RACIONALISMO CRÍTICO E EMPIRISMO NA GESTÃO DO CONHECIMENTO: UMA ANÁLISE INTEGRADA

Autores

Palavras-chave:

Racionalismo, Conhecimento, Educação Corporativa

Resumo

Este artigo propõe uma análise abrangente dos elementos fundamentais relacionados ao conhecimento e à aprendizagem, desde as perspectivas filosóficas do racionalismo crítico, passando pelo empirismo, até as aplicações práticas da educação corporativa e da gestão do conhecimento. O objetivo desta pesquisa é aprofundar nossa compreensão do papel desempenhado pela experiência e reflexão, tanto na aprendizagem individual quanto na organizacional. Além disso, examina-se a importância da avaliação crítica e da correção de erros no processo de ampliação do conhecimento e os desafios inerentes à gestão eficaz da informação em um cenário caracterizado por mudanças incessantes.

O racionalismo crítico, com suas raízes profundas na filosofia, desempenha um papel central nesta investigação.

Ele destaca a necessidade de abordagens críticas e de avaliação rigorosa na construção do conhecimento, enfatizando que todas as teorias são falíveis e passíveis de revisão. Essa abordagem filosófica se alinha com a busca por uma gestão do conhecimento que promova a constante revisão e adaptação, reconhecendo que o conhecimento é dinâmico e está sujeito a evolução.

Por meio de uma revisão minuciosa e abrangente da literatura, chegamos à conclusão de que uma gestão eficiente do conhecimento requer uma abordagem coordenada e integrada para transformar o conhecimento em várias formas utilizáveis. Conclui-se que, para cultivar uma cultura de aprendizagem e melhoria contínua, a gestão do conhecimento deve ser realizada em um ambiente que valorize as experiências individuais e esteja profundamente enraizado na confiança mútua.

Destaca-se que as filosofias do racionalismo crítico e empirismo fornecem os alicerces conceituais para compreender a aquisição e aplicação do conhecimento, enquanto as práticas contemporâneas de educação corporativa e gestão do conhecimento constituem as pontes tangíveis entre essas abordagens filosóficas e a realidade organizacional. Portanto, este estudo contribui significativamente para o enriquecimento do diálogo sobre como as organizações podem otimizar a aprendizagem e aprimorar seu potencial por meio da gestão eficaz do conhecimento, mantendo-se ágeis e adaptáveis em um mundo em constante transformação.

Biografia do Autor

Thamires C. Castanha

Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETEPS

Celi Langhi

Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza – CEETEPS

Carlos Vital Giordano

Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETEPS

Caio Flavio Stettiner

Fatec Sebrae

Referências

CARVALHO, Fabio C. A. de (Org.). Gestão do Conhecimento. São Paulo: Pe-arson, 2012

DRUCKER, Peter. Sociedade Pós-Capitalista. São Paulo: Pioneira, 1999.

FLEURY, M. T. L. Aprendizagem e Gestão do Conhecimento. In: DUTRA, J. S. (org.) Gestão por Competências. São Paulo: Gente, 2001. p. 85-96.

FLEURY, A.; FLEURY, M. T. L. Aprendizagem e Inovação Organizacional. São Paulo: Atlas, 1997

GRAYLING, A C. Epistemology. In: BUNNIN, N.(org.) The Blackwell Compan-hion to Philosophy. Cambridge, Massachusetts: Blackwell Publishers Ltd, 1996.

FOLEY, R. Universal Intellectual Trust. New York: Episteme, 2005. Disponível em <http://philosophy.fas.nyu.edu/docs/IO/1161/universaltrust.pdf>

KIM, D. H. The Link Between Individual and Organizational Learning. Sloan Management Review, Cambridge, p. 37-50, 1993.

KOLB, D. A. A gestão e o processo de aprendizagem. In: STARKEY, K. Co-mo as Organizações Aprendem. São Paulo: Futura, 1997. p. 321-341.

NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Criação de conhecimento na empresa. 19. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 1997.

MEISTER, J. C. Educação Corporativa: A gestão do capital intelectual atra-vés das Universidades Corporativas. 1.ed. São Paulo: Makron Books,1999.

PARÉ, G. et al. Synthesizing information systems knowledge: a typology of lit-erature reviews. Information & Management, vol. 52, n. 2, mar. 2015, p. 183-199.

PRADO JR., C. A Dialética do Conhecimento. São Paulo: Brasiliense, 1960. 3 a ed. Volume 1.

POPPER, K.R. Lógica da pesquisa científica. São Paulo: EDUSP, 1985.

POPPER, K.R. O realismo e o objectivo da ciência. Lisboa: D. Quixote, 1987.

SENGE, P. M. A quinta disciplina. Rio de Janeiro: BestSeller, 2014.

SCATOLIN, Henrique G. A gestão do conhecimento nas organizações: o le-gado de nonaka e takeuchi. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, v. 5, n. 2, p. 4-13, jul./dez. 2015. http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc. ISSN: 2236-417X

SILVA, Sergio L. Gestão do conhecimento: uma revisão crítica orientada pe-la abordagem da criação do conhecimento. Ci. Inf., Brasília, v. 33, n. 2, p. 143-151, maio/ago. 2004

SILVEIRA, Fernando L. da. A filosofia da ciência de karl popper: o raciona-lismo crítico. UFRGS Porto Alegre, RS. Publicado no Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v.13, n.3: p.197-218, dez. 1996

TREVISAN, Luciana C; DAMIAN, Ieda P. M. Gestão do conhecimento: diretri-zes e práticas recomendadas às organizações. Ci.Inf., Brasília, DF, v.47 n.2, p.21-34, maio/ago. 2018

VASCONCELOS, Flávio C. Da gestão do conhecimento à gestão da ignorân-cia: uma visão co-evolucionária. RAE - Revista de Administração de Empresas/FGV-EAESP, São Paulo, Brasil.

Downloads

Publicado

2024-03-23