SUPERMERCADOS COMO IMPORTANTE AGENTE NA CADEIA DE LOGÍSTICA REVERSA
Palavras-chave:
Logística reversa, Supermercados, Contribuição, EstímuloResumo
Em meio à competitividade, aprimorar a exploração dos processos e criar atividades que gerem renda têm se tornado cada vez mais relevante para a sustentabilidade das empresas. Questões ligadas ao meio ambiente também têm sido uma exigência constante por parte dos consumidores, que têm pressionado cada vez mais por soluções ambientais. E diante dessa imposição, a logística reversa tem sido reconhecida como um importante instrumento de desenvolvimento econômico, social e ambiental, uma vez que garante a competitividade e sustentabilidade da empresa, promove novos negócios, amplia oferta de produtos e incentiva o reuso, reciclagem e a destinação correta dos resíduos. Para melhor entendimento da aplicação do fluxo reverso, foi instituída a Lei nº12.305/2010, que introduziu a logística reversa e o princípio da responsabilidade compartilhada com a finalidade de garantir a destinação adequada dos resíduos. Dentro desse contexto, porém, muitos agentes ainda se mostram inibidos na execução. Por outro lado, é notório a participação e importância dos supermercados nesse processo, por serem intermediários entre fornecedores e consumidores, com alto giro de mercadorias e resíduos, possuem facilidade em disseminar o fluxo reverso. Sua cobertura territorial ampla oferece fácil acesso, e seu perfil democrático oferece um canal de comunicação adaptável.
Sua contribuição é bastante relevante não tão somente devido à conscientização ambiental, mas também devido à estratégia empresarial que melhora a receita, a imagem e contribui no processo circular mais ágil. Embora a variação de resultados seja diferente de acordo com a estrutura do estabelecimento e a depender de seus objetivos, o estímulo provocado é evidente e abre caminhos para novos mecanismos de incentivo ao reaproveitamento de resíduos.
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