ANTROPOMARKETING, TRADE MARKETING E CONSUMO
Palavras-chave:
Antropologia, marketing, ponto de venda, consumidor, comportamentoResumo
Este artigo buscou trazer uma análise bibliográfica dos temas antropomarketing, trade marketing e consumo, bem como de temas relacionados. Buscou verificar em trabalhos já publicados a relação entre antropomarketing e trade marketing no que tange o comportamento do consumidor. Foi feito um levantamento bibliográfico e percebeu-se que, com os avanços históricos e a inovação das estratégias de marketing, o estudo da cultura do consumo e o ponto de venda aparecem como união para a criação da fidelidade e a necessidade atendida dos consumidores. Na atualidade, o trade marketing em conjunto com o antropomarketing auxiliam no desenvolvimento de estratégias para as marcas ou empresas impulsionarem a sua comunicação com os consumidores.
Referências
AFONSO, Tarcisio; LOCATELLI, Ronaldo Lamounier; TAVARES, Mauro Calixta. Seg-mentação de mercado, diferenciação de produtos e a perspectiva da antropologia do consumo. Minas Gerais, 2011.
ALMEIDA, Victor Manoel Cunha de; PENNA, Leonardo Siano; SILVA, Gilberto Figueira; FREITAS, Flávia D’Albergaria. Trade Marketing no setor de lojas de conveniência. São Paulo, 2012.
ALVES, Laís Hílario; OLIVEIRA, Guilherme Samaramago; SOUZA, Angélia Silva. A pesquisa bibliográfica: princípios e fundamentos. Minas Gerais, 2021.
ARBACHE, Fernando Saba; SANTOS, Almir G; MONTENEGRO, Christophe; SALLER Wladimir F. Gestão de logística, distribuição e trade marketing. 4.ed. Rio de Janei-ro, 2011.
BRANCO, Daniel Castelo. Antropomarketing: A influência da cultura no comporta-mento do consumidor. Piauí, 2005.
BRONZATTI, Rafael; DAMACENA, Cláudio; JUNIOR, José Carlos Pacheco. Pré-ativação: o efeito priming nos estudos sobre o comportamento do consumidor. Rio de Janeiro, 2015.
BRUST-RECK, Priscila Goergen; STEIN. Lilian Milnitsky; TONETTO, Leandro Milleto. Perspectivas metodológicas na pesquisa sobre o comportamento do consumido. Rio Grande do Sul, 2014.
FREIRE, Amanda Menezes; LONDERO, Rodolfo Rorato. Publicidade e antropologia do consumo: as contribuições de Grant McCracken. Santa Catarina, 2014.
GIULIANI, Antonio Carlos; SCARSIOTTA, Silvio Mandarano. A im-portância da comunicação visual para o varejo. São Paulo, 2005.
HOEBEL, E. Adamson; FROST, Everett L. Antropologia cultural e social. P.3. Esta-dos Unidos, 1981.
IGLESIAS, Fabio; PEREIRA, Jonathan Jones dos Santos. Influenciando atitudes e comportamentos com anúncios publicitários: articulando teoria e prática. São Paulo, 2020.
KOTLER, Philip. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1998.
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin. Administração de marketing.14. ed. São Paulo, 2012.
LIMA, Telma Cristiane Sasso de; MIOTO, Regina Célia Tamaso. Procedimento meto-dológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Flo-rianópolis, 2007.
MIGUELES, Carmen. Antropologia do consumo casos brasileiros. Rio de Janeiro, 2007.
MILLER, Daniel. Consumo como cultura material. Londres – Reino Unido, 2007.
PEREIRA, Cátia Salomé Miranda. O impacto da comunicação interna na criação da cultura organizacional – o caso do BNP Paribas CIB Portugal. Portugal, 2005.
PETER, J. Paul; CHURCHILL JR, Gilbert A. Criando valor para o cliente. 3.ed. India-na – Estados Unidos, 1995.
PERVIN, Lawrence. A; JOHN, Oliver. P. Personalidade teoria e pesquisa. 8.ed. Porto Alegre, 2003.
ROCHA, Evardo. Totem e consumo: um estudo antropológico de anúncios publicitá-rios. Rio de Janeiro, 2000. SANTOS, José Luiz dos. O que é cultura? Rio de Janeiro, 1994.
SARMENTO, Maria Bernardete Caetano de Paiva. A comunicação visual da marca no ponto-de-venda e sua influência na formação de atitude do consumidor. São Paulo, 2008.
SILVA, Fabianna Sá Carneiro da. Psicologia no Marketing. Rio de Janeiro, 2010.
SOUSA, Guilherme Magalhães de. O impacto do uso da Internet na prática con-temporânea do design de comunicação. Lisboa - Portugal, 2021.
TASCHNER, Gisela. Raízes da cultura de consumo. São Paulo, 1996.
VARGAS, Jorge Ocimar de. Os impactos do marketing de relacionamento na satis-fação e fidelização dos clientes de uma microempresa de comunicação visual. Rio Grande do Sul, 2020.
VIEBIG, Mariléa Carvalho de Oliveira. Comunicação visual nas organizações do terceiro setor: dimensões conceituais e estratégicas. Covilhã - Portugal, 2005.