O PAPEL DOS MEMES EM UMA CAMPANHA DE MARKETING
Palavras-chave:
Memes, campanhas, marketing, conteúdo viralResumo
Os memes são elementos de cultura pop que se espalham rapidamente em mídias digitais, se caracterizam muitas vezes por imagens, vídeos curtos ou textos humorísticos que abordam temas populares, eventos atuais e tendências culturais, Por sua grande capacidade de identificação e compartilhamento, os memes se tornaram importantes ferramentas de disseminação rápida na internet, sendo essenciais no mundo do marketing digital. Neste contexto, o artigo busca discutir acerca das novas abordagens de marketing de conteúdo e viral que utilizam estratégias de branding e promoção integrando memes em campanhas de marketing.
Referências
BARRETT, Steve. Viral ads can extend brand reach. Disponível em<https://www.campaignlive.co.uk/article/analysis-viral-ads-extend-brand-reach/134 499?src_site=marketingmagazine> . Acesso em: 08 de set. 2023.
GARCIA, P. C. P. Facebook marketing como forma de promoção dos patrocínios do setor bancário português: Estudo de caso Montepio (Doctoral dissertation). (2017).
FARNWORTH, D. Content Marketing and Advertising Meet in a Dark Alley: Who Wins, and Why? 29 fev. 2016. Disponível em: < http://www.copyblogger.com/contentmarketing-vs-advertising>. Acesso em: 13 agost. 2023.
FAUSTINO, Paulo. Marketing Digital na Prática: Como Criar do Zero uma estratégia de Marketing Digital para promover negócios ou produtos, 2019.
FERREL, O. C.; HARTLINE, Michael. Estratégia De Marketing: Teoria E Casos, 2017 GIL, A. C. Técnicas de pesquisa em economia. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 1986.
HOFF, Tania; GABRIELLI, Lourdes. Redação Publicitária. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. p.24
KELLY, Kevin. 1000 Fans Verdadeiros. The Technium, 2008. Disponível em: <https://kk.org/thetechnium/1000-true-fans/> . Acesso em: 11 jun. 2023.
KNOBEL, M., & LANKSHEAR, C. (2007). Online memes, affinities, and cultural pro-duction. In M. Knobel & C. Lankshear (Eds.), A new literacies sampler (pp. 199–227). Peter Lang Publishing.
MARCAS PELO MUNDO, “ ENO mostra um dos maiores memes de todos os tempos como você nunca viu”. 27 jul. 2022. Disponível em:<https://marcaspelomundo.com.br/anunciantes/eno-mostra-um-dos-maiores-memes de-todos-os-tempos-como-voce-nunca-viu/>. Acesso em: 22 jun. 2023.
METROPOLIS. “Vídeo: Naldo Benny contracena com Viola Davis em novo trailer de AIR. REVISTA, 14 maio 2023. Disponível em: <https://www.metropoles.com/entretenimento/cinema/video-naldo-benny-contracena com-viola-davis-em-novo-trailer-de-air >. Acesso em: 12 jul. 2023
MOZ<https://moz.com/content-strategy-template > acesso em: 18 de out. 2023.
PORTAL EDUCAÇÃO. Marketing Viral: A maior visualização de produtos. Disponível em<http://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/49652/marketing-viral-a-mai orvisualizacao-de-produtos > . Acesso em: 20 de jul.2023.
RAYPORT, Jeffrey. The vírus of marketing. FastCompany, dez. 1996.
RECUERO, Raquel. Redes Sociais na Internet – Porto Alegre: Sulina, 2009. (Coleção Cibercultura). (p. 123).
REZ, Rafael. Tipos de Marketing: conheça as principais áreas e suas funções. Dis-ponível em . Acesso em: 24 de abr. 2016.
SCHMITT, B. Experience Marketing: Concepts, Frameworks and Consumer Insights. Foundations and Trends in Marketing. 5, 2, 55-112, 2011.
SETIAWAN, Iwan. Marketing 4.0: Do tradicional ao Digital, Rio de Janeiro -2017
STANBOULI, Karim. Marketing viral et publicité. Revue Française du Marketing.n.2, v.1.Maio 2003, p.97-107.
TOP OF MIND. “Unimed leva o Top Plano de Saúde pela 30ª vez: Eno estreia na lide-rança e Johnson & Johnson conquista vitória dupla em setor que permanece entre as prioridades do consumidor”. 25 out. 2022. Disponível em: <https://top-of-mind.folha.uol.com.br/2022/10/unimed-leva-o-top-plano-de-saude-pela -30a-vez.shtml?utm_source=sharenativo&utm_medium=social&utm_campaign=sharenativo> . Acesso em: 8 out. 202
YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2001