VERTICALIZAÇÃO DA COOPERACAJU: COMO O BENEFICIAMENTO AGREGOU VALOR AO PRODUTO FINAL?

Autores

  • Lívia Tanimoto Raizer
  • Alexander Homenko Neto

Palavras-chave:

Cadeia de valor, Cooperativa, Beneficiamento, Marca

Resumo

A COOPERACAJU tem como missão criar uma rede de apoio às cooperativas que trabalham com castanha de caju. Dessa forma, percebeu que os agricultores da cajucultura não selecionavam e processavam as castanhas, apenas repassavam aos atravessadores. Portanto, a maior parte do rendimento ficava entre intermediários e varejistas. Caso o sonho de cada agricultor de aumentar seus ganhos pudesse ser realizado por meio da verticalização, ou seja, assumindo o processamento a partir de minifábricas, qual seria o resultado do beneficiamento? A partir deste estudo exploratório com coleta de dados de fontes primárias e secundárias, busca-se analisar como o beneficiamento pode agregar valor na cadeia de castanha de caju, levando à criação de uma marca.

Biografia do Autor

Lívia Tanimoto Raizer

Graduada do Curso de Gestão de Negócios e Inovação pela Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo - Fatec Sebrae

Alexander Homenko Neto

Mestre e Doutor em Administração pela PUC-SP e Especialista em Gestão Empresarial. Professor da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo - Fatec Sebrae

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Publicado

2024-03-23