value-Based Business Strategy. Journal
of Economics & Management Strategy. Nova Jersey, Estados Unidos: John Wiley &
Sons, 1996.
Bahia. Castanhas de caju da agricultura familiar baiana fazem sucesso com o
público de exposição em SãoPaulo. Disponível em:
http://www.sdr.ba.gov.br/noticias/2019-09-27/castanhas-de-caju-da-agricultura-famili
ar-baiana-fazem-sucesso-com-o-publico-de. Acesso em: 20/04/2023.
Seplan Bahia. Delegação do Paraguai realiza visita para conhecer experiência do
Bahia Produtiva. Disponível em: http://www.sdr.ba.gov.br/node/9323. Acesso:
/04/2023.
Seplan Bahia. Dia Internacional da Agricultura Familiar é celebrado com entregas e
ações importantes em evento virtual Disponível em:
https://www.seplan.ba.gov.br/noticias/dia-internacional-da-agricultura-familiar-e-cele
brado-com-entregas-e-acoes-importantes-em-evento-virtual/. Acesso em:
/03/2023.
Bahia. Produtos da agricultura familiar baiana desembarcam no Memorial da
América Latina em São Paulo. Disponível em:
/03/2023.
Jornal Grande Bahia. Mercado fitness é aposta de negócios para cooperativa da
agricultura familiar de Ribeira do Pombal. Disponível em:
https://jornalgrandebahia.com.br/2021/05/mercado-fitness-e-aposta-de-negocios-par
a-cooperativa-da-agricultura-familiar-de-ribeira-do-pombal/. Acesso em: 18/03/2023.