POSICIONAMENTO EMOCIONAL E NOSTÁLGICO DE MARCA E SEU IMPACTO NA PERCEPÇÃO DO CONSUMIDOR

Autores

  • Ingrid Dias Santos
  • Nickolas Saravalle Marques
  • Patrícia Viveiros de Castro Krakauer

Palavras-chave:

Emocional, Nostálgico, Lovemark, Barbie, Percepção

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo entender como o posicionamento nostálgico e emocional de uma marca pode influenciar na percepção de seus consumidores através da análise da perspectiva do consumidor em relação a marca e na determinação da maneira com a qual o marketing emocional e nostálgico pode influenciar nessa percepção e consequentemente no consumo, também pretendeu-se compreender e analisar os princípios e características de uma lovemark, utilizando como estudo de caso a marca Barbie para entender como a marca conquista o amor dos consumidores, como esse amor a marca ajuda a construir o relacionamento entre eles e por fim, como a marca usa o mistério, sensualidade e intimidade para se tornar uma lovemark. A pesquisa é de natureza exploratória, utilizando a abordagem qualitativa e a partir de seus resultados é possível notar como uma abordagem de comunicação estratégica emocionalmente pode refletir diretamente em seus vínculos com seus consumidores.

Biografia do Autor

Ingrid Dias Santos

Graduada em Marketing da Fatec Sebrae

Nickolas Saravalle Marques

Graduado em Marketing da Fatec Sebrae

Patrícia Viveiros de Castro Krakauer

Pós-doutora, Docente da Fatec Sebrae

Referências

CAMARGO, P. Neuromarketing é a nova pesquisa de comportamento do consu-midor. [s.l.] São Paulo Editora Atlas S.A, 2013.

CAVACO, Nanci Azevedo. Consumismo é coisa da sua cabeça – O poder do

Neuromarketing. Rio de Janeiro: Editora Ferreira, 2010.

KELLER, Kevin; MACHADO, Marcos. Gestão Estratégia de Marcas. 1ª Edição. São Paulo: Pearson Universidades, 2005.

KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 3.0: As forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano. São Paulo: Campus Elsevier, 2010.

LIMA, A. Marketing sensorial e comportamento: estratégias de marketing na po-tencialização do consumo. Monografia (Bacharel em Administração) - Universidade Federal do Maranhão. São Luís, p. 60. 2014.

MALHOTRA, Naresh. Pesquisa de Marketing: Uma Orientação Aplicada. 3ª Edição. São Paulo: Pearson, 2011.

MARQUES, Marcelo. Branding e Comunicação Empresarial: O Modelo Lovemarks para a Construção de Sentidos das Marcas. São Paulo: Pedro & João Editores, 2019.

MORAES, Laura. A influência do marketing emocional no posicionamento de marcas e na percepção do consumidor. 2021. 68 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Pro-paganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2021.

NAVARRO, M. O que é marketing emocional. 2023. Disponível em: https://br.hubspot.com/blog/marketing/marketing-emocional Acesso em: maio/2024.

NEUMEIER, Marty. The Brand Gap. Porto Alegre: Bookman, 2008.

PIOVESAN, Armando; TEMPORINI, Edméa Rita. Pesquisa exploratória: procedi-mento metodológico para o estudo de fatores humanos no campo da saúde pú-blica. Revista Saúde Pública, São Paulo, 1995.

RAJÃO, A. Influência da pandemia no comportamento do consumidor online: os novos hábitos de consumo dos portugueses. Dissertação (Mestrado em Marketing Digital) - Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto. Porto, p. 96. 2021/2021.

RAMOS, A. J. Marketing Sensorial: o que é e como aplicar essa estratégia? 2019. Disponível em: <https://rockcontent.com/br/blog/marketing-sensorial/>. Acesso em: 22 abr. 2023.

ROBERTS, Kevin. Lovermarks: O futuro além das marcas. São Paulo: M.Books, 2004.

SANTOS, Ana Flávia Flores dos. Persona: Construção e manutenção da ferramenta na estratégia de marketing de conteúdo. Revista PraXis Teoria e Prática Publicitária, [s. l.], p. 11, 6 jun. 2019.

Downloads

Publicado

2024-07-06