COMO AS EMPRESAS UTILIZAM OS INFLUENCIADORES DIGITAIS PARA ALCANÇAR SEU PÚBLICO-ALVO
Palavras-chave:
marketing de influência, influenciadores digitais, empresasResumo
O artigo tem como objetivo investigar como e porque é feita a utilização dos influenciadores digitais pelas empresas e como essa estratégia é desenvolvida neste cenário digital, que está em constante crescimento. A pesquisa investiga a mudança na relação entre empresas e consumidores, em razão do constante aumento do uso das mídias sociais, e como os influenciadores digitais tornaram-se fundamentais para engajar e criar essa ponte que as empresas utilizam para alcançar o seu público-alvo de uma forma mais eficaz. O estudo procura entender as vantagens e desafios encontrados nessa parceria, e como o público percebe esta relação. Os resultados obtidos contribuem para a identificação do comportamento do consumidor com relação à nova forma de comunicação empresarial e da divulgação de produtos e serviços
Referências
BALAKRISHNAN, B., Dhanil, M. I. & Yi, W. J. The Impact of Social Media Marketing Medium Toward Purchase Intention and Brand Loyalty Among Generation Y. Procedia - Social and Behavioral Sciences, 148, 2014 - pp. 177-185.
Bertrandias, L. & Goldsmith, R. E. (2006). Some psychological motivations for fashion opinion leadership and fashion opinion seeking, Journal of Fashion Marketing and Man-agement, Vol. 10, No 1, pp. 25-40.
Betminds. O impacto do mercado de influenciadores digitais no consumo e no mercado em geral. Disponível em: O impacto do mercado de influenciadores digitais no consu-mo e no mercado em geral | Betminds Acesso em 06 de jun. de 2023.
Britto, Andressa. Contrato de influencer: o guia completo - Andressa Brito | Advogada. Disponível em: Contrato de influencer: o guia completo - Andressa Brito | Advogada Acesso em 28 de out. de 2023.
Casaló, L. V., Flavián, C., & Ibáñez-Sánchez, S. (2018). Influencers on Instagram: An-tecedents and consequences of opinion leadership. Journal of Business Research, 117, 510-519.
Dias, Elissandro. "5 tipos de influenciadores digitais: quanto ganham e como atuam" Aveli. Disponível em: 5 tipos de influenciadores digitais: quanto ganham e como atuam (aveli.com.br) Acesso em 12 de abri. de 2023.
GUIMARÃES, 2015, p.19 - Influência do Marketing destaque nosso.Marketing e Ani-mação para Web, Lilian Peixoto Guimarães - https://conteudo.saraivaeducacao.com.br/comunicacao-e-marketing/marketing-de-influencia/ em 12 de agosto de 2023.
Hennessy, Brittany. Influencer - Construindo sua marca digital na era das mídias soci-ais, eBook Kindle, 2023.
JUNG, L. What is influencer marketing (in layman's terms). The Shelf, 2015. Disponivel em: < O que é Marketing de Influência? • A prateleira Full-Service Marketing de In-fluência (theshelf.com) >.. Acesso em 23 de jul. de 2023.
KOTLER, P. & KELLER, K. L. Administração de Marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson, 2006.
KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 4.0: Do tradici-onal ao Digital. Rio de Janeiro - 2017.
Kotler, P. (2002). Marketing Management, Millenium Edition. Boston: Pearson Custom Publishing.
LINCOLN, J. Digital Influencer: a guide to achieving influencer status online (e-Book). s/i. ed. s/i: [s.n.], 2023.
MACHADO, J. P. G. L.; OLIVEIRA, P. N. Marketing 4.0: Estudo de caso da gestão de influenciadores digitais em uma Startup. 2018. Projeto de Graduação (Curso de Enge-nharia de Produção) – Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, 2018.
Peixoto, L. R. M. da; TESSAROLO. Influenciadores Digitais e as Redes Sociais En-quanto Plataformas de Mídia. XXXIX Intercom, São Paulo–SP, 2016. Disponível em: . Acesso em: 12 out 2019.
Pophal, L. (2016). Influencer Marketing: Turning Taste Makers Into Your Best Sales-people. Disponível em Marketing de influência: transformando os criadores de sabor em seus melhores vendedores (thetilt.com) Acesso 25 de outubro de 2023.
Reis, R. P. (2015). O marketing de influência precisa de crescer em Portugal. Revista Marketeer, Vol. 228, pp. 96-98.
"ROI e Influenciadores: como as principais marcas do país mensuram resultados com influenciadores? | by YOUPIX | YOUPIX. Disponível em: ROI e Influenciadores: como as principais marcas do país mensuram resultados com influenciadores? | by YOUPIX | YOUPIX Acesso em 15 de ago. de 2023 - "Estudo de Marketing de Influência". Dispo-nível em Estudo de Marketing de Influência (tomoson.com).
SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico, 20º edição – Ed. Cor-tez – 2013.