A MUDANÇA DO CONSUMO E COMPORTAMENTO DOS CONSUMIDORES DA SHEIN NO BRASIL

Autores

  • Bianca Kaori Yamamoto Aoki
  • Bruno Kato Yamanaka
  • Alexander Homenko Neto

Palavras-chave:

Comportamento, Consumo, Shein

Resumo

A pesquisa tem como propósito analisar as transformações no comportamento de consumo e nas decisões de compra dos consumidores, com foco na presença e expansão da empresa Shein. Para alcançar esse objetivo, utilizou-se uma abordagem quantitativa e qualitativa de pesquisa, empregando o método survey. Dessa forma, buscou-se obter dados e informações relacionados às características, ações e opiniões de um grupo específico de pessoas. A pesquisa revelou que a Shein possui uma forte presença entre os jovens consumidores, com a maioria dos entrevistados tendo conhecido a loja entre 2018 e 2023. A maioria dos entrevistados já realizava compras online antes de descobrir a Shein, mas houve um aumento significativo no volume de compras online após começarem a comprar na Shein. Os preços baixos, a variedade de produtos e tamanhos inclusivos foram os principais motivadores para os consumidores escolherem a Shein e, a partir da análise, constatou-se que as pessoas tendem a preferir comprar virtualmente pela Shein, ao invés de lojas físicas.

Biografia do Autor

Bianca Kaori Yamamoto Aoki

Graduanda do curso de marketing da Fatec Sebrae

Bruno Kato Yamanaka

Graduando do curso de marketing da Fatec Sebrae

Alexander Homenko Neto

Mestre e Doutor em Administração pela PUC-SP

Docente da Fatec Sebrae

Referências

ALVARENGA, Darlan. Com pandemia, comércio eletrônico tem salto em 2020 e dobra participação no varejo brasileiro. Disponível em: https://tinyurl.com/2s42b9p5. Acesso em: 05 out. 2023

ANDREY, M. Para Compreender a Ciência. Editora Garamond, 1988.

BABIN, Barry J.; MILLER, Erika. CCONS. 1ª edição. São Paulo: Cengage Learning, 2014.

BARBOSA, L. Sociedade de consumo. [s.l.] Editora Schwarcz - Companhia das Le-tras, 2004.

BRASIL, E-commerce. Boom da moda na pandemia e criatividade como propulso-ra da retomada. Disponível em: https://tinyurl.com/5n72ma4c. Acesso em: 24 jul. 2023.

BRASIL, E-commerce. Compras online em vestuário aumentam mais de 16% em 2022. Disponível em: https://tinyurl.com/5ur5a5e9. Acesso em: 26 jul. 2023.

BRASIL, E-commerce. Evolução do e-commerce. Disponível em: https://tinyurl.com/mu96r7f3. Acesso em: 24 jul. 2023.

CASTRO, Ana Paula. Com pandemia, comércio eletrônico cresce e movimenta R$ 450 bilhões em três anos no país. Disponível em: https://tinyurl.com/229ufsan. Aceso em 06 out 2023

DELFINO, Caio. O Poderoso Crescimento do Mercado de E-commerce Brasil. Lin-kedIn. Disponível em: https://tinyurl.com/33ju5752. Acesso em: 24 jul. 2023.

ELLE. Por trás do sucesso da Shein. Elle, 2023. Disponível em: https://tinyurl.com/cv5ybmau. Acesso em: 24 jul. 2023.

FREITAS, H. et al. Método de pesquisa survey. [s.l: s.n.].

FREITAS, Tainá. Novo varejo: o caso Shein e as tendências para o setor em 2023, https://tinyurl.com/29f5kveh. Acesso em: 23 jul. 2023.

FRINGS, G. S. Moda: Do Conceito ao Consumidor. [s.l.] Bookman Editora, 2012.

JANONE, Lucas. Inflação derruba poder de compra de 90% das profissões, aponta CNN. Acesso em: 24 jul. 2023.

KOTLER, P., KARTAJAYA, H., & SETIAWAN, I. Marketing 4.0: Do tradicional ao di-gital. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.

LOGÍSTICA, Café com. Indústria têxtil. Como compreender as mudanças do setor pós-pandemia. Entrevistada: Deise Silvano. Entrevistador: Guilherme Diogo. Lincros, agosto de 2021. Podcast. Disponível em: https://tinyurl.com/5y7yrvvw. Acesso em: 23 julho. 2023.

MARGARIDA, A.; SANTOS, R. 2o CICLO ECONOMIA E GESTÃO DO AMBIENTE. [s.l:s.n.].

MELLO, Débora. 4 motivos que levam os consumidores às lojas físicas e virtuais. Disponível em: https://tinyurl.com/tsytjp2r. Acesso em: 05 out. 2023

PIETROCOLLA, L. G. O que todo cidadão precisa saber sobre sociedade de con-sumo. [s.l.] Global, 1989.

RAVACHE, G. Shein, o TikTok do e-commerce, revoluciona a Moda. Jornal Do Comércio UOL. Disponível em: https://tinyurl.com/2wn87zjs. Acesso em: 23 jul. 2023.

SHEIN. Sobre nós, https://br.shein.com/About-Us-a-117.html. Acesso em: 24 jul. 2023.

SOUZA, Karina. Shein cresce 300% no Brasil e fatura R$ 8 bi — "incômodo" a va-rejistas nacionais deve aumentar. Disponível em: https://tinyurl.com/6mdbucu9. Acesso em 26 de julho de 2023.

STRICKLAND’, F. Fluxo de consumidores em lojas físicas cai 8% em abril. Dispo-nível em: https://tinyurl.com/yck6jmfs. Acesso em: 27 jul. 2023.

WEETHUB. Conheça estratégias de venda da Shein para aplicar no seu e-commerce. Disponível em: https://tinyurl.com/26yvucxe. Acesso em 06 out. 2023.

Downloads

Publicado

2024-07-06