ALÉM DO HYPE: INVESTIGANDO O IMPACTO REAL DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA FIDELIDADE DO CLIENTE NA ERA DIGITAL

Autores

  • Carine Alves Silva
  • Geovanna Simões Falcão Rocha
  • Ana Lúcia da Rocha Silva

Palavras-chave:

Inteligência Artificial, Fidelidade do Cliente, Comércio Eletrônico, Experiência do Cliente

Resumo

A Inteligência Artificial trata-se da capacidade de máquinas realizarem tarefas que, normalmente, necessitam de inteligência humana, como aprender e tomar decisões. Utiliza algoritmos e dados para aprender e aprimorar seu desempenho progressivamente. Amplamente aplicada em diversos setores, a IA promete transformar a interação com a tecnologia e resolver problemas complexos. Este artigo oferece uma análise aprofundada do impacto da Inteligência Artificial na fidelidade do cliente no cenário atual do comércio eletrônico. A pesquisa baseia- se em informações obtidas por meio de formulários e conversas com clientes que utilizam sistemas de Inteligência Artificial em serviços de suporte ao cliente. Os resultados destacam uma multiplicidade de perspectivas sobre a adoção da IA, ressaltando que a eficácia na resolução de problemas e a qualidade do atendimento são pilares essenciais para estabelecer a fidelidade do cliente. Adicionalmente, a pesquisa evidencia preocupações éticas e de privacidade que demandam atenção cuidadosa ao implementar soluções de IA.

 

Biografia do Autor

Carine Alves Silva

Com formação em Eventos e atualmente graduanda em Marketing na Fatec Sebrae.

Geovanna Simões Falcão Rocha

Com formação em Turismo e atualmente graduanda em Marketing na Fatec Sebrae.

Ana Lúcia da Rocha Silva

Mestre Educação pela UNISAL

Docente da FATEC SEBRAE e FATEC Ipiranga

Referências

Almeida, F. (1995). A Qualidade na Gestão de Serviços. Atlas.

Davenport, T. H., Guha, A., & Grewal, D. (2020). The rise of artificial intelligence: Fu-ture outlook and emerging challenges for marketing. California Management Review, 63(4), 14–40

Janarthanam, S. (2017). Introduction to Conversational UX Design. Springer.

Kalia, P., & Paul, J. (2021). Artificial intelligence in marketing: A bibliometric study. Journal of Strategic Marketing, 29(1), 19–47.

Kuligowska, K., & Lasek, M. (n.d.). Karolina Kuligowska. Kuligowska.com. Retrieved November 2, 2023, from http://kuligowska.com/papers/Kuligowska_Lasek_Virtual_assistants_2011.pdf

Kotler, P. (2019). Marketing 5.0: Technology for Humanity. John Wiley & Sons.

Kotler, P. (2000). Administração de marketing (10th ed.). São Paulo: Prentice Hall.

Kotler, P. (2002). Administração de Marketing. (M. A. S. Belarmino et al., Trad.). Pren-tice Hall.

Kotler, P., Kartajaya, H., & Setiawan, I. (2016). Marketing 4.0: Moving from traditional to digital. John Wiley& Sons.

Lovelock, C. (2001). Services Marketing: People, Technology, Strategy. Prentice Hall.

Marques, D. F. (2012). Fidelização de clientes: O papel da satisfação, confiança, imagem e comprometimento afetivo em serviços de saúde. Dissertação de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Müller, V. C., Bostrom, N., & Araki, Y. (2018).. In Fundamental Issues of Artificial Intel-ligence (Vol. 321,p. 555).

Nunes, M. G. V. (2012). A Era da Informação: a sociedade em rede e os processos comunicacionais. In Interações mediadas por computador: comunicação, cibercultura, cognição (pp. 21-38). Editora Sulina.

Ng, A. (2016). What Artificial Intelligence Can and Can't Do. Harvard Business Review.

Nickels, W. G., & Wood, M. B. (1999). Marketing: relacionamentos, qualidade, valor. LTC.

OLIVER, R. Satisfaction: a behavioral perspective on the consumer. Boston: McGraw-Hill, 1997.

Pinheiro, J. Q. (2003). Fidelização de Clientes: Marketing e Comunicação Empresarial. Qualitymark.

Porter, M. E. (1985). Competitive Advantage: Creating and Sustaining Superior Per-formance. Free Press.

Russell, Stuart, & Norvig, Peter. (2018). Artificial Intelligence: A Modern Approach.

Reichheld, F. F., & Schefter, P. (2000). E-loyalty: Your secret weapon on the web. Harvard business review,78(4), 105-113.

Seybold, P. B. (2002). Clientes.com: Como Criar uma Estratégia de Negócios Voltada para o Cliente para sua sua Empresa. Futura

Turing, A. M. (1950). Computing Machinery and Intelligence. Mind, 59(236), 433-460. Wirtz, J., Patterson, P. G., & Kunz, W. H. (2018). Brave New World: Service Robots in the Frontline. Journalof Service Management, 29(5), 907-931.

Klaus, P., & Zaichkowsky, J. (2020). Enhancing the online customer experience. Routledge

Downloads

Publicado

2024-07-06