COMO AS EMPRESAS UTILIZAM OS INFLUENCIADORES DIGITAIS PARA ALCANÇAR SEU PÚBLICO-ALVO

Autores

  • Anna Carolina Moura Nogueira
  • Ana Lucia da Rocha Silva
  • Clayton Pedro Capellari
  • Marcelo Salles da Silva
  • Roberto Padilha Moia

Palavras-chave:

marketing de influência, influenciadores digitais, empresas

Resumo

O artigo tem como objetivo investigar como e porque é feita a utilização dos influenciadores digitais pelas empresas e como essa estratégia é desenvolvida neste cenário digital, que está em constante crescimento. A pesquisa investiga a mudança na relação entre empresas e consumidores, em razão do constante aumento do uso das mídias sociais, e como os influenciadores digitais tornaram-se fundamentais para engajar e criar essa ponte que as empresas utilizam para alcançar o seu público-alvo de uma forma mais eficaz. O estudo procura entender as vantagens e desafios encontrados nessa parceria, e como o público percebe esta relação. Os resultados obtidos contribuem para a identificação do comportamento do consumidor com relação à nova forma de comunicação empresarial e da divulgação de produtos e serviços

Biografia do Autor

Anna Carolina Moura Nogueira

Graduanda do curso de marketing da Fatec Sebrae

Ana Lucia da Rocha Silva

Mestre em Educação pela UNISAL

Professora da Fatec Sebrae

Clayton Pedro Capellari

Professor da Fatec Sebrae

Marcelo Salles da Silva

Professor da Fatec Sebrae

Roberto Padilha Moia

Professor da Fatec Sebrae

Referências

BALAKRISHNAN, B., Dhanil, M. I. & Yi, W. J. The Impact of Social Media Marketing Medium Toward Purchase Intention and Brand Loyalty Among Generation Y. Procedia - Social and Behavioral Sciences, 148, 2014 - pp. 177-185.

Bertrandias, L. & Goldsmith, R. E. (2006). Some psychological motivations for fashion opinion leadership and fashion opinion seeking, Journal of Fashion Marketing and Man-agement, Vol. 10, No 1, pp. 25-40.

Betminds. O impacto do mercado de influenciadores digitais no consumo e no mercado em geral. Disponível em: O impacto do mercado de influenciadores digitais no consu-mo e no mercado em geral | Betminds Acesso em 06 de jun. de 2023.

Britto, Andressa. Contrato de influencer: o guia completo - Andressa Brito | Advogada. Disponível em: Contrato de influencer: o guia completo - Andressa Brito | Advogada Acesso em 28 de out. de 2023.

Casaló, L. V., Flavián, C., & Ibáñez-Sánchez, S. (2018). Influencers on Instagram: An-tecedents and consequences of opinion leadership. Journal of Business Research, 117, 510-519.

Dias, Elissandro. "5 tipos de influenciadores digitais: quanto ganham e como atuam" Aveli. Disponível em: 5 tipos de influenciadores digitais: quanto ganham e como atuam (aveli.com.br) Acesso em 12 de abri. de 2023.

GUIMARÃES, 2015, p.19 - Influência do Marketing destaque nosso.Marketing e Ani-mação para Web, Lilian Peixoto Guimarães - https://conteudo.saraivaeducacao.com.br/comunicacao-e-marketing/marketing-de-influencia/ em 12 de agosto de 2023.

Hennessy, Brittany. Influencer - Construindo sua marca digital na era das mídias soci-ais, eBook Kindle, 2023.

JUNG, L. What is influencer marketing (in layman's terms). The Shelf, 2015. Disponivel em: < O que é Marketing de Influência? • A prateleira Full-Service Marketing de In-fluência (theshelf.com) >.. Acesso em 23 de jul. de 2023.

KOTLER, P. & KELLER, K. L. Administração de Marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson, 2006.

KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 4.0: Do tradici-onal ao Digital. Rio de Janeiro - 2017.

Kotler, P. (2002). Marketing Management, Millenium Edition. Boston: Pearson Custom Publishing.

LINCOLN, J. Digital Influencer: a guide to achieving influencer status online (e-Book). s/i. ed. s/i: [s.n.], 2023.

MACHADO, J. P. G. L.; OLIVEIRA, P. N. Marketing 4.0: Estudo de caso da gestão de influenciadores digitais em uma Startup. 2018. Projeto de Graduação (Curso de Enge-nharia de Produção) – Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, 2018.

Peixoto, L. R. M. da; TESSAROLO. Influenciadores Digitais e as Redes Sociais En-quanto Plataformas de Mídia. XXXIX Intercom, São Paulo–SP, 2016. Disponível em: . Acesso em: 12 out 2019.

Pophal, L. (2016). Influencer Marketing: Turning Taste Makers Into Your Best Sales-people. Disponível em Marketing de influência: transformando os criadores de sabor em seus melhores vendedores (thetilt.com) Acesso 25 de outubro de 2023.

Reis, R. P. (2015). O marketing de influência precisa de crescer em Portugal. Revista Marketeer, Vol. 228, pp. 96-98.

"ROI e Influenciadores: como as principais marcas do país mensuram resultados com influenciadores? | by YOUPIX | YOUPIX. Disponível em: ROI e Influenciadores: como as principais marcas do país mensuram resultados com influenciadores? | by YOUPIX | YOUPIX Acesso em 15 de ago. de 2023 - "Estudo de Marketing de Influência". Dispo-nível em Estudo de Marketing de Influência (tomoson.com).

SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico, 20º edição – Ed. Cor-tez – 2013.

Downloads

Publicado

2024-07-06